(17) 3308-2526 ou 9 9673-5105 - Segunda a Sexta - 08:30 às 17:00

contato@sunsetweb.com.br

E-commerce de destaque: não deixe o básico de lado

Loja Virtual / E-commerce em 05/06/2019

E-commerce de destaque: não deixe o básico de lado

Identificar uma oportunidade de negócio tem se tornado rotina na era do empreendedorismo. Grande parte das novas ideias de negócios costuma ser para o ambiente digital, já que estamos sempre conectados. No entanto, um e-commerce de destaque depende mais do que de inovação, ele precisa do básico.

 

E-commerces são como grandes obras da arquitetura: não importa se são lindas e inovadoras, se não forem funcionais e o alicerce não for bem feito, não vai durar muito tempo. Veja como garantir que sua loja virtual tenha destaque que merece investindo nos passos básicos.

 

Faça um planejamento completo

 

Não é raro ver empreendedores pularem essa etapa. Começar uma loja virtual sem definir bem o nicho de atração e ignorando pesquisas de mercado. Um negócio de sucesso depende de planejamento e planejamento é desenvolvido com dados.

 

Faça pesquisas, identifique e entenda seus concorrentes diretos e indiretos e saiba o que seu público deseja e procura. São passos básicos, porém essenciais para ter lucratividade e fazer sua loja virtual ganhar destaque e se diferenciar.

 

No planejamento você ainda define boas práticas para os responsáveis em atender o SAC e outras partes da loja virtual. Assim, as operações se tornam mais satisfatórias para o cliente.

 

Para um planejamento eficiente é essencial, ainda:

 

  • Definir precificação;
  • Estabelecer o portfólio de produtos;
  • Garantir funcionabilidade e usabilidade da plataforma;
  • Estudar a logística de entrega e suas possibilidades;
  • Determinar regras para compra, devolução, atendimento e outros processos;
  • Escolher as formas de pagamento que serão possíveis;
  • Pensar e investir em divulgação;
  • Estudar as políticas de segurança.

 

É preciso saber para quem vender

 

Aproveitar as melhores oportunidades para atrair e fidelizar clientes em um e-commerce depende de conhecer bem seu público-alvo. Apenas entendendo suas expectativas e desejos é possível alinhar campanhas, atendimento e pós-venda que gerem a melhor experiência de compras. Com um conhecimento dos seus clientes, você consegue se posicionar de forma mais clara em todo o ambiente digital e se destacar dos concorrentes.

 

Escolha a plataforma certa

 

Pode parecer, mas o ambiente digital não torna as lojas virtuais todas iguais. Cada tipo de produto ou posicionamento exige um conjunto de tecnologias e recursos para venda e você deve prestar atenção a esse detalhe.

 

Verifique se você precisa de um canal direto com o cliente para atender problemas técnicos do produto - como na venda de eletrônico e equipamentos com garantia – ou se é possível utilizar uma maioria de atendimento automatizado e outros detalhes.

 

e-commerce SEO básico destaque

 

Busque plataformas que atendam todas as suas necessidades, garantindo um sistema que funcione de maneia ágil. O ideal é consultar um especialista na área de tecnologia, por falta de conhecimento, geralmente, não conseguimos pensar em uma funcionalidade que pode ser essencial.

 

Foco em resultados

 

Toda a sua loja virtual deve ser pensada considerando o que dá resultado, assim como na loja física. Você não coloca produtos que não chamam atenção na vitrine, então por que eles estariam na página principal?

 

Crie uma página intuitiva, fácil de navegar e que coloque em destaque os produtos que muitos clientes têm procurado. Valorize no layout a imagem do produto, ofereça informações técnicas, faça descrições objetivas e corretas. Tudo isso ainda facilita a indexação e resultados no Google, criando mais oportunidades para que clientes cheguem até você.

 

Cuide da segurança

 

No ambiente virtual, segurança é essencial. Seus clientes não vão finalizar a compra se acharem que os dados bancários podem ser roubados, se os prazos de entrega não costumam ser cumpridos ou se o produto chega danificado. Ele está na sua loja para fazer um investimento e satisfazer um desejo, não para passar raiva.

 

Lojas identificadas como seguras na HTML, que tem boas avaliações de outros clientes e que, na primeira chance, conseguem satisfazer e agradar o cliente, tem mais chances de converter vendas.

 

Analise seus dados e resultados

 

E-commerces precisam estar antenados nos dados para entender os pontos negativos, aproveitar oportunidades e ver o que pode ser melhorado. A principal ferramenta para isso é o Google Analytics. Por isso, é essencial saber usar essa ferramenta e, frequentemente, alinhar as estratégias com os resultados.

 

Otimize sua operação

 

Com a loja virtual funcionando e começando a dar resultados, acompanhados de perto por meio dos dados, é hora de montar rotinas de acompanhamento. Verificar os dados é importante, mas não serve de nada se você não os utiliza para melhorar seu negócio.

 

Proponha melhorias e teste novas estratégias em áreas que estejam dando menos retornos, identifique e corrija pequenas falhas e imperfeições e crie um canal de comunicação com as pessoas que trabalham para o e-commerce.

 

Buscar informações, aplicar novas soluções e abrir mão de coisas que queria fazer, mas que não funcionam, é uma forma de ter resultados cada vez melhores.

Agência de Marketing Digital WhatsApp