ERP: Saiba o que é, e Quais Seus Benefícios para Seu E-commerce

Loja Virtual / E-commerce em 23 de maio de 2022

ERP: Saiba o que é, e Quais Seus Benefícios para Seu E-commerce

É preciso tempo e dedicação para gerenciar os processos de uma empresa. Escolher ERP para e-commerce é essencial para essa tarefa. 

 

Os avanços na tecnologia estão mudando os métodos de produção, as estratégias de distribuição e até os controles internos de uma empresa. 

 

Nesse contexto, o sistema de gestão automatizado é uma opção viável para agilizar procedimentos em áreas como logística, marketing e finanças.

 

Acompanhe o texto abaixo para saber por que investir nessa ferramenta e como ela é implementada.

 

 

Entenda o que é um ERP

 

ERP é um acrônimo para Enterprise Resource Planning. A tradução para o português é planejamento de recursos empresariais.

 

Pode-se entender que o software ERP é um sistema computacional responsável por todas as operações do dia a dia de uma empresa.

Algumas das operações que podemos citar são:

 

  • Faturamento;

  • Estoque;

  • Balanço contábil;

  • Cálculo de impostos;

  • Fluxo de caixa.

 

Com isso, o ERP proporciona aos gestores uma visão detalhada e estratégica de tudo o que está acontecendo na empresa, desde a portaria remota até o atendimento contábil, passando pela entrega de um produto, no caso de um comércio.

 

Ou seja, eles podem acertar a alocação de recursos, o direcionamento objetivo dos investimentos e a otimização de todo o negócio, apoiando a competitividade e posicionamento no mercado.

 

No ambiente empresarial atual, o ERP tornou-se uma ferramenta básica para garantir as margens de lucro que um empreendimento necessita para se manter lucrativo.

 

 

Veja as vantagens de um ERP

 

Investir em ERP contribui significativamente para a otimização, agilidade e qualidade do processo produtivo de uma empresa.

 

Separamos as vantagens principais deste software, leia os tópicos abaixo e entenda como ele pode impactar positivamente a empresa de alpinismo industrial, bem como qualquer outro setor em que for aplicado.

 

 

Dados mais sofisticados

 

O ERP monitora todas as etapas produtivas e ajuda a identificar erros e problemas operacionais. 

 

O acesso a dados precisos sobre produtividade e qualidade auxilia na tomada de decisões.

 

Por exemplo, se um gestor constatar que existem muitos pedidos que estão fora dos padrões de qualidade adotados pela empresa, ele tem a oportunidade de mudar essa realidade de acordo com os dados armazenados no ERP. 

 

 

Armazenamento de informações

 

Independentemente do porte, toda empresa tem que processar uma certa quantidade de dados diariamente.

 

Informações de clientes, relatórios de desempenho e dados de RH são exemplos que podemos citar.

 

Manter todos esses documentos pode ser difícil, e ainda mais difícil quando se trata de documentos em papel. 

 

O software de gerenciamento é adequado para armazenar grandes quantidades de dados e torná-los facilmente acessíveis.

 

Assim, a locação de impressoras pode funcionar com mais eficiência, por exemplo, avaliando o histórico de cada cliente com um clique e prestando um atendimento mais personalizado.

 

 

Gestão de estoque

 

O ERP permite controlar todas as entradas e saídas de produtos dos canais de vendas do e-commerce de forma integrada e automatizada. 

 

Dessa forma, você pode gerenciar o estoque de tubos galvanizados com mais eficiência, contar com os dados seguros mais recentes e distinguir facilmente entre os itens com maior demanda e os itens com menor saída - inclusive, a validade de materiais perecíveis. 

 

Logo, você evita faltas e excessos e planeja reposições e promoções com mais segurança.

 

Isso é essencial para evitar custos desnecessários e contribuir para a saúde financeira do empreendimento.

 

 

Integração multiplataformas

 

Plataformas de e-commerce e marketplace, meios de pagamento online, soluções logísticas e CRM (Customer Relationship Management) podem ser integrados ao ERP.

 

Isso facilita a gestão do dia a dia do seu negócio, consolida os canais de venda e centraliza os processos.

 

Isso permite que você analise com mais eficiência os resultados do seu e-commerce de envelope personalizados, agilizando procedimentos.

 

 

Escalabilidade

 

Hoje, um dos principais desafios de uma empresa é ajustar sua estrutura à medida que os negócios crescem, mantendo uma gestão eficiente nesse meio tempo.

 

Isso porque você precisa controlar mais variáveis, ​​e mais informações fazem parte dessa rotina.

 

Nesse contexto, o ERP oferece benefícios estratégicos de escalabilidade. Esta propriedade permite que o sistema se adapte a cada momento do negócio.

 

Por exemplo, imagine que, nos estágios iniciais, uma empresa de ar condicionado instalação não precisa de um CRM robusto com dados detalhados sobre as interações com o cliente.

 

No entanto, à medida que a empresa amplia e expande seus horizontes, o CRM pode ser necessário para registrar as interações com mais eficiência, permitindo o acesso ágil durante um contato.

 

Portanto, o ERP precisa estar pronto para se integrar com esta solução e outras técnicas para melhorar a qualidade e a profundidade da análise de negócios e escalar conforme os requisitos crescem.

 

 

Confira como instalar um ERP

 

Softwares desse tipo requerem alguns cuidados na implementação, desde a seleção das ferramentas até o uso diário na consultoria em TI, por exemplo.

 

É muito importante conhecer e entender essas características específicas. Continue lendo para conhecê-las.

 

 

Planeje antecipadamente

 

Primeiro, forme uma equipe de especialistas responsáveis ​​pela implementação. O processo deve seguir um cronograma estabelecido para atender às necessidades e objetivos do negócio.

 

O cronograma deve incluir a tarefa de cada especialista e seu respectivo prazo.

 

Assim, antes de adotar uma solução técnica, as empresas que fabricam cintas de amarração precisam confirmar a qualidade do produto.

 

A equipe de planejamento precisa avaliar todos os recursos do software, listar os processos que podem ser automatizados e determinar os parâmetros operacionais a serem aplicados.

 

 

Informe-se sobre as opções disponíveis

 

Agora que você já conhece o problema que deseja resolver e o escopo do seu ERP, pode avaliar as opções de softwares disponíveis no mercado e escolher aquele que melhor se adapta a você. 

 

Avaliar as opções do ERP é uma tarefa muito importante, pois é necessário avaliar as opções com base nas necessidades atuais e futuras.

 

Novos recursos adicionais, como a solução ERP em nuvem e o ERP SaaS, são atualmente preferidos pelos clientes, pois estão disponíveis em tamanhos variados e flexibilidade suficiente para atender a necessidades futuras.

 

Portanto, os e-commerces precisam discutir com os fornecedores de ERP para contratarem o melhor sistema para sua organização.

 

 

Faça a migração de dados

 

Uma vez que sua solução de ERP é identificada, o próximo passo mais importante é fazer a migração de dados para ela.

 

A implementação do ERP pode ser uma grande transição, especialmente se a empresa for nova com esse tipo de software.

 

Então, determinar os dados necessários para uma migração bem-sucedida é muito importante.

 

A maioria dos sistemas permite o cadastro de dados, mas a transferência pode sobrecarregar o software. Portanto, você só precisa enviar os dados necessários e mais importantes.

 

 

Treine os colaboradores

 

Para que uma implementação de ERP traga benefícios significativos, é necessário garantir que os profissionais envolvidos tenham o conhecimento requerido.

 

Com isso, se garante esforço e sucesso, especialmente se o ERP for implantado pela primeira vez internamente, ou se a plataforma for trocada de uma solução de ERP para outra. 

 

A capacitação e treinamento das equipes deve garantir que a equipe interna de suporte de TI tenha detalhes suficientes do fornecedor e experiência em tecnologia para atuar com qualidade junto à organização.

 

A transferência efetiva de conhecimento é uma das partes responsáveis ​​pelo sucesso de todo o projeto e deve ser priorizada, assim como o treinamento adequado.

 

Incluir o consultor como parte do projeto não apenas garante uma migração suave, como também otimiza a resolução de problemas.

 

 

Documente toda a implementação

 

A introdução do ERP em sua empresa requer a integração com outros softwares, bem como a migração de informações para novos sistemas e o redesenho dos processos internos. 

 

Todas as alterações devem ser registradas e documentadas para evitar confusão.

 

Com todo esse conhecimento muito bem registrado, você pode responder com mais rapidez às dúvidas que surgem ao longo do tempo.

 

 

Continue monitorando

 

Na realidade, a implementação nunca termina. Concluídas todas as etapas, é importante que o gestor continue monitorando o uso do ERP pelas equipes internas.

 

Veja se as funcionalidades são úteis, se seus colaboradores estão aproveitando ao máximo as ferramentas e se sua empresa está ganhando agilidade.

 

É comum alguns funcionários deixarem de usar o software com o passar do tempo. Isso é muito ruim para a empresa, pois anula todos os investimentos feitos.

 

Para piorar, isso devolve a empresa a práticas ultrapassadas e impacta a produtividade.

 

Por isso, defina metas e acompanhe as métricas de uso de software. Monitore esses itens regularmente.

 

Sempre que estiverem abaixo das expectativas, troque ideias com a equipe e ouça os feedbacks deles.

 

 

Orientações finais

 

O ERP é muito útil, desde que seja implementado de forma eficiente. Você descobrirá que migrações bem planejadas e bem executadas podem melhorar drasticamente a produtividade e a lucratividade do seu negócio.

 

Com essas instruções, implementar uma plataforma ERP fica mais simples. Faça isso e veja a evolução dos colaboradores e a satisfação dos clientes.

 

Não se esqueça de contar com profissionais especializados em TI para guiar todo o processo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2022

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade