(17) 3308-2526 ou 9 9673-5105 - Segunda a Sexta - 08:30 às 17:00

contato@sunsetweb.com.br

Como aumentar o engajamento no Facebook?

Facebook em 08/10/2018

Como aumentar o engajamento no Facebook?

Aumentar o engajamento no Facebook é uma das metas de todas as empresas que utilizam essa rede social. Buscar por formas de criar uma interação com as bilhões de pessoas que lá estão é essencial para o sucesso dos negócios.

 

Conquistar likes, comentários, compartilhamentos, visualizações, cliques e conversões é um grande desejo. Mas é possível utilizar ações simples para fazer com que este engajamento cresça no Facebook?

 

Sim, é possível. Veja algumas dicas para aumentar o engajamento no Facebook:

 

1.   Celebre os feriados 

 

O engajamento está diretamente ligado à relevância dos seus posts no Facebook. Grandes feriados e datas comemorativas têm esse poder. Uma mensagem criativa, divertida e diferente faz com que as pessoas sintam vontade de interagir.

 

2.   Comece um grupo no Facebook

 

Páginas e grupos são coisas diferentes. Páginas são vistas como algo mais pessoal, reduzindo um pouco a interação do público. Já os grupos tem um tom de posse comunitária, incentivando maior engajamento.

 

Mas não crie grupos sobre o seu negócio e sim sobre o tema com o qual você trabalha. Alí você pode colocar informações sobre o tema, criando conteúdos relevantes e interessantes.

 

3.   Faça quizzes e questionários úteis

 

Jogos de perguntas, testes personalizados e questionários sobre temas interessantes são uma boa forma de aumentar o engajamento de seus leads. Por meio deles, fica mais fácil interagir com o público, além de serem uma boa base de pesquisa de comportamento consumidor.

 

Muitas das informações descobertas podem, inclusive, se tornar oportunidades de negócios.

 

4.   Conte histórias intrigantes

 

Utilizar o storytelling é essencial para o engajamento. Histórias envolvem mais as pessoas e fazem com que elas queiram participar mais. Usar temas como superação, motivação, produtividade e outros elementos positivos podem fazer seus leads interagirem muito mais.

 

5.   Faça uso de muitos vídeos

 

Vídeos são muito mais atrativos para o público do que textos e imagens. Por isso, publicar vídeos no Facebook é essencial para quem quer aumentar o engajamento do público. Isso acontece porque, além da interatividade, os vídeos já incorporam a questão da história.

facebook engajamento

Claro que os vídeos só serão eficientes se forem interessantes, bem feitos e tiverem conteúdos relevantes e relacionados com seu negócio.

 

6. Agende suas novidades da forma correta

 

Postagens devem sair em um horário em que seja possível atingir o máximo de usuários. Para garantir que você acerte nas datas e horas, o Facebook oferece a ferramenta Facebook Insights, que mostra o movimento dos consumidores na rede social.

 

Por meio dessa ferramenta é possível descobrir mais corretamente quem é seu público, do que ele gosta e as melhores datas e hora para postagens.

 

7.   Confie na frequência correta

 

Após encontrar a hora e a data de maior fluxo de pessoas interessadas no seu negócio, lembre-se de manter uma frequência de postagem. Saber que haverá novidade na página cria nos usuários uma expectativa.

 

Com isso, o engajamento aumenta.

 

No entanto, essa expectativa também representa um risco. Uma vez que ela é criada, você deve se preocupar ainda mais com o conteúdo oferecido, evitando decepcionar os usuários.

 

8.   Responda ao máximo os comentários

 

Quando surge um comentário no Facebook eles são de pessoas que buscam por alguma informação, estão elogiando a postagem ou fazem alguma crítica. Nos três casos, não basta ignorar o que está escrito e de contentar com o fato de existir um comentário, principalmente no caso das críticas.

 

É essencial sempre responder aos comentários para que o engajamento seja proveitoso. Você deve tirar dúvidas que o prospect possa ter e agradecer elogios para que ele perceba que é importante para a empresa.

 

No caso de críticas e reclamações, a situação é mais complexa. Opiniões ruins podem criar uma péssima imagem para outros clientes. Tente entender o porquê da crítica e mostre que se importa com aquela opinião. Faça a gestão de riscos e não perca seu posicionamento.

 

9.   Análise resultados

 

De nada adianta estabelecer diversas estratégias de engajamento no Facebook se você não verifica se as estratégias estão dando resultado. Existem diversas métricas a serem analisadas e que podem oferecer insights importantíssimos para o posicionamento da marca em redes sociais.

Agência de Marketing Digital WhatsApp