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O que fazer para aumentar o engajamento no Facebook

Facebook em 03/07/2018

O que fazer para aumentar o engajamento no Facebook

As estatísticas divulgadas pelo Facebook mostram por que essa rede social é uma mina de ouro do ponto de vista do Marketing: 1,3 bilhões de usuários por dia em todo o mundo, sendo o Brasil o segundo país no mundo que mais acessa a rede diariamente.

 

As grandes empresas já descobriram esse potencial e estão investindo em suas Fan Pages com estratégias de postagens muito bem elaboradas, responsáveis por altos índices de engajamento na rede.

 

Veja algumas das principais medidas e ações para você se destacar na rede social.

 

 

Mais conteúdo, menos publicidade!

 

 

A busca pela construção de um ótimo relacionamento com seu público, capaz de aumentar a visibilidade e a credibilidade de sua marca, é o fator que move as ações das empresas dentro do Facebook. Elas também já perceberam que precisam de muito mais que um bom produto para fidelizar e atrair clientes: elas precisam ser referência no assunto, capazes de oferecer mais do que simples propaganda, mas sim conteúdo relevante para seus seguidores. Essa tendência, pertencente às premissas do Inbound Marketing, é hoje uma das principais estratégias adotadas pelas empresas tanto nas redes sociais quanto em seus sites e blogs.

 

Posts criativos, que apostam em tecnologias como vídeos inusitados e repletos de humor, por exemplo, dão o tom de algumas das grandes empresas que se destacam na rede. O apelo emocional nas postagens regulares é também uma forma de oferecer conteúdo além da publicidade no Facebook.

 

A promoção de enquetes visando a interação com o público e a oferta de e-books, infográficos, walpapers e materiais digitais relevantes e exclusivos para a rede também fazem parte de uma estratégia como foco no conteúdo.

 

 

Marketing em tempo real

 

 

Entender o comportamento dos usuários do Facebook para interagir satisfatoriamente com eles é outro ponto chave para aumentar o engajamento nesta rede. A vida acontece minuto a minuto, e nesta rede não é diferente. Se um time de futebol faz gol, no mesmo minuto já tem alguns bons torcedor postando sobre o assunto e criando uma hashtag para o tema.

 

São cases como esse que me levam a crer que o marketing em tempo real tem um grande potencial para o comércio eletrônico. Para funcionar bem, os administradores de e-commerces precisam manter os olhos abertos nos acontecimentos e nas oportunidades de divulgação instantânea e de Marketing Viral que estes podem oferecer para as suas lojas virtuais.

 

É interessante mencionar também o Google Analytics. O programa recentemente permitiu o monitoramento das visitas de seu site em tempo real e, através delas, é possível mensurar de imediato o resultado de sua campanha. Numa época em que o tempo é uma das únicas coisas que não temos, rapidez na definição do marketing e na obtenção de resultados é vital.

 

 

 

 

Quem dá o tom, é o seu cliente!

 

 

No Facebook é preciso falar a língua do seu cliente. Usar um tom altamente formal e técnico torna uma Fan Page desinteressante e pode até afastar o público – a não ser que seja este o perfil dele. Como o objetivo das grandes empresas também é interagir, é preciso ser criativo e inovar.

 

Um ótimo exemplo disso é a resposta que a Coca-Cola deu a uma crítica recebida pelo Facebook. O internauta utilizou versos de uma letra de música para criticar a empresa, que prontamente respondeu de forma criativa, usando a mesma linguagem. E, apesar de discordarem em suas posições, a comunicação aconteceu de maneira fluida, respeitosa e divertida. Ponto para a Coca-Cola!

 

 

Integração entre a rede e demais canais: cross-media

 

 

Ter uma estratégia totalmente integrada, conhecido como cross-media, é também prática comum entre as empresas para ampliar o engajamento nesta rede. Trazer os visitantes do site, blog e outras redes sociais para o Facebook é possível com a inserção de links nas páginas institucionais, em e-mails e nas postagens das demais redes.

 

O inverso também é importante: todo conteúdo publicado no site e blog deve ser compartilhado através do Facebook. Porém, não basta apenas inserir o link e o título da nova publicação na rede.

 

Usar imagens, frases inspiradoras sobre o assunto e dados importantes presentes no texto aumenta as chances de ter seu conteúdo compartilhado e curtido.