6 Ferramentas essenciais para o seu e-commerce

Loja Virtual / E-commerce em 29 de novembro de 2021

6 Ferramentas essenciais para o seu e-commerce

Ter uma loja virtual é menos complexo do que administrar um comércio físico. Afinal, o empreendedor não precisa se preocupar com o processo de alugar ou comprar um local para manter seu negócio. Geralmente, basta criar um site de vendas, divulgar seu produto ou serviço e conquistar consumidores. 

 

Contudo, empreender no ambiente digital exige certos conhecimentos tecnológicos, estudo e habilidades específicas de gestão. Para auxiliar esse trabalho e melhorar o desempenho da empresa, é importante contar com algumas ferramentas essenciais para seu e-commerce funcionar corretamente e obter bons resultados.  

 

Continue a leitura e descubra as 5 principais ferramentas!

 

 

O que é um e-commerce e como montar o seu do zero

 

Um e-commerce, ou comércio eletrônico, é um tipo de negócio em que a compra e venda de produtos acontecem no ambiente digital. Esse processo envolve desde a captação de clientes, escolha dos produtos, fechamento do pedido, pagamento, envio do item e pós-compra.

 

Desse modo, a única parte realizada fora do mundo online é a da logística de entrega das mercadorias aos consumidores. Basicamente, quando um lojista deseja abrir seu próprio empreendimento online ele trabalhará com a divulgação dos seus produtos e serviços por meio do marketing digital a fim de atrair clientes e aumentar suas vendas na internet. 

 

Na prática, o comércio eletrônico utiliza estratégias de marketing para atrair os usuários, que passa pelas etapas do funil de vendas, sendo direcionado para a compra do produto. De início, a pessoa abre seu site, escolhe um ou mais itens, coloca seus dados pessoais e de pagamento, e finaliza o pedido. 

 

Depois, essa compra passa pela aprovação do pagamento e enviada para um fornecedor ou o próprio lojista separa o produto escolhido e envia do comprador. Em alguns casos, o consumidor é atraído por uma página de vendas que tem como foco o aumento da conversão dos visitantes. 

 

Para montar um e-commerce do zero é importante ter dedicação, tempo e seguir algumas etapas essenciais, como: 

 

  • Crie um plano de negócios; 

  • Faça uma pesquisa de mercado; 

  • Regularize sua empresa;

  • Encontre bons fornecedores;

  • Utilize uma plataforma de e-commerce;

  • Promova a segurança dos dados;

  • Crie uma descrição para seus produtos e precifique corretamente;

  • Disponibilize diversas opções de pagamento;

  • Organize a logística das compras e frete;

  • Atente-se ao checkout;

  • Realize um bom atendimento ao cliente;

  • Divulgue sua loja virtual;

  • Mensure seus dados.

 

 

5 ferramentas para o seu e-commerce

 

Apenas abrir uma loja online não é suficiente para seu empreendimento obter sucesso financeiro e conquistar reconhecimento. É interessante utilizar alguns recursos que otimizam seu e-commerce, bem como o ranqueamento da sua página e até o atendimento ao consumidor. 

 

Essas ferramentas também agilizam o processo de compra, impactando positivamente na satisfação do consumidor e se destacando dos concorrentes. Conheça algumas delas a seguir! 

 

 

1. Plataforma de e-commerce

 

Uma plataforma de e-commerce é um sistema que possibilita o gerenciamento do seu negócio online até a visualização do seu site. Ao contrário de um serviço de hospedagem, que mantém seu site no ar, mas qualquer outro elemento a mais é preciso alterar no código do site ou contratar um profissional especializado para personalizá-lo. 

 

Nessa plataforma, é possível criar um layout para sua loja, catalogar os produtos, realizar o controle do estoque e administrar diversas outras funções. De modo geral, essa ferramenta garante personalização ao empreendedor. Quanto mais personalizável ela for, mais benefícios e autonomia o vendedor terá. Um exemplo disso é a possibilidade de gerar uma paleta de cores especialmente para seu negócio.

 

Além disso, é interessante se atentar a outros detalhes como o suporte proporcionado pela empresa contratada e a segurança da ferramenta. Outro ponto relevante de investir em uma plataforma de e-commerce são as ferramentas inclusas que facilitam seu empreendimento e auxiliam nas vendas, como o rastreamento de Correios, criação de slogans e gerador de link para WhatsApp. 

 

 

2. Geradores gratuitos de políticas para e-commerce

 

É muito comum os clientes buscarem informações relacionadas a trocas e devoluções de produtos, reembolsos, termos de uso e políticas de privacidade de uma loja virtual. Então, é de extrema importância ter esses documentos visíveis no seu e-commerce e, assim, garantir a confiança dos consumidores através de políticas transparentes.

 

Para te ajudar com isso, separamos ferramentas gratuitas que geram estes textos em segundos para te auxiliar nesta etapa:

 

 

 

3. ChatBot 

 

Segundo uma pesquisa de 2020, os e-commerces que trabalharam com um chat online apresentaram um aumento de 8% a 20% na taxa de conversão. Portanto, essa ferramenta também é essencial para uma loja virtual. Com ela, é possível realizar um atendimento mais eficiente, aumentar suas vendas e aproximar o consumidor da sua marca. 

 

 

4. Carrinho de compras

 

Geralmente, o carrinho de compras é um recurso já incluso nas plataformas de e-commerce. Porém, essa ferramenta apresenta diferentes características conforme a plataforma. Por isso, vale pesquisar e avaliá-las a fim de identificar aquela que mais atende as necessidades conforme o seu tipo de empresa.  

 

Procure por aquela que seja ágil, estável e simples de utilizar. Dessa forma, suas chances de converter consumidores são maiores, além de evitar o abandono de carrinho. 

 

 

5. Solução de pagamentos

 

Contar com diferentes soluções de pagamento online é mais uma das ferramentas essenciais para seu e-commerce. Com ela, é possível garantir a saúde financeira do seu negócio e gerar uma melhor experiência do comprador. 

 

Hoje, existem os gateways de pagamento, um sistema que transfere e conecta os dados de maneira rápida e segura entre um usuário e instituições financeiras. Na hora da compra o cliente tem diversas opções de pagamento, como boleto bancário, cartão de crédito, transferência bancária, Pix etc. Assim, ele escolhe aquela que mais atende suas necessidades.

 

Nessa etapa, busque sempre por uma ferramenta que seja integrada na sua plataforma de e-commerce. Isso permite que o consumidor permaneça no seu site para finalizar a compra, sem ser direcionado para outro endereço — o que gera mais confiança e agilidade na compra. 

 

 

6. Sistema CRM

 

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de relacionamento com o cliente, auxilia no gerenciamento das operações da loja virtual. Sua função é coletar, armazenar e tratar dados dos usuários de modo que o gestor os conheça cada vez melhor.

Algumas de suas funcionalidades incluem: 

 

  • Cadastro de compradores;

  • Histórico de contatos;

  • Inventário;

  • Relatórios;

  • Integração com plataforma de e-commerce. 

 

De modo geral, esse recurso automatiza as funções de contato com o cliente, garantindo mais agilidade no cadastro, desenvolvendo boas estratégias e melhorando o atendimento ao consumidor.

 

Nesse momento, é interessante considerar a integração do CRM com outras aplicações de modo a conectar seu empreendimento com outras funções importantes e relevantes para o seu crescimento no mercado.

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