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Marketing no Instagram: 20 dicas para empresas

Instagram em 25/05/2018

Marketing no Instagram: 20 dicas para empresas

Sabe aquele ditado: uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, deve ser essa a explicação para o sucesso do Instagram. São milhões de usuários ao redor do mundo que postam imagens, vídeos, curtem as postagens e deixam os seus comentários.

 

Por isso, caso você opte por usar a rede social para a sua empresa, apesar do conteúdo para o Instagram ser bastante visual, é preciso entender também que tipos de objetivos sua empresa pretende atingir com essa plataforma e qual o posicionamento deve-se utilizar.

 

Para te ajudar a analisar este contexto, separamos 20 dicas importantes de marketing no Instagram para empresas. Confira!

 

1. Crie um planejamento para produção de conteúdo: Antes de tudo, planeje-se. Saiba quem é seu público para poder definir quais tipos de conteúdo irá produzir. Não deixe para tirar as fotos ou pensar na legenda na hora que for postar seu conteúdo, separe um tempo para definir o que você tem a dizer. Organize-se. De nada adianta publicar conteúdos aleatórios no Instagram. É preciso que sejam desenvolvidos planejamentos e metas, para que então a presença online traga resultados positivos à empresa. Lembre-se de que uma rede social é diferente da outra, então apenas replicar conteúdos do Facebook ou Twitter nem sempre é a melhor tática.

 

2. Torne seu perfil comercial: Desde julho de 2016 é possível ter um perfil comercial no Instagram. A diferença do perfil padrão é adicionar botões de contato, endereço etc. Mas a melhor parte é que com esse tipo de perfil é possível obter métricas que ajudarão você a ter mais engajamento, como melhor horário para postagem segundo a interação dos seus seguidores com seu perfil.

 

3. Crie uma biografia completa: Aproveite o espaço oferecido pelo Instagram para causar uma perfeita primeira impressão.

 

4. Escolha um avatar profissional: Assim como a biografia, a foto do perfil precisa ser bem objetiva para que o usuário reconheça de forma rápida o que ele está visualizando. Crie uma logo exclusiva com as medidas para a rede social, que deve ter 110x110 pixels.

 

5. Organize seu feed: Ter um feed harmonioso e bem organizado é importante. O Instagram é completamente visual, por isso invista em imagens de alta qualidade, fique atento à paleta de cores das fotos, não use os filtros do aplicativo e evite postar fotos muito parecidas, para que seu feed não fique muito repetitivo.

 

6. Use a criatividade: Evite conteúdos sem cores ou que sigam apenas um único padrão. Aproveite a criatividade de seus designers para a criação de peças que não só deixam o feed bonito, mas que também chamem a atenção e atraiam elogios.

 

 

 

 

7. Use os filtros certos ou não use: A qualidade das fotos depende do manuseio correto da câmera do seu celular, assim como dos aplicativos de filtro. Por maior que seja a qualidade da câmera do seu smartphone, a iluminação artificial do flash em ambientes escuros deixa a foto comprometida. Procure sempre o máximo de luz natural para fazer suas fotos. Ao usar filtro na foto procure não deixar artificial demais. Às vezes a foto da forma como você tirou já está perfeita e nem precisa de filtro para melhorar. Então você pode até utilizar a #nofilter, sem medo de ser feliz.

 

8. Misture fotos e vídeos no seu perfil do Instagram: Os vídeos começaram a rodar no Instagram em 2013. Os vídeos podem ajudar a melhorar a reputação e o engajamento com o público. Alinhando fotos e vídeos, você obtém um visual mais atrativo da sua conta no Instagram. Visualmente, chama mais atenção. Pense também nas possibilidades de compartilhamento. De acordo com o Instagram, os vídeos possuem de 3 a 5 vezes mais chances de serem compartilhados (ou repostados) do que as fotos. Você também pode usar e abusar das funcionalidades do Instagram Stories, com vídeos que duram apenas 24h (como os do Snapchat) e fazer lives para mostrar lançamentos e eventos da sua empresa.

 

9. Utilize hastags: A utilização de hashtags é extremamente importante, pois atrai seguidores interessados em assuntos específicos. Porém, evite usar somente hashtags famosas para atrair seguidores. Faça busca de palavras-chave que combinem com seu conteúdo e público-alvo. Use pelo menos uma hashtag em sua legenda, caso tenha bastante palavras-chave para postar, você pode fazer um comentário em sua foto com as hashtags escolhidas, para que a legenda não fique poluída (mesmo postando as tags no comentário, seu conteúdo aparece nos resultados da pesquisa).

 

10. Publique com frequência e nos melhores horários: Poste pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias. E atenção, há horários-chave para postar. Observe o comportamento do seu público e poste nos momentos em que ele engaja mais.

 

11. Legendas: Evite legendas muito grandes. Seja objetivo e direto. Deixe que a imagem fale mais que a legenda, chamando atenção do público.

 

12. Stories: Mais de 250 milhões de stories são postados todos os dias! Compartilhe seu dia a dia, converse com seu público. Perfis que postam stories têm mais engajamento. Crie proximidade com seu público.

 

 

 

 

13. Interação com o público: Interaja com seu público. Promova sorteios, enquetes, responda comentários e mensagens diretas. Quanto mais seu público sentir que faz parte do seu dia a dia, mais engajado com o seu perfil ele será. A interação é muito importante para uma marca dentro das redes sociais, principalmente no Instagram. Hoje, com a "cultura" de marcar um amigo na publicação, as contas acabam recebendo novas visitas e atraindo atenção de diferentes públicos. Então, use isso em favor da sua empresa, responda as publicações e crie um laço de amizade com o seu cliente.

 

14. Promova concursos entre os usuários: É um jeito divertido e barato de interagir com clientes em potencial. Peça para os seus seguidores submeterem fotos pessoais provando ou experimentando seus produtos. Depois, escolha os melhores do dia ou da semana e dê prêmios para eles. Foi o que fez a Levi’s, que pediu para seus seguidores mandarem fotos usando sua roupa favorita da marca: mais de 3.500 imagens foram mandadas para o concurso.

 

15. Faça perguntas em suas legendas: No Instagram, não são apenas as imagens que importam, mas também as suas legendas. Você tem bastante espaço, então aproveite para criar textos completos e criativos que fortaleçam o conteúdo e destaquem as vantagens dos seus produtos e serviços.

 

16. Outras redes sociais: Vincule seu Instagram com suas redes sociais. Assim, seguidores de outras plataformas verão seu perfil. Imagine que seu perfil no Instagram é uma plantinha de que você cuida todos os dias. Seguindo essas dicas o sucesso é garantido, porém, da mesma forma que a plantinha tem seu tempo de crescimento, o mesmo se aplica ao Instagram. Quanto mais cuidado, mais retorno será obtido.

 

 

 

 

17. Tenha um site ou blog para divulgar: Um site ou blog não pode, de maneira alguma, ser substituído por um perfil do Instagram. A conta na rede social deve ser apenas uma ligação entre o prestador de serviços e seus produtos com o consumidor, e uma forma de interação mais simplificada. É essencial que haja uma página na internet com as informações que serão divulgadas no Instagram, portanto não se esqueça de linkar um ao outro sempre. Seja simples e objetivo, deixando claro quais são as metas da empresa, sem esquecer de deixar um link clicável para que os usuários possam entrar em contato e conferir os seus produtos e serviços.

 

18. Use e abuse das ferramentas para negócios: Usuários corporativos têm direito a funções exclusivas dentro do Instagram, como classificar qual é o seu tipo de negócio, inserir link de e-mail, telefone e localização, e ainda mensurar os dados de visita pelo "insights".

 

19. Sempre monitore o seu conteúdo: Além de usar a ferramenta de insights, faça o monitoramento das suas postagens de forma manual. Visite com uma determinada frequência os posts antigos, comparando com os atuais para conferir a evolução, além de também checar se há comentários mais recentes. Essas informações podem servir de inspiração para criar novos conteúdos.

 

20. Use algumas ferramentas para otimizar o seu tempo: Nem todo mundo tem tempo para usar o Instagram de forma compulsiva, você sabe. Já existem algumas ferramentas automáticas que podem ajudar sua marca a crescer. Nós aconselhamos, por exemplo, o uso de uma ferramenta chamada Hootsuite. Você pode utilizá-la para programar posts. E ele é válido para diversas redes sociais, não apenas para o Instagram. Com o Hootsuite você pode escolher o dia, mês, dia e horário para postar sua foto ou vídeo no Instagram.