Como aproveitar o dia do frete grátis para vender mais?

Loja Virtual / E-commerce em 16 de novembro de 2021

Como aproveitar o dia do frete grátis para vender mais?

As datas comemorativas, como o dia do frete grátis, são grandes oportunidades para os e-commerces venderem mais. Como o próprio nome já diz, nessa data os vendedores oferecem taxas de entrega grátis na compra de seus produtos, o que aumenta a chance dos consumidores comprarem mais.

 

Segundo uma pesquisa divulgada pela National Retail Federation (NRF), 75% dos consumidores querem frete grátis no e-commerce e 65% procuram os limites de frete grátis antes de incluir itens no carrinho de compra online. Diante desses dados, muitos lojistas podem aproveitar a data para conquistar mais vendas. 

 

Continue a leitura e saiba tudo sobre o dia do frete grátis para se preparar para essa data!

 

 

O que é e como começou o dia do frete grátis?

 

O dia do frete grátis, conhecido como Free Shipping Day, surgiu nos Estados Unidos em 2008 com o objetivo de impulsionar as vendas do início do ano. No Brasil, começou a ser incorporada em 2011 e chega à sua oitava edição em 2021. 

 

Essa data acontece na última semana de abril, podendo variar a cada ano e, geralmente, os lojistas até promovem a semana do frete grátis, entendendo os benefícios aos consumidores por mais dias. 

 

Assim como a Black Friday, ela teve inspiração no mercado estadunidense e vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce brasileiro.

 

Muitos lojistas apostam nesse dia para vender mais, atrair diferentes compradores para seus negócios e aumentar o faturamento. Afinal, eles oferecem seus produtos sem cobrar taxa de entrega — uma ótima oportunidade para os consumidores adquirirem aquele item que tanto desejam. 

 

Muitas lojas online ainda não têm costume de oferecer entrega gratuita para seus clientes. Por isso, essa data tem tanta relevância. 

 

 

Veja as principais vantagens do dia do frete grátis

 

Os consumidores do mercado eletrônico, geralmente, adoram um frete grátis, cupom de desconto ou uma promoção. Muitos usuários aproveitam o dia do frete grátis para fazerem suas compras na internet. 

 

De acordo com um estudo, um dos principais motivos para o abandono de carrinho foi o fato do frete ser muito caro, representando 73,8% dos entrevistados. Nesse sentido, o seu valor impacta na decisão de compra dos usuários. 

 

No dia do frete grátis, há um maior acesso no e-commerce e, segundo os consumidores, essa promoção é um motivo para estimulá-los a comprar produtos online. Acompanhe as principais vantagens desse dia: 

 

  • Promove a fidelização de clientes; 

  • Aumenta a atração de compradores;

  • Gera mais oportunidades para o lojista;

  • Aumentar o ticket médio das compras;

  • Diminui a taxa de abertura dos carrinhos abandonados.

 

Dia do Frete Grátis no e-commerce

 

 

Os vendedores que querem aproveitar o dia do frete grátis para vender mais devem estruturar bem as ações dessa data. Isso porque é importante abordá-la de forma eficiente, sem gerar prejuízos para o comércio. 

 

Nessa época, diversos consumidores planejam suas compras na internet conforme um limite de gastos. Nesse momento, dependendo da localidade do usuário, a taxa de entrega pode afetar sua decisão de compra e causar a sua desistência. 

 

Um método de construir uma boa promoção de dia de frete grátis é analisando a jornada do cliente na sua plataforma de e-commerce, coletar dados sobre os usuários e seu público-alvo a fim identificar o comportamento de compra do consumidor e desenvolver estratégias que captam a atenção dessas pessoas. 

 

Separamos algumas dicas para vender mais no dia do frete grátis e fidelizar seus clientes. Veja a seguir!

 

 

Regras para frete grátis

 

Estabelecer regras para a comemoração desta data é fundamental para evitar problemas para a loja virtual e não gerar dúvidas nos consumidores. Às vezes, se o lojista não indicar as condições do dia do frete grátis, o comprador pode se frustrar ou ficar com dúvidas, o que também pode provocar o abandono de carrinho. 

 

Especifique todas as regras de frete grátis e sinalize, por meio de banners e setores no site, todas as informações da promoção. Desse modo, é possível evitar questionamentos e acelerar o processo de compra do consumidor. 

 

As regras devem ser estipuladas conforme o seu tipo de empresa e faturamento. Afinal, é essencial preservar a margem de lucro do e-commerce e não sofrer danos financeiros. 

 

Para isso, o comerciante pode definir restrições, como:

 

  • Prazo de validade da promoção;

  • Valor mínimo de compra; 

  • Estipular quais produtos participam do dia do frete grátis;

  • Quais regiões estão inclusas nesta data;

  • Taxa grátis para determinado tipo de entrega.

 

A partir disso, é possível trabalhar na divulgação desse evento a fim de manter a saúde financeira da sua loja online e suprir as necessidades dos consumidores. Quando suas ações são bem realizadas nas redes sociais e canais de venda, podem ser grandes oportunidades para seus clientes. 

 

 

Preparativos o dia do frete grátis

 

No dia do frete grátis, o lojista não clica somente em um botão na sua página de venda e passa a oferecer seus produtos sem taxa de entrega. É preciso criar um bom planejamento, que acompanhe as estratégias do seu plano de marketing e tenha um controle de estoque eficaz.

 

É necessário agir com antecedência, criando ações que chamem a atenção dos consumidores para seu site. Com isso, eles conseguem se planejar para as compras e analisar qual é o negócio mais atraente de acordo com seus desejos. 

 

O vendedor deve estipular acordos com os serviços de entrega da sua loja virtual e seus fornecedores, de modo a realizar acordos satisfatórios para ambos e garantir a entrega dos produtos aos clientes no prazo correto.

 

Também, é uma boa prática disponibilizar um link de fácil acesso para os seus clientes consultarem o rastreamento de correios ou de outros serviços de entrega da loja.

 

 

Atendimento ao cliente

 

Outro ponto importante para o dia do frete grátis é reforçar o atendimento do seu e-commerce. Isso porque terá mais consumidores online e será provocado pelas melhores oportunidades. Nesse momento, é comum surgir dúvidas sobre o pagamento online, disponibilidade do produto, problemas na hora da compra e entre outros questionamentos.

 

Ter um atendimento preparado e eficiente é fundamental para impulsionar as vendas da sua empresa. Então, reforce sua equipe, crie publicações nas redes sociais esclarecendo possíveis dúvidas, responda os usuários nos canais digitais etc. 

 

 

Divulgue sua promoção de frete grátis

 

As redes sociais são grandes meios de comunicação para os negócios. Todo vendedor que deseja montar um e-commerce deve estar presente nessas mídias para divulgar e expandir sua marca. 

 

No dia do frete grátis, isso não é diferente. É fundamental anunciar as ações da loja virtual para atrair o consumidor e gerar mais interesse nas compras. Por exemplo, há muitos concorrentes no comércio eletrônico e, se uma pessoa deseja comprar um certo produto, ela pode acabar optando por um do concorrente que realizou campanhas de divulgação e atraiu mais a atenção. 

 

Se o lojista não investe em divulgação é impossível atrair vendas, pois seus potenciais clientes não sabem que sua loja participará da data comemorativa. 

 

Essa ação também faz com que seu público perceba que seu e-commerce se importa com suas necessidades, valorizando mais sua marca e desenvolvendo um relacionamento com os consumidores.  

 

Confira algumas ideias de divulgação: 

 

  • Destaque os benefícios nos posts das redes sociais e no banner do seu site;

  • Divulgue a promoção com antecedência;

  • Envie brindes nos pedidos;

  • Crie uma campanha especial;

  • Apresente as ofertas do e-commerce;

  • Ofereça um cupom de frete grátis.

 

 

Vantagens de trabalhar com frete grátis

 

Mostramos diversos pontos interessantes para o lojista aproveitar o dia do frete grátis para vender mais e chamar a atenção do público. Portanto, essa data pode ser uma grande aliada da empresa quando aplicado regras e investido em ações de marketing. 

 

Acompanhe algumas das vantagens de participar do dia do frete grátis: 

 

  • Aumento da taxa de conversão: a taxa grátis diminui o abandono de carrinho, gerando mais compras;

  • Atração de novos clientes: outros usuários podem se interessar pelas condições e promoções do seu e-commerce;

  • Giro de estoque: campanhas em datas comemorativas são épocas perfeitas para vender produtos parados no estoque;

  • Reconhecimento da marca: ações promocionais atraem novos clientes e chamam a atenção para seu negócio;

  • Maior ticket médio: ao estabelecer um valor mínimo nas compras, o e-commerce estimula um maior gasto e, consequentemente, o aumento do ticket médio.


 

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Resumo

 

Agora que você sabe o que é o dia do frete grátis e conferiu dicas de como se preparar para vender mais, se planeje para a data e coloque as ações em prática. Não se esqueça de analisar as despesas e definir boas condições para seus consumidores, sem afetar o faturamento do seu e-commerce e criando um diferencial em relação à concorrência. 

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