​​​​​​​Whatsapp para Empresas

Whatsapp em 06 de fevereiro de 2018

​​​​​​​Whatsapp para Empresas

O WhatsApp liberou no Brasil a versão do aplicativo de mensagens para micro e pequenas empresas, o WhatsApp Business.

 

Esta versão serve como canal de comunicação entre negócios e clientes. “O WhatsApp Business é um aplicativo dedicado para Android, que é gratuito para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa”, explicou a empresa no lançamento.

 

Entenda como funciona

 

O aplicativo por enquanto só está disponível para Android. Para utilizá-la basta fazer o download na Google Play e preencher um cadastro. De acordo com os responsáveis pelo WhatsApp Business, não é necessário fornecer CNPJ. As únicas informações obrigatórias, são:

 

  • Número de telefone
  • Descritivo da empresa
  • Endereço

 

As empresas cadastradas no aplicativo podem ter uma "conta confirmada" e ganhar um selo verde ao lado do nome. Para isso, o aplicativo faz uma verificação se o número da conta corresponde ao telefone. Este selo verde é uma das grandes vantagem do aplicativo, pois transmite mais segurança para o cliente.

 

Os usuários comuns do app podem personalizar seus perfis, mas os dados expostos aos contatos são restritos. Isso permite que as empresas tenham mais informações sobre o seu próprio serviço de atendimento.

 

Podem ser alterados nome, imagem de exibição e o recado. As diferenças ficam mais visíveis nas configurações, com o WhatsApp Business você pode criar um perfil com:

 

  • Nome do estabelecimento
  • Horário de atendimento
  • Site oficial
  • E-mail
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Telefone de contato

 

Você pode ativar mensagens de ausência em horários específicos (“não estamos disponíveis no momento”), e também mensagens de saudação quando um cliente se comunicar pela primeira vez (“seja bem-vindo!”).

 

É possível também, configurar respostas rápidas. Por exemplo, para se despedir do cliente, digite /obrigado para dizer “agradecemos por utilizar nossos serviços!”.

E também dá para marcar mensagens com etiquetas, tal como no seu cliente de e-mail. Ou seja, é possível sinalizar chats com “novo pedido”, “pagamento pendente” e “entregue”.

 

O aplicativo oferece ainda outra novidade em relação ao app convencional: estatísticas. Há uma seção de estatísticas básicas, mostrando quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas. O WhatsApp promete oferecer dados mais detalhados no futuro — porém este recurso deve ser pago.

 

 

Dicas para começar a usar o Whatsapp Business

 

 

1. Tenha um número específico

 

Nada de usar o seu número de celular pessoal para o serviço. Tenha um número e um celular só para o atendimento que será feito via Whatsapp.

 

2. Deixe que o seu cliente tome a iniciativa

 

Caso o seu cliente deseje receber esse tipo de atendimento, ele deverá ter que no mínimo, autorizar. Jamais entre em contato ou inicie uma conversa sem autorização prévia.

 

3. Tenha uma equipe treinada

 

Treine os seus funcionários para realizar o serviço. Além do uso da ferramenta, é necessário também usar uma linguagem adequada, nem tão formal, nem informal demais. É preciso também se preparar para as reclamações que poderão vir.

 

4. Não seja amador

 

Há muitas empresas que oferecem soluções já prontas para atendimentos via Whatsapp. Vale a pena dar uma olhada no mercado.

 

5. Não faça uma ação isolada

 

De alguma forma, você deverá integrar os atendimentos realizados via Whatsapp com os demais atendimentos realizados por outros canais como por exemplo, e-mail, telefone, presencial. É fundamental para o sucesso da sua empresa manter um histórico atualizado de seus clientes.

 

6. Se prepare para responder

 

Quando se cria um novo canal de relacionamento, se faz necessário se preparar para as demandas que vierem. Pode ser que você tenha pouca procura, ou uma procura além do esperado. Tenha um plano B, caso isso aconteça. Uma boa maneira de lidar com isso é configurar um chatbot que possa lidar com solicitações típicas de clientes automaticamente. O construtor de bots do WhatsApp da SendPulse ou outra ferramenta similar permitirá que você faça isso facilmente sem contratar um especialista.

 

7. Estabeleça um horário

 

O Whatsapp é um canal de troca de mensagens. E este fator, fará com que o seu cliente exija respostas imediatas. Se você não tiver essa disponibilidade, deixe claro quanto tempo leva para que a sua empresa responda e estabeleça um horário de atendimento.

 

8. Ofereça também outros serviços

 

Além de criar um espaço para interação com o seu cliente, você também poderá oferecer outros serviços, como acompanhamento de pedidos, caso sua empresa seja um e-commerce, por exemplo.

 

9. Avalie o resultado.

 

Faça avaliações periódicas do uso do Whatsapp como ferramenta empresarial e análise:

 

  • Houve aumento das minhas vendas?
  • Economizei com outros canais como telefone e esforços de vendas presenciais?
  • Meu cliente ficou satisfeito?

 

10. Utilize listas de transmissão e não grupos

 

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.

 

11. Utilize o WhatsApp Web

 

Se você não sabia é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, chamado WhatsApp Web.

 

Esse processo é relativamente simples: Com seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.whatsapp.com/ oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.

 

12. Usar o stories para ações de impacto

 

Essa ferramenta recém-inaugurada no WhatsApp é ideal para desenvolver promoções exclusivas. Por ficar durante 24 horas no ar, auxilia na produção do senso de urgência no público de interesse.

 

No stories, é recomendável ser o mais sucinto e objetivo possível. Se você achar que precisa colocar mais dados, inclua somente o número da sua empresa e peça que entrem em contato.

 

13. Desenvolva vídeos especiais

 

Uma das premissas do marketing é falar com o público no canal que ele mais usa, neste caso o celular. Logo, nada mais coerente do que explorar esse aplicativo de tal fomra. Você pode mostrar suas instalações e divulgar lançamentos, entre outros assuntos que tenham um apelo visual.

 

O marketing é uma das áreas mais importantes para o sucesso de um negócio. Entretanto, colocá-lo em prática pode ser bastante desafiador. Por esse motivo, adotar o WhatsApp Business pode se uma ótima opção.

 

As ações de marketing demandam uma atenção que os gestores não conseguem dedicar tanto quanto gostariam. E o preço acaba vindo em forma de resultados insatisfatórios. Se você quer economizar tempo e ver seu negócio decolar, esta versão do aplicativo pode ser o ponto certo.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade