Facebook e as publicações do feed de notícias

Facebook em 18 de fevereiro de 2019

Facebook e as publicações do feed de notícias

Não são raros os boatos de que o Facebook limita o acesso a posts no feed de notícias. O mais recente é que apenas os posts de cerca de 25 pessoas revezem em sua feed de notícias. Isso significaria que grande parte dos seus amigos não teria espaço na linha do tempo.

 

Ramya Sethurama, gerente de produtos do Facebook e responsável por coordenar o Feed de Notícias da rede social desmente o boato e explica que ele não faz sentido. O principal objetivo da rede social é manter os usuários utilizando e frequentando a rede.

 

Se apenas 25 pessoas compartilhassem posts com você, aos poucos a rede se tornaria cansativa e os usuários parariam de frequentar. Assim, estariam menos expostos aos anúncios e campanhas, a principal fonte de renda da rede.

 

É isso que o comunicado oficial do Facebook explica, o que aparece no feed de notícias não tem um filtro por amigos, mas respeita um algoritmo. É por isso que, muitas vezes, as mesmas pessoas podem aparecer na sua timeline, são pessoas que tem mais relevância entre seus contatos na rede social.

 

Feed de Notícias: como controlar o que você vê?

 

Existem formas de controlar por conta própria quais os posts que aparecem ou não em sua timeline. São três ferramentas que garantem maior controle sobre o Feed de Notícias do Facebook. Saiba quais são:

 

Ver primeiro

 

Você pode marcar um contato ou página para ver primeiro, assim, toda vez que ele fizer uma nova publicação ela aparecerá no topo do seu feed, destacando-se dos demais. É uma forma de definir favoritos, pessoas que sempre postam coisas relevantes para você.

 

Soneca

 

É uma forma de evitar publicações de pessoas e páginas específicas por um período de 30 dias. A função soneca bloqueia as publicações do seu feed e, após esse período elas voltam a aparecer normalmente.

 

Deixar de seguir

 

Com a função deixar de seguir os posts de uma página ou usuário deixarão de aparecer na sua timeline por tempo indeterminado, voltando apenas se você retirar da função deixar de seguir. É uma forma de bloquear publicações de pessoas específicas sem ter que desfazer amizade ou descurtir uma página.

 

Facebook feed de notícias sunset web

 

Cada uma dessas funções pode ser definida no perfil ou página para a qual deseja configurar, tanto pelo celular quanto pelo computador. Caso não queria abrir perfil por perfil, basta ir até a aba de configuração Preferência do Feed de Notícias.

 

Nesta aba de configuração você define quais perfis ver primeiro, quais silenciar e quais deixar ou voltar a seguir. Podem ser configuradas páginas, perfis de pessoas ou grupos.

 

Como é estabelecido o Feed de Notícias do Facebook?

 

As publicações que aparecem pra você no Facebook obedecem os cálculos de relevância dos algoritmos do Facebook. Assim, quanto mais você interage com uma página ou usuário, mais publicações deles aparecerão no seu feed.

 

Os boatos das 25 pessoas ganham forças porque, muitas vezes, seus interesses se concentram em um grupo menor de páginas e usuários, assim, eles aparecem com mais frequência, dando a impressão de que você sempre vê publicações dos mesmos perfis.

 

Quando pessoas postam textos falando sobre o Facebook restringir posts de 25 dos seus amigos e você compartilha, comenta e reage a esse post, aquele perfil se torna mais relevante. Por isso, você tem a falsa sensação de que o boato era real e esse mecanismo foi capaz de derrubar o bloqueio do Facebook.

 

O algoritmo responde às interações. Assim, quanto mais interagir com um perfil ou página, mais ele vai aparecer para você no Feed de Notícias.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade