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Facebook: 8 relatórios para medir o engajamento do consumidor

Facebook em 26/09/2018

Facebook: 8 relatórios para medir o engajamento do consumidor

Uma das formas de estabelecer se os posts e campanhas feitos no Facebook tem atingido o público de maneira eficiente é analisando o engajamento conquistado. Esse é um dado que pode ser mensurado e utilizado para corrigir o direcionamento das ações na rede social.

 

É importante ter atenção ao engajamento, ainda mais agora que o Facebook tem se tornado uma das principais ferramentas de divulgação de produtos e serviços e a mais aberta para a participação dos consumidores.

 

Engajamento no facebook: o que é?

Engajamento é o resultado da experiência do consumidor em relação ao que está sendo apresentado para ele. É observado em cada resposta, comentário, like, reação, compartilhamento, em toda interação que ele tem com a sua página.

 

Conquistar maior engajamento depende de conhecer seu público e estabelecer um planejamento estratégico. Aqui, todos os elementos contam muito: desde a escolha do assunto abordado até o dia e hora em que é postado.

 

É importante gerar, constantemente, conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o seu público, criando neles a vontade de participar ativamente da sua página, comentando, compartilhando e curtindo o que você publica.

 

Além dos direcionamentos específicos do seu público, é importante considerar, também, elementos do público geral. Por exemplo: vídeos costumam ser mais atrativos que textos e fotos, horários com menor volume de postagem recebem maior atenção, compartilhamento do Instagram para o Facebook tem menos interação do que imagens postadas diretamente na rede.

 

Medindo o engajamento no Facebook

Existem dois valores a serem avaliados para medir o engajamento no Facebook: a Taxa de Engajamento (participação dos usuários nos posts) e o Talking About (todas as histórias envolvendo a página dentro e fora do Facebook).

 

O cálculo desses valores é observado e influenciado pelos likes, comentários, compartilhamentos e replies recebidos nas publicações. Mas para tornar a mensuração de resultados mais eficiente é preciso, primeiro, definir uma meta (maior tráfego na fan page, maior direcionamento para links externos associados à página, entre outros).

 

Veja os 8 relatórios utilizados para medir o engajamento do consumidor independentemente da meta definida:


1. Comentários por dia

Com o relatório do volume de comentários é possível ver os dias em que eles ocorrem mais, chamados de data de pico, e definir o tipo de conteúdo que tem produzido mais ou menos buzz.


2. Alcance por dia da semana

Identificar o dia da semana em que seu público é alcançado com maior facilidade permite definir as datas estratégicas para gerar maior engajamento ao longo da semana.
 

3. Reações por dia

Essa métrica permite não só ver o engajamento diário, mas identificar quais posts repercutiram positivamente (“Likes”, “Amei”, “Haha” e “Wow”) e quais tiveram reações mais negativas (“Triste” ou “Grr”, em alguns casos o “Wow” também pode ser negativo).

Facebook Engajamento

Reações são métricas disponíveis apenas para CRM, ou seja, só é disponibilizado como relatório para os administradores das páginas.


4. Compartilhamentos semanais

É um relatório que permite observar as publicações mais compartilhadas em uma semana específica, registrando o que teve maior ou menor buzz naquele período de tempo. Com ele é possível identificar pontos a serem melhorados, principalmente para publicações impulsionadas, sendo corrigidas antes do prazo final do impulsionamento.


5. Curtidas por mês

Oferece uma visão mais ampla, permitindo identificar sazonalidade e a frequência de posts ao longo do mês, traçando comparações para reajuste de estratégias para campanhas mais longas.


6. Compartilhamentos por dia

Compartilhamento por dia gera um relatório identificando os dias com mais compartilhados, permitindo ao analista de social media ver se eles são decorrentes de impulsionamentos ou do engajamento orgânico.


7. Reações por semana

Mostra os resultados semanais para uma campanha, identificando se o engajamento com o público foi mais positivo ou negativo. Assim como acontece no caso das reações por dia, é uma métrica disponíveis apenas para CRM.

 

8. Clicks por hora 

Mostra quantos cliques foram conquistados em cada hora do dia, permitindo identificar o horário em que o público interage mais com as publicações da página. Saber o horário de maior engajamento pode ser o diferencial para o sucesso do engajamento nas publicações.


Apesar de parecer um processo simples, conquistar maior engajamento nas redes sociais depende de estratégias bem desenvolvidas e constantemente testadas e ajustadas, acompanhando o comportamento do público. Assim, é a melhor solução é sempre buscar o suporte de uma agência especializada.

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