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E-mail marketing: como planejar a automação de disparo?

Marketing Digital em 10/12/2018

E-mail marketing: como planejar a automação de disparo?

O uso de e-mail marketing é uma das técnicas mais utilizadas no marketing digital para alcançar o público de maneira mais direta e personalizada. No entanto, para que essa ferramenta possa oferecer resultados verdadeiramente expressivos, é essencial considerar diferentes fatores. Identificar corretamente o perfil do seu público e selecionar disparadores eficientes.

 

A possibilidade de automatizar o disparo de e-mails marketing, criando campanhas completas pré-programadas, com diferentes conteúdos a serem entregues é real. Com os direcionamentos corretos, é possível criar programações e liberar a equipe de marketing digital para ações mais pontuais e análise de dados.

 

No entanto, aliar e-mail marketing e automação de disparo depende, primeiro, de um planejamento bem estruturado.

 

Planejamento de marketing digital para disparo de e-mail marketing

 

O primeiro passo de um bom planejamento, não só de disparo de e-mail marketing, mas para qualquer setor dos negócios, é identificar o problema a ser solucionado. No caso dos e-mails, isso significa entender as necessidades, interesses e expectativas de quem se cadastra no seu site.

 

É apenas por meio do planejamento bem desenvolvido que se evita erros de comunicação e ofertas. Para o e-mail marketing, os erros podem significar entrar para a lista de spam ou acabar perdendo o cadastro de seu cliente. Além disso, é com o planejamento que você consegue direcionar as campanhas para alcançar o mínimo possível de pessoas que não tem interesse em seus produtos.

 

Automação de e-mail marketing: etapas do planejamento de disparo

 

Realizar um planejamento eficiente deve respeitar 4 pontos centrais: conhecer o cliente, consultar a equipe de vendas, conversar com o atendimento e suporte e respeitar o formato de e-mail.

 

1 - Conheça seus clientes e saiba o que eles buscam

 

Se você está desenvolvendo um e-mail marketing para alcançar um público específico, não há dúvidas de que o primeiro passo é entender o que ele procura. Entrar em contato com seus melhores clientes em busca de informações pode oferecer diversos insights.

 

Busque por informações pessoais e sobre seus canais. Descubra a idade, profissão, tipos de produtos, marcas e segmentos de maior interesse e hobbys de seus cliente. É essencial conhecer o comportamento e preferência, principalmente, no ambiente virtual: que tipo de aplicativos usa, formatos que gosta mais (vídeo, texto, foto?), e canais que visita com frequência.

 

E-mail marketing como planejar a automação de disparo

Depois de entender melhor quem é seu cliente, procure entender o caminho percorrido e quais informações foram recebidas de maneira atrativa. Algumas perguntas que podem ser feitas para conhecer melhor a jornada de compras são:

 

  • Qual era o problema enfrentado antes de conhecer o produto?
  • Quais conteúdos acredita que tenham sido úteis neste momento?
  • Como conheceu a marca?
  • Quando encontrou o produto, quais pontos foram mais atrativos?
  • Quais foram as principais dúvidas neste momento?
  • O que fez com que decidisse adquirir aquele produto específico?
  • Quais resultados esperava alcançar?

 

2 - Consulte seu time de vendas

 

Leve as respostas dos clientes até sua equipe de vendas para verificar se as informações obtidas tem relação com a realidade. É interessante, inclusive, mostrar o roteiro de perguntas antes de ser levado para o cliente. A equipe de vendas pode ter boas sugestões sobre perguntas essenciais e desnecessárias.

 

Além disso, existem informações que apenas seu time de vendas pode oferecer, principalmente para esclarecer como é a conversa com potenciais clientes, como:

 

  • Quais os benefícios mais ressaltados na hora da venda e por quê são esses?
  • O que os usuários mais questionam?
  • Existe algum roteiro de discurso que eles seguem na hora da venda? Qual é?

 

3 - Converse com o atendimento ou suporte

 

O atendimento e suporte são os departamentos que mais tem contato com os clientes. São eles que ouvem sugestões e reclamações e ajudam clientes a solucionar problemas com produtos. Assim, são os mais indicados para te dizer o que seus clientes têm questionado, quais problemas eles têm enfrentado e quais os elementos mais problemáticos e vantajosos de seu negócio.

 

Levante questionamentos para essas equipes como:

 

  • Quais os problemas de produtos mais enfrentados no dia a dia?
  • Entre os problemas reportados por clientes, qual deve ser prioridade de solução e por quê?

 

4 - Adeque as informações coletadas para o formato de e-mail

 

Com os dados coletados nas 3 etapas anteriores em mãos, separe 3 ou 4 problemas que seu produto soluciona. Veja qual o perfil de cliente para cada um desses problemas, separando-os de acordo com:

 

  • Categorias do site que acessa;
  • E-mails que clica;
  • Dados que preenche em landing pages;
  • Temas de maior interesse nos conteúdos acessados.

 

Essas categorias serão a base para que a automação possa determinar para quais usuários entregar ou não um e-mail marketing.

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