E-mail marketing boas práticas para alcançar resultados

Marketing Digital em 07 de janeiro de 2019

E-mail marketing boas práticas para alcançar resultados

Com o disparo automatizado de e-mail marketing planejado e por meio de um disparador de qualidade o marketing digital de seu negócio pode oferecer ótimos resultados. No entanto, só é possível alcançar sucesso com essa ferramenta é essencial compreender as melhores práticas para a construção de e-mail.

 

Boas práticas de e-mail marketing

 

Existem alguns elementos essenciais para que o e-mail marketing alcance todo o seu potencial como ferramenta de marketing. O tipo de e-mail usado, a forma como o texto é estruturado e a forma como os produtos são inseridos fazem toda a diferença. Por isso, separamos 6 elementos que devem ser bem pensados

 

1. Tipo de e-mail de nutrição

 

Existem diversos tipos de e-mail marketing para serem usados para nutrição de leads. O que mais parece oferecer resultados e retorno em conversão são os desenvolvidos com texto puro e mais pessoal. Geralmente, aconselha-se que o gerente de vendas ou marketing da empresa assine esses e-mails, oferecendo maior credibilidade a ele.

 

2. Quantidade de palavras por e-mail

 

Textos muito longos ou muito curtos podem ser prejudiciais para os resultados de um e-mail marketing. Seu texto deve ser objetivo, mas não muito sucinto. Mostre que você sabe do que está falando sem enrolar e que pode oferecer uma explicação completa. A média que melhor oferece resultados é de 110 a 180 palavras.

 

3. Quantos e-mails enviar para o usuário?

 

É necessário que existam intervalos entre os e-mails. Ele se altera de acordo com o tempo do usuário em sua lista, de forma que ele receba informações, mantenha sua marca na lembrança, mas não se sinta incomodado com sua insistente presença.

 

O aconselhado é que clientes que acabaram de entrar na sua base de e-mail recebam 1 e-mail a cada 2 dias. Após a primeira semana, aumente o intervalo para 3 dias

 

E-mail marketing boas práticas para alcançar resultados

 

O ideal, para usuários novos (que recém entram em sua base) é 1 email a cada 2 dias. Após a primeira semana em sua base, o ideal é 1 email a cada 3 dias.

 

4. Materiais e produtos ofertados por e-mail

 

O ideal é sempre se focar em um material ou produto, oferecendo informações mais completas sem necessitar de um e-mail mais longo. No entanto, muitas vezes outros materiais e produtos complementam aquele primento. Nesses casos é possível colocar até 5 materiais ou produtos.

 

5. Quando devo ofertar o produto?

 

A jornada de compra de um cliente deve sempre ser respeitada. O processo de conhecer a marca e um tema, identificar um problema e buscar uma solução deve ser compreendido. Respeitando o funil de vendas, o ideal é oferecer o produto depois que o cliente interagir com um material de fundo de funil.

 

Assim, o que se deve fazer é:

 

  • Ofereça conteúdos;
  • Explicite um problema;
  • Ofereça uma solução;
  • Apresente os produtos.

 

Caso o cliente baixe o conteúdo de fundo de funil onde soluções são oferecidas, envie um e-mail de venda. O e-mail de venda deve conter acesso a uma página com preços, área de solicitação de contatos e check in e check out do carrinho.

 

6. Como devo escrever meus e-mails?

 

Seu e-mail marketing deve ser dividido da seguinte maneira:

 

Assunto - deixe claro sobre o que deseja falar no corpo do e-mail.

Problema - o que o assunto abordado levanta como questionamento.

Aumento do problema - de maneira lúdica, mostre como aquele problema se intensifica e impacta o cliente.

Possibilidade de solução - mostre ao usuário que existem formas de solucionar o problema.

Oferta de solução  - apresente uma solução pronta para a necessidade do cliente e que você pode oferecer.

Call-to-action - coloque um botão ou link para que ele realize uma ação, como ir para o site de comprar ou abrir uma janela de conversa com um vendedor.

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