Você sabe o que é SEO on e off page?

SEO Básico em 20 de março de 2019

Você sabe o que é SEO on e off page?

Todos sabem que SEO são estratégias voltadas para fazer com que os conteúdos de uma página gerem melhores resultados. A otimização do SEO garante que a página seja melhor ranqueada em ferramentas de busca e, assim, chegue mais facilmente a quem procura sobre o tema.

 

Existem dois grupos de estratégias SEO que, quando trabalhadas juntas, garantem a otimização dos resultados: SEO on page e SEO off page. Entender as diferenças entre os dois é essencial para conseguir trabalhar as páginas para que sejam amigáveis a buscadores como o Google.

 

Diferença entre SEO On Page e SEO Off Page

 

Entender a diferença entre os dois tipos de SEO é bem fácil. O on page inclui todas as estratégias que podem ser controladas pelo webmaster e na produção de conteúdos. É o que você faz pela sua página para otimizar o ranqueamento dentro do Google e outras páginas de busca. Aqui entram todos os códigos, palavras-chaves, textos de blog, meta description e diversos outros elementos.

 

Em oposição a essa descrição está o SEO off page. Ele corresponde a todos os elementos que não estão sob o controle direto de quem trabalha com o site. Links em outros sites para a sua página, ou backlinks, tráfego conseguido, tempo de permanência dos usuários e outros. São coisas que você não consegue mudar apenas abrindo o painel de edições, o que não significa que não podem ser otimizados.

 

Importância do SEO on page e off page no ranqueamento

 

A importância de um bom ranqueamento da página em buscadores como o Google não é mais um tema que se discute. Apesar de ser possível comprar anúncios na primeira página, ter resultados orgânicos bons é essencial. A maioria das pessoas que utilizam o Google para busca raramente passa para a segunda ou terceira página de buscas.

 

Ser uma marca que alcança resultados digitais é, então, essencial para a própria sobrevivência da marca. Afinal, se você não aparece nos resultados poucas serão as pessoas que acessam sua loja ou ficam sabendo que sua marca existe.

 

Você sabe o que é SEO on e off page?

 

O SEO é essencial para que a primeira página seja alcançada de maneira orgânica. A medida que seus elementos on page, como a URL, meta title e description, palavras-chave nos textos e outros, são otimizados, melhor é a classificação nos algoritmos.

 

O mesmo ocorre com o SEO off page, já que ele, por ser um elemento externo, é o que mostra para o Google que sua página é considerada relevante por outros sites (que devem ser relevantes) e pelos usuários.

 

E não esqueça: os custos para uma campanha eficiente no Google Ads é alto e, sem o SEO adequado, jamais terá os mesmos resultados que uma página bem trabalhada.

 

Faça ao menos o básico

 

Ok, você está sem tempo e sem dinheiro para investir no SEO do seu site. Ao menos faça o mínimo, cuide dos principais aspectos para não ter sua marca prejudicada. Tomar cuidado para que o conteúdo colocado no blog seja de qualidade não é difícil, basta escolher um bom redator e temas interessantes na sua área de atuação. Selecionar as palavras-chave mais eficientes, pensando em quais termos seus clientes utilizam é uma boa ideia e que não exige tanto esforço assim.

 

Essas ações parecem básicas e óbvias, mas fazem toda a diferença no momento de otimizar os resultados do SEO on page. O SEO off page exige mais cuidado e investimento, claro, já que depende de terceiros. No entanto, verificar quais sites tem citado suas páginas e ver se eles têm uma boa reputação é algo que não dificulta tanto a vida.

 

O importante é pensar, sempre, no cliente e no que eles esperam. As avaliações dos buscadores tomam como base o comportamento das pessoas que pesquisam. Se você tentar enganar os algoritmos, em algum momento será penalizado.

 

Sim, isso é possível, são as práticas black hat que já comentamos aqui no blog.

 

Com um pouco de empenho e atenção você pode melhorar muito os resultados da sua página, então esteja sempre atento.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade