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Instagram Shopping: como utilizar este recurso

Instagram em 11/05/2018

Instagram Shopping: como utilizar este recurso

Imagine um e-commerce de roupas, por exemplo, que posta uma foto de um modelo vestindo uma calça e uma blusa da marca. Da mesma forma como adicionamos “tags” com os perfis de amigos sobre a foto, essa empresa poderia colocar balõezinhos que levam o usuário até a página de compra desses produtos. Assim, para empresas, marcar um produto torna-se tão simples quanto marcar uma pessoa em um post. E, para compradores, evita que necessitem perguntar o nome e o preço de um item, fazendo com que tenham acesso fácil a mais informações.

 

“Agora as pessoas podem ir da inspiração à informação e comprar com apenas alguns toques, tudo isso de forma orgânica”, diz o texto publicado no blog oficial do Instagram.

 

 

Compras mais simples através do Instagram

 

 

De acordo com o Instagram, já são 200 milhões de contas visitando todos os dias um ou mais perfis de empresas. “Sabemos que o Instagram é um lugar ótimo para descobrir e compartilhar paixões e, com a novidade, esse senso de descoberta vai ainda mais longe, dando às pessoas uma vitrine para explorarem novos produtos das marcas que seguem”, diz o texto.

 

No comunicado, o Instagram usou o exemplo da loja de roupas norte-americana Lulus, que tem usado essa ferramenta desde que estava em fase de testes. A vice-presidente de marketing da empresa, Noelle Sadler, contou ao Instagram que o negócio tem visto crescimento durante a experiência.

 

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Vimos que, à medida que os usuários se acostumaram a ver os anúncios, eles se tornaram mais inclinados a comprar na rede social. Experimentamos novas formas de inspirar os seguidores a comprarem, desde criar visuais únicos em que cada item está disponível para compra até mostrar conteúdos gerados pelo usuário e dar aos clientes ideias “vida real” de como podem usar os itens que comprarem da Lulus.

 

A profissional informou que, desde a adoção, 100 mil visitas aos produtos e 1200 pedidos feitos para a loja são creditados ao Instagram.

 

 

O que muda para quem faz marketing no Instagram

 

 

 

 

Um ponto destacado pelo Instagram é a facilidade para o usuário. De fato, essa novidade descomplica muito o processo de compra, principalmente para empresas com vendas mais simples, como é o caso de ecommerces de roupas, sapatos e eletrônicos.

 

A novidade também dá margem para que o trabalho do social media seja menos o de responder comentários e mensagens privadas com dúvidas sobre preços e tamanhos, focando em questões mais complexas, na análise e na estratégia das redes sociais.

 

Já falamos em alguns posts e materiais da RD sobre como o Instagram tem crescido em número de usuários, e essa é mais uma oportunidade de empresas aproveitarem esse canal para fazerem negócios. É a segunda rede social mais usada no Brasil.

 

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“Desde marcas maiores até pequenos negócios, mais e mais empresas estão usando a ferramenta shopping on Instagram para se conectarem com consumidores de uma maneira nova e imersiva, tornando o ato de comprar menos transacional e mais acionável”, conclui o texto.

 

 

Vantagens de investir em marketing no Instagram Shopping

 

 

 

 

Até aqui, possivelmente, você já enxergou algumas vantagens de investir em marketing no Instagram Shopping. Porém, para não restar dúvidas, nós queremos lhe mostrar as principais. A primeira delas é o fato de que o recurso oferece uma melhor experiência ao usuário o que, automaticamente, torna mais simples conquistar a conversão.

 

Se você trabalha com vendas diretas, principalmente, no nicho de moda, sem dúvidas, o Shopping vai favorecer seus resultados. Outra vantagem é a otimização do seu trabalho de atendimento e acompanhamento do potencial cliente no funil de vendas. Como você já deve saber, uma das maiores dificuldades de quem trabalha com a rede social, é conseguir atender a todos os usuários, respondendo dúvidas e dando suporte quanto as informações para adquirir o item comercializado.

 

Agora, com a possibilidade de direcioná-los à uma página de destino, fica mais simples transpor essas barreiras para a conversão. Pois é possível responder essas dúvidas frequentes diretamente nesse espaço. Além disso, é possível também que você, como negócio, trabalhe com estratégias capazes de propor experiências mais atraentes e positivas para o seu público, construindo uma relação mais próxima e forte.

 

 

Instagram Shopping - Como Utilizar?

 

 

 

 

Depois de saber tudo sobre o recurso, você deve estar querendo descobrir como utilizá-lo. Certo? Felizmente, não há segredos e nem complicações. O Instagram Shopping já está disponível no Brasil e, por isso, para começar, basta que você tenha um perfil business na rede social e preencha os seguintes requisitos:

 

  • Ter uma marca que venda produtos físicos que sigam as políticas de vendedor e de comércio da plataforma;
  • Ter um negócio localizado no Brasil ou nos outros 7 países onde o recurso está disponível;
  • Seu perfil business do Instagram deve estar conectado com o seu catálogo do Facebook;
  • Tudo correto? Então agora é necessário pedir que o Instagram analise a sua conta.

 

Se tudo estiver bem, em alguns dias o Shopping estará liberado para a utilização.

 

 

Como saber se a sua conta foi aprovada?

 

 

Não se preocupe, você será notificado pela plataforma. Assim que conseguir a aprovação, você terá que ativar a função por meio das configurações. Para isso, vá até o seu perfil, clique no botão “Começar”, do lado superior da tela. Caso esse botão ainda não tenha sido exibido para você, volte ao símbolo da engrenagem, clique nele e então busque o botão “Compras”. Em seguida, clique em continuar. Na próxima tela, você terá que escolher um catálogo de produtos para vincular à sua conta business. Agora é só clicar em “Concluir”.

 

Pronto! Você já pode criar publicações no shopping e marcar diversos produtos, além de incluir marcações também em fotos antigas. São permitidas até 5 marcações por foto ou 20 se a publicação for em formato carrossel.

 

Para liberar a guia “Comprar”, é necessário que você crie, no mínimo, 9 posts no Instagram Shopping.

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