5 dicas para diminuir carrinhos abandonados no seu ecommerce

Marketing Digital em 08 de junho de 2018

5 dicas para diminuir carrinhos abandonados no seu ecommerce

As estimativas de crescimento para o comércio eletrônico brasileiro, em 2018, não poderiam ser melhores. Ao que tudo indica, o faturamento do setor chegará perto de 60 bilhões de reais. Porém, junto disso, também vêm os desafios. No caso, o gestor terá que traçar planos pontuais para diminuir carrinhos abandonados.

 

Infelizmente, esse ainda é um dos contratempos enfrentados no dia a dia de uma loja virtual. Para que você tenha uma ideia, a média de carrinhos abandonados em 2017 foi superior a 80%. Ou seja, um dado bem significativo para os lojistas que querem pegar uma fatia importante desse mercado.

 

Mas não se assuste, pois, este artigo foi preparado pensando em você, que quer driblar esse entrave e vender mais. Veja 5 dicas para diminuir carrinhos abandonados no seu ecommerce.

 

 

 

 

  1. Repense o frete: O valor alto do frete é um dos motivos que levam muitos consumidores a desistirem das compras. Isso porque, a depender da região, ele acaba superando o preço do produto. Além disso, algumas lojas costumam incluir taxas acima do que é praticado no mercado. Portanto, procure ser o mais transparente possível nesse quesito. Outra tática interessante é trabalhar com o frete grátis, seja nas promoções sazonais, seja em compras realizadas acima de determinado valor.
     
  2. Simplifique o cadastro: O consumidor de hoje pesquisa mais antes de comprar. Além disso, também é impaciente. Logo, não curte a ideia de preencher formulários extensos, tampouco esperar pelo carregamento entre uma página e outra. Por isso, é seu papel melhorar a acessibilidade do carrinho. Em outras palavras, adote um checkout transparente, diminuindo as etapas da compra. Pergunte apenas o necessário para a realização de uma conversão segura. Deixe a pesquisa para um outro momento!
     
  3. Utilize remarketing: A estratégia de remarketing é essencial para os lojistas virtuais, já que ela também ajuda a reduzir carrinhos abandonados. Isso porque, ao identificar as pessoas que visitaram o site, a ferramenta passa a exibir, com frequência, diversos anúncios. Assim, elas são periodicamente convidadas a retornarem à página da qual saíram. Ou seja, a solução buscada pelo cliente continua sendo exibida enquanto ele navega pela internet ou nas redes sociais. Dessa maneira, quando ele estiver preparado para a compra, lembrará de você.
     
  4. Amplie as opções de pagamento: A loja virtual deve oferecer opções variadas de pagamento se quiser diminuir carrinhos abandonados. Hoje em dia, os lojistas contam com diversos formatos, como boleto bancário, depósito, parcelamento, entre outros. Oferecer desconto para pagamento à vista e frisar o número de parcelas sem juros também irá ajudar na conversão das vendas. Dessa forma, o cliente fica livre para escolher qual a melhor opção para finalizar a compra.
     
  5. Envie Email Marketing: Assim como no remarketing, você tem a possibilidade de manter o nome da marca na mente do consumidor por meio do Email Marketing, um canal valioso nas estratégias de relacionamento e fidelização de clientes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Email Marketing vai muito além de enviar promoções para a base de clientes. Use a ferramenta para motivar o cliente a retornar ao carrinho para finalizar a compra, incentivando a deixar sua opinião sobre a experiência na loja.

 

Leia também: Como fazer um e-mail marketing

 

 

 

 

Dentre as ações possíveis para recuperar o carrinho, vale oferecer frete grátis, mostrar produtos similares que possam interessar ou enviar um cupom de desconto para ser utilizado na compra do produto.

 

O Email Marketing também é um ótimo canal para te ajudar a melhorar a estratégia da loja. Com a ferramenta certa, você pode medir clique e abertura, por exemplo. E mais, poderá segmentar os emails para abordar o cliente de forma ainda mais exclusiva, de acordo com as ações dele em sua loja.

 

O comércio eletrônico deve crescer ainda mais nos próximos anos. Por isso, os lojistas devem se preparar para diminuírem carrinhos abandonados e ganharem vantagem competitiva. Afinal, há uma urgência por profissionalização do setor, que ainda sofre com entraves relacionados à conversão.

 

Fonte: Resultados Digitais | Por Thiago Távora

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