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SEO para seu blog: diferencial para o marketing digital

SEO Básico em 03/12/2018

SEO para seu blog: diferencial para o marketing digital

Construir um blog de qualidade não é tarefa fácil. Mais do que construir conteúdos otimizados para SEO é essencial pensar em outros detalhes, que podem ser o diferencial no momento de tornar seu conteúdo relevante.

 

Já trouxemos para vocês algumas dicas de como usar o SEO para melhorar os resultados do seu blog. Mas ainda existem outros elementos que podem ajudar muito a conquistar mais visibilidade.

 

1. Otimização de Blog para Mobile

 

Não existe mais ambiente digital sem considerar o universo mobile quando os usuários, cada vez mais, acessam conteúdos pelo celular. Por isso, não é mais possível construir páginas de blog sem pensar em sua responsividade do conteúdo.

 

Pense sempre em construir conteúdos fáceis de serem lidos nesses dispositivos:

 

  • Utilize subtítulos para que seu leitor encontre o item que procura de maneira mais rápida no post;
  • Construa um design agradável e intuitivo;
  • Considere a tela reduzida no momento de definir posição e itens dos menus.

 

Seu blog só terá relevância se for de fácil acesso a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

 

2. Velocidade de carregamento do post do seu Blog

 

Se é muito difícil ou demorado abrir uma página, o usuário acaba desistindo de acompanhar aquele conteúdo. Assim, analisar a velocidade de carregamento do seu blog é essencial e pode ser feito com a ferramenta PageSpeed Insights, oferecida gratuitamente pelo Google.

 

Lembre-se de medir o tempo de carregamento tanto da versão mobile quanto da versão para desktop. O comportamento de uma página nesses dois espaços pode ser diferente e otimizar uma página depende de entender cada um deles.

 

Existem diversas formas de melhorar a velocidade de carregamento de uma página. No mobile a melhor alternativa é criar páginas AMP (A Mobile Page). Ela é construída diretamente dentro do Google utilizando apenas as informações mais relevantes do post ou site, o que faz com que fiquem mais leves.

 

3. Revisão externa

 

Uma revisão bem feita dos conteúdos evita uma série de erros, desde gramática e ortografia, até  formatação e destaque de palavras-chave. Conteúdos bem estruturados e bem escritos são essenciais para o SEO de um blog e entregá-lo para outra pessoa revisar pode ser o diferencial que falta.

 

SEO para seu blog: diferencial para o marketing digital

 

Uma pessoa que não está familiarizada com o texto percebe mais erros e identifica passagens confusas com mais facilidade. Se você não puder entregar o texto para que outro revise, ao menos deixe que ele descanse por um ou dois dias antes de revisá-lo.

 

4. Divulgação

 

Produzir conteúdos de qualidade para seu blog é apenas o primeiro passo, afinal, de que adianta um conteúdo incrível que ninguém sabe que existe? Marketing de conteúdo é muito mais do que produzir. Ele depende de divulgação.

 

Existem diversas possibilidades de divulgação, começando pelas redes sociais. Para blogs do segmento B2B, a divulgação no LinkedIn pode ser o maior diferencial. Já para os conteúdos B2C e para um público mais jovem, é indispensável a presença no Facebook e Instagram.

 

Links Patrocinados, impulsionamentos e campanhas bem segmentadas em redes sociais e no Google podem ser o diferencial para o seu blog. Tenha focos específicos para cada uma das campanhas, principalmente para as pagas. Objetivos claros são essenciais no momento da divulgação.

 

5. Análise dos Resultados

 

Conquistar sucesso na internet com seu blog, apesar de todas as dicas de produção de texto, marketing digital e SEO não é tarefa fácil. Seus primeiros textos provavelmente não vão alcançar o resultado desejado.

 

Para alinhar sua comunicação, divulgação e conteúdos e ter melhores resultados é essencial sempre analisar os dados que você possui. Utilize as diversas ferramentas de métricas disponíveis para compreender o que tem atraído ou não usuários para sua página.

 

Mais do que olhar para sua página, lembre-se de observar seus concorrentes. Veja o que eles têm feito e que tem dado sucesso e utilize como um guia para corrigir suas estratégias.

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