(17) 3308-2526 ou 9 9673-5105 - Segunda a Sexta - 08:30 às 17:00

contato@sunsetweb.com.br

Golpe no WhatsApp. FIQUE ATENTO!

Whatsapp em 15/03/2018

Golpe no WhatsApp. FIQUE ATENTO!

Fique ligado! Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp. Aproveitando a chegada da Páscoa, a mensagem promete até R$ 800 para compra de chocolates.

 

A proximidade com a Páscoa reacendeu o sinal de alerta contra golpes e fraudes que circulam nas redes sociais e no WhatsApp. A bola da vez é uma falsa promoção que promete dar um vale-presente de R$ 800, para ser trocado por chocolates de Páscoa. Mas, na verdade, apenas deixa o seu dispositivo exposto à ação de pessoas mal-intencionadas.

 

Enviado por mensagem de WhatsApp, o golpe pedia que as pessoas respondessem a três perguntas sobre Páscoa:

 

  1. Qual presente é comum receber na Páscoa?
  2. O coelho da Páscoa simboliza o quê?
  3. Que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?

 

Tanto a URL que está circulando pelo aplicativo de mensagens quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito.

 

Pelos cálculos da empresa, ao menos 309 mil pessoas foram atingidas pelo golpe do chocolate de Páscoa nas últimas 24 horas.

 

Para não cair nessas armadilhas, o especialista recomenda a adoção de programas de segurança que disponibilizam a função anti-phishing – para bloquear a tentativa de roubo de dados. Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas que elas indicam pertencer.

 

 

Caí no golpe. E agora?

 

 

Você tomou todas as precauções necessárias, mas mesmo assim acabou sendo cadastrado em algum serviço de mensagens pagas ou teve seu smartphone infectado por algum malware? Calma, há solução para esses problemas.

 

  • Alerte seus contatos

 

A primeira coisa a fazer é alertar toda a sua lista de contatos sobre o golpe, principalmente os contatos com quem você compartilhou a mensagem mal-intencionada. Faça isso o quanto antes para evitar que eles também se tornem vítimas da emboscada.

 

  • Cancele os serviços

 

Depois disso, é hora de cancelar os serviços nos quais o seu número foi cadastrado. Você pode fazer isso ligando diretamente para a sua operadora e relatando o que aconteceu. As empresas de telefonia têm a obrigação de revelar os serviços em que o cliente está cadastrado. Lembre-se de anotar os números de protocolo das ligações para que você possa cobrar as operadoras caso venha a ter algum problema.

 

  • Instale ou atualize seu antivírus móvel

 

É melhor prevenir do que remediar. Instale um antivírus em seu smartphone e certifique-se de que ele esteja sempre atualizado. Caso não saiba qual programa instalar, nós montamos uma lista com os melhores antivírus para Android. Para iPhones, as melhores opções atualmente são o Avast e o Avira.