Como o Investimento no Mobile Marketing Pode me Trazer Mais Lucros?

Marketing Digital em 23 de maio de 2022

Como o Investimento no Mobile Marketing Pode me Trazer Mais Lucros?

O Mobile Marketing é uma estratégia muito importante para as empresas que desejam atrair novos clientes e melhorar o desempenho das vendas. 

 

O avanço da tecnologia fez com que os consumidores começassem a utilizar dispositivos móveis para várias atividades como comprar, se comunicar e fazer pesquisas.

 

O número de pessoas com smartphone cresce a cada dia, já que as pessoas estão usando mais os aparelhos móveis para acessar a internet. Inclusive, a praticidade é tanta que os usuários recorrem aos celulares para pagamentos, compras, entre outras funções.

 

Considerando este comportamento, as empresas podem e devem investir em mobile marketing para conquistar o sucesso e estarem mais próximas dos usuários.

 

 

O que é mobile marketing?

 

O mobile marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital pensadas para os dispositivos móveis, como celulares e tablets. Essas técnicas ajudam no alcance, interação, relacionamento e ajudam a influenciar o público-alvo do negócio.

 

Para que isso seja possível, uma série de ações são pensadas para divulgar produtos e serviços, construir um bom relacionamento com os usuários e reforçar o posicionamento da empresa no mercado.

 

O uso de chatbots, envio de e-mails e SMS, aplicativos, redes sociais, blog e posts são algumas opções de estratégias e canais que podem ser pensados com foco nas experiências dos clientes que utilizam dispositivos móveis.

 

Assim, os investimentos em mobile marketing são uma ótima opção para as empresas de ensaio de dureza e de outras áreas que desejam se destacar no mercado, oferecendo diversas vantagens para as companhias que investem na promoção online.

 

 

Destaques da estratégia

 

A plataforma mobile tem ganhado espaço no marketing digital, já que o uso de sites e aplicativos nessas plataformas são cada vez mais utilizados, trazendo diversos diferenciais e oportunidades.

 

Além disso, algumas vezes, os custos para elaborar um site/e-commerce otimizado e as estratégias neste segmento podem ser menores que um processo de readaptação do site atual para convertê-lo em uma plataforma responsiva.

 

Assim, as empresas que desejam sobreviver em meio a concorrência devem investir em mobile marketing. 

 

Afinal, como mencionado, o uso dessas ferramentas aumenta a cada dia e a tendência é que isso cresça cada dia mais, devido a facilidade e mobilidade agregada ao acesso à internet e aos processos de pesquisa e compra. Isso porque, pode ser feita em qualquer local.

 

Isto posto, é necessário pensar nos consumidores que estão por trás dos dispositivos tecnológicos para proporcionar ótimas experiências para os novos usuários que chegam no site.

 

 

Ações de mobile marketing que podem ser realizadas

 

Há várias ações que as empresas de decoração apartamento e outros segmentos podem desenvolver para as estratégias de mobile marketing. As mais utilizadas são:

 

 

QR Code Marketing

 

O QR Code é uma tecnologia com potencial de gerar bons resultados para as estratégias de mobile marketing e possibilita integrar os canais físicos aos digitais.

 

Este recurso consiste em um código em 2D, em que os usuários de smartphone utilizam a câmera do aparelho para fazer a leitura da imagem, sendo redirecionados para a página de destino.

 

Nesse caso, há publicidades que podem ser feitas para converter clientes ou mesmo um menu digital pode ser disponibilizado mais facilmente aos clientes, melhorando a experiência no restaurante.

 

Isso porque o código estende o alcance da estratégia de marketing digital, ajudando no direcionamento dos clientes da empresa para um endereço da internet pensado para experiência e objetivo, ocorrendo de modo simples, seguro e rápido.

 

Assim, ao inserir um QR Code, as empresas podem direcionar os usuários para o seu site e assim, oferecer mais informações sobre os produtos e serviços. 

 

Nesse sentido, o QR Code também pode ser colocado nas embalagens das mercadorias e os profissionais podem criar vídeos, tutoriais de como utilizar corretamente o código. Isso facilita a comunicação com eles e gera aproximação.

 

As empresas podem explorar o QR Code de diversas formas em suas campanhas de mobile marketing e assim aumentar as vendas de caixa de presente personalizada.

 

 

Desenvolvimento de páginas responsivas

 

Assegurar que os usuários possam ver as páginas em seus tablets e smartphones é fundamental para as estratégias de mobile marketing e para o digital.

 

A criação de páginas e um site com design responsivo facilita a navegação dos usuários. Inclusive, este é um dos critérios do Google para garantir um bom posicionamento dos sites nos resultados de busca.

 

Sendo assim, investir na criação de um site responsivo para a sua empresa é um jeito das pessoas terem acesso fácil e rápido à página a partir de qualquer dispositivo móvel, algo que aumenta as oportunidades de vendas, prestação de serviços e os lucros do negócio.

 

 

SMS marketing

 

Esta é uma das primeiras estratégias de mobile marketing explorada pelas empresas e que tem um papel muito importante nos resultados.

 

A estratégia consiste no envio de mensagens de texto para pessoas cadastradas na lista de contatos, algo muito interessante e útil para manter o relacionamento com os clientes.

 

Essa opção permite lembrar os clientes a respeito de datas de pagamento, envio de promoções, status do pedido, informações sobre lançamentos, entre outras possibilidades.

 

O principal benefício do SMS é a taxa de abertura de mensagens, o que facilita as estratégias. Ou seja, proporciona bons números assim como campanhas de e-mail marketing.

 

 

Bluetooth marketing

 

Conhecida como marketing de proximidade, o bluetooth marketing consiste em utilizar a função bluetooth para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas e assim informá-las sobre os produtos e serviços da empresa.

 

Os arquivos compartilhados podem ser vídeos divulgando produtos ou serviços, catálogos e listas, entre outros.

 

Um ponto interessante desta estratégia de marketing é que não exige custo de manutenção, é gratuita e pode ser utilizado em diversas áreas, desde uma assistência técnica informática até grandes empresas de varejo, que podem distribuir os arquivos para os clientes com qualidade.

 

 

Por que investir em mobile marketing?

 

Após conhecer o conceito de mobile marketing e algumas possibilidades de ações que ajudam no sucesso das estratégias, os empreendedores podem ter dúvidas se realmente vale a pena investir em mobile marketing. Por isso, algumas das vantagens são:

 

  • Melhor conhecimento do público-alvo

 

Uma vantagem interessante em investir no mobile marketing é a possibilidade de conhecer melhor o público-alvo do negócio. 

 

Com aplicativos, anúncios e algumas funcionalidades nas redes sociais, é possível identificar os canais de comunicação que acessam, a frequência que usam e, principalmente, o comportamento dos leads (potenciais clientes).

 

As informações obtidas têm um peso importante nas estratégias, ajudando as transportadoras em Ribeirão Preto e empresas de outras áreas a segmentar as ações de marketing conforme as características e interesses dos leads e com isso convertê-los em clientes.

 

  • Mensuração dos resultados

 

Os aparelhos móveis conseguem fornecer dados específicos sobre as campanhas, ou seja, podem medir o número de downloads, versões baixadas, abertura de aplicativos, tipo de aparelho utilizado, local de acesso, cliques em anúncios, entre outros dados.

 

A partir desses dados, é possível direcionar melhor as ações que geram bons resultados, transformar as que geram baixo desempenho, além de otimizar os investimentos.

 

  • Aumenta o fluxo de tráfego do site

 

Um site com design responsivo é um dos fatores que melhora o ranqueamento do site, além de gerar impacto positivo nas experiências dos usuários. 

 

Isto posto, estratégias de mobile marketing unidas ao SEO (Search Engine Optimization) e bons conteúdos aumentam o número de acessos ao site, contribuindo com a fidelização de clientes.

 

  • Lucratividade

 

Com o desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, os usuários podem fazer downloads do app da empresa e realizar diversos processos pela plataforma.

 

Isso aumenta os lucros e a visibilidade dos negócios, além de atrair clientes, que ao se depararem com produtos e serviços como cursos profissionalizantes de qualidade, podem ter mais probabilidade de serem convertidos, gerando ganhos para as empresas.

 

  • Custo baixo

 

O mobile marketing possui uma diversidade de ações que agregam vantagens para os negócios, seja na atração de clientes, aumento das conversões, presença online e até na fidelização de clientes.

 

As ações e campanhas digitais são mais baratas comparadas com as de mídias tradicionais. 

 

Além disso, o retorno dos investimentos em mobile marketing se tornam melhores, por conta das ações ligadas à internet (em que os usuários são ativos) e pela possibilidade de melhorar a segmentação, qualificando para quem as campanhas são exibidas.

 

Considerando as ferramentas de acesso que as pessoas têm, os investimentos em mobile marketing são essenciais para ajudar nas vendas e conquistar novos clientes.

 

  • Diversidade de formatos

 

No mobile marketing, as possibilidades de criar campanhas com diferentes formatos e personalização são grandes.

 

Os dispositivos móveis permitem várias opções de anúncios interativos nas redes sociais, aplicativos e sites, chamando a atenção dos usuários.

 

Vídeos com conteúdos são de fácil consumo e podem ser utilizados para destacar, por exemplo, PABX em nuvem

 

Este e outros formatos permitem melhorar o SEO do site, conversões e ajuda a ter um bom desempenho nos canais de comunicação.

 

Sendo assim, identificar as necessidades e problemas dos usuários é o primeiro passo para criar soluções interessantes. 

 

Isso somado a um site de design responsivo para se adaptar aos dispositivos móveis são maneiras dos empreendedores conquistarem excelentes resultados.

 

Um ponto positivo das estratégias de mobile marketing é que pode ser incorporado em diferentes empresas, seja uma de câmara fria ou de vendas de roupa a atacado.

 

Portanto, os investimentos em mobile marketing são muito interessantes para as empresas que desejam ter mais destaque na internet, realizar boas vendas, criar oportunidades de negócio e ter sucesso no segmento de atuação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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