SEO para blog: como tornar seu conteúdo mais relevante

SEO Básico em 28 de novembro de 2018

SEO para blog: como tornar seu conteúdo mais relevante

“Sua marca precisa produzir conteúdo para criar engajamento e melhorar os resultados”. Não é uma frase rara de se ouvir. Mas mais do que produzir conteúdos de qualidade e relevância, é importante saber como apresentar ele para os usuários e para o Google.

 

Com técnicas de SEO bem aplicadas, é possível melhorar ainda mais os resultados do seu blog e garantir engajamento e melhores resultados.

 

Veja 7 dicas de otimização de SEO para seu blog

 

1. Introdução

 

Quase ridículo comentar, mas é o primeiro contato efetivo do leitor com o texto. É na introdução que você convence o leitor de que seu texto vale a pena. Apresente para ele o assunto que vai ser discutido de maneira interessante e deixando clara a palavra-chave que será trabalhada. Assim, ele sabe o que esperar do seu texto e fica mais motivado a continuar.

 

Palavras-chave na introdução são, também, uma forma de melhorar a relevância do seu texto nas pesquisas orgânicas.

 

2. Título do post e H1

 

Ainda que muitos achem que é a mesma coisa, título e H1 são coisas diferentes. O título do post tem pouco peso para o SEO, ainda que seja essencial para engajar o leitor. Já a H1 é essencial para os resultados de busca, é ele quem oferece um resumo do texto para que os buscadores entendam do que se trata. A H1 age como um subtítulo para o texto, uma frase introdutória antes da introdução em si.

 

Lembre-se de não deixar os dois iguais, diferenças semânticas entre H1 e título são essenciais para melhorar os resultados.

 

3. Header (H2)

 

Seu post deve ser subdividido em capítulos. Eles fazem com que a filtragem das informações se torne ainda mais eficiente para que os motores de busca entendam o conteúdo. Cada capítulo deve ser marcado e diferenciado do corpo do texto, essa é a função do H2. Usar variações da palavra-chave é uma das melhores maneiras de otimizar essa tag.

 

Esse elemento é importante porque, mesmo que o leitor decida não ler seu texto, ele, com certeza, vai ler as H2. Quando elas são bem desenvolvidas, eles podem mudar de ideia sobre não ler o texto, chamar a atenção para algum tópico interessante.

 

4. Meta-Description

 

A meta-description é o resumo do seu post que aparece no Google logo após o título. É essencial que ela contenha as palavras-chave que serão trabalhadas pelo post.

SEO para blog como tornar conteúdo mais relevante

O objetivo da meta-description é mostrar ao usuário que naquele texto ele encontrará os detalhes da informação que está procurando. Além disso, ela informa aos motores de busca sobre a otimização do seu site em relação à sua palavra-chave.

 

5. Links internos

 

Criar links entre os conteúdos do seu blog é uma estratégia muito eficiente para demonstrar para o Google que seu site tem autoridade. Além disso, oferece caminhos de navegação dentro dele para os usuários, de forma que eles permaneçam por mais tempo.

 

Apesar de ter baixo impacto nos SEO, é um elemento que pode ajudar muito no relacionamento. Quanto mais valor sua página demonstra ter na hora de informar, mais os usuários voltarão e mais relevância você ganha.

 

Links são inseridos em palavras, chamadas de texto âncora. Elas devem se relacionar com o assunto para onde o link enviará o usuário, deixando claro para onde ele será redirecionado.

 

6. Alt-tag

 

Alt-tag é uma forma de otimizar as imagens do post. Fotos possuem muitos elementos e os buscadores não são capazes de ler essas imagens. Assim, a alt-tag vem como uma forma de explicar aos buscadores o que aquela imagem apresenta.

 

Com a alt-tag você cria uma descrição, desenvolvida por meio de palavras chaves, para explicar o que é aquela imagem. Assim, quando alguém estiver procurando por imagens que tratem de um tema específico, a sua será uma delas.

 

Claro, sua importância não está apenas em quando pessoas estão buscando imagens. Nas buscar comuns, ter uma imagem que utilize as palavras-chave do texto na alt-tag vai otimizar os resultados da página.

 

7. CTA – Call to Action

 

Não basta oferecer um conteúdo ao seu público-alvo e deixar o relacionamento entre ele e a sua marca morrer ali. Use um CTA, uma chamada para a ação, para levar seu cliente para algum lugar. 

 

Existem diversas opções, que variam de acordo com seus objetivos. Se você deseja aumentar o tráfego no seu blog, coloque um CTA para um post relacionado. Para conseguir dados de cadastro, ofereça um e-book e crie um formulário em uma Landing Page para que ele preencha e baixe o conteúdo. Você pode, ainda, direcionar ele para uma loja virtual (com produtos relacionados ao texto) ou para suas redes sociais.

 

O CTA é o momento de criar engajamento com o usuário e mostrar que você tem muito mais a oferecer além daquele texto.

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