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HTTPS: segurança para um SEO eficiente

SEO Básico em 13/03/2019

HTTPS: segurança para um SEO eficiente

O Google considera diversos elementos na hora de ranquear os resultados para quem pesquisa. Um dos elementos considerados com mais cuidado é a segurança da página. Sites considerados não seguros raramente não oferecidos como resposta para usuários.

 

Com essa preocupação, páginas que antes eram HTTP começaram a ganhar uma nova camada de segurança, se tornando HTTPS. Entenda melhor o HTTPS e seu impacto nas estratégias SEO.

 

Qual a diferença entre o HTTP e o HTTPS?

 

A diferença entre HTTP e HTTPS vai muito além de uma letra a mais, sendo relacionada ao que esse S representa. Assim, para entender a diferença, é preciso entender, primeiro, o que as siglas representam.

 

HTTP é a sigla para Hyper Text Transfer Protocol, em português Protocolo de Transferência de Hipertexto. Este sistema permite a transferência de dados entre os servidores de internet e a página que aparece no seu desktop ou dispositivo mobile.

 

HTTPS, por sua vez, é a sigla para Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Sim, segurança é a palavra-chave para diferenciar os dois sistemas. O que acontece é que o HTTPS traz uma Secure Socket Layer, ou SSL, uma camada adicional para padrões de segurança que usam criptografia para tornar dados sigilosos.

 

HTTPS segurança para um SEO eficiente

 

Páginas seguras são aquelas que mostram um cadeado na extremidade esquerda da barra do URL. Esse é o primeiro sinal que todo usuário procura ao abrir um site, principalmente em e-commerces, onde dados bancários e documentos são pedidos na hora de efetuar a compra.

 

Assim, a diferença entre os dois é a camada extra de segurança do HTTPS, que utiliza certificados digitais e conexão criptografada para autenticar e proteger os dados do servidor e os que o cliente insere na plataforma.

 

Importância do HTTPS em SEO

 

O uso do sistema HTTPS faz diferença pelas mais recentes mudanças nos processos de coletas de dados do Google. O buscador tem exigido cada vez mais d segurança das páginas, principalmente das que pedem senhas e dados bancários. Com isso, páginas que não oferecem avisos e camadas extra de segurança acabam perdendo um pouco da credibilidade.

 

Assim, mais do que ser importante do ponto de vista da permanência das pessoas na página, os sites são avaliados pelo Google com base em seu código e protocolos. Isso diz muito sobre a confiabilidade da página, complementando as análises de conteúdo.

 

A fidelização dos usuários e compradores é uma forma de garantir os melhores resultados de SEO. Por esse motivo, considerar a segurança oferecida pelo sistema é pondo de grande importância.

 

A importância de um site seguro para seus clientes

 

Clientes precisam sentir confiança nas marcas que escolhem. No ambiente digital, em que processos envolvendo dados pessoais representam um risco ainda maior, a decisão, muitas vezes é definida por esse parâmetro.

 

Mesmo que você invista em estratégias de SEO que te coloquem entre os primeiros resultados do Google de nada vai adiantar se os usuários não se sentirem seguros. Consumidores não correm riscos atoa, ainda mais com o aumento da informação sobre o tema.

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