SEO para blog: como monitorar a performance?

SEO Básico em 26 de dezembro de 2018

SEO para blog: como monitorar a performance?

Garantir resultados para as estratégias de SEO do seu blog, depende de monitoramentos mais precisos da performance. Para que você saiba o que tem funcionado, quais as oportunidades que podem ser aproveitadas e quais as falhas é essencial estar constantemente avaliando resultados.

 

Existem diversas ferramentas que auxiliam nesse monitoramento, oferecendo recursos que permitam compreender a evolução do seu blog de maneira clara. Muitas delas buscam nos concorrentes a base de comparação para melhorar seu SEO, o que torna o ranqueamento ainda mais eficiente.

 

Conheça as principais ferramenta aqui e melhore o SEO do seu blog com muito menos esforço.

 

Ferramentas de monitoramento para SEO em blog

 

1. Google Analytics

 

Google Analytics é a ferramenta mais importante para qualquer empresa que use estratégias de marketing digital para seus negócios. Ela oferece uma visão completa das principais métricas existentes, ajudando a alinhar as ações para obter melhores resultados. Com dados sobre audiência, comparativos por tempo e configuração de metas, garante uma visão clara do negócio, incluindo conversões.

 

Para os blogs, ela se torna ainda mais indispensável,  garantindo uma série de métricas que permitem acompanhar a rotina do blog com maior eficiência. As principais métricas oferecidas para blog são:

 

  • URLs mais acessadas (geral e por período);
  • número de sessões (diárias, semanais e mensais)l;
  • tempo médio de permanência no site como um todos e nas principais URLs;

 

2. Google Search Console

 

O Google ainda oferece a Search Console, ferramenta voltada para o acompanhamento de dados relevantes dos blogs e que corrige erros e acelera as demandas de indexação das páginas. Seus principais recursos para performance são:

 

  • Search queries, que mostra quais buscas levam usuários para seu blog;
  • Sitelinks, apresentando os links que são indesejados e devem ser removido ou evitados;
  • Web crawling errors, mostrando os erros que o buscador identificou nas suas páginas.

 

3. SEMrush

 

Esta é uma das principais ferramentas disponíveis para quem quer garantir um SEO de qualidade para o blog. O SEMrush oferece, como principal serviço, uma base de pesquisa de palavras-chave, mas o que poucos sabem é que a ferramenta está repleta de recursos de monitoramento.

 

Pesquisando seu domínio na plataforma, a ferramenta apresenta:

 

  • quais palavras-chave trazem mais tráfego para o blog;
  • palavras-chave que os conteúdos estão ranqueando;
  • custo estimado de PPC de acordo com o tráfego orgânico;
  • número e análise de backlinks.

 

As tabelas de resultados de análise são detalhadas e completas, com gráficos bem desenvolvidos e fáceis de compreender e acompanhar. Além disso, é possível utilizar seus recursos para obter análises sobre outros blog e criar comparativos entre os domínios.

 

SEO para blog: como monitorar a performance?

 

Dessa forma, por meio de uma comparação entre número de palavras-chave, tráfego e posições orgânicas você consegue identificar, entre as estratégias de seus concorrentes, oportunidades de otimização para seu blog.

 

4. MozBar

 

Com versões gratuitas, o MozBar é uma extensão de navegador que analisa os domínios selecionados, dando notas de 0 a 100 para avaliar a confiabilidade do link. Quanto mais alta a nota, mais confiável a página é. A confiabilidade das páginas é essencial para alcançar resultados melhores em buscadores.

 

A nota dada pela ferramenta avalia volume e confiabilidade de backlinks, resultado orgânico da página e consistência do blog. Ela avalia não apenas sua página, mas pode ser configurada para avaliar os principais blogs concorrentes, o que oferece uma visão mais ampla de seu posicionamento.

 

5. Screaming Frog SEO Spider

 

Screaming Frog SEO Spider é uma ferramenta para auditoria completa de SEO. Com ela é possível identificar os pontos onde falhas ocorrem de maneira automatizada em diversas URLs. Assim, o trabalho de otimização de SEO se torna mais ágil, deixando o profissional livre para cuidar de outros elementos.

 

Erros de SEO causam grandes prejuízos para os resultados e ranqueamento. A correção automática desses erros economiza tempo ao mesmo tempo que melhora os resultados da página.

 

6. Majestic SEO

 

Focada na análise de backlink, o Majestic SEO tem versões gratuitas muito eficiêntes para que você analise sua página. Ela oferece diferentes métricas de análise de desempenho, principalmente:

 

  • número total de backlinks;
  • domínios de referência;
  • páginas referenciadas;
  • âncoras usadas.

 

Além disso, oferece métricas para avaliar a qualidade de um domínio na hora de definir as propriedades de um link building: Trust Flow e Citation Flow. A primeira métrica mostra a autoridade e confiança dada a um domínio, enquanto a segunda calcula a qualidade do domínio com base no número de citações que o domínio recebeu.

 

7. Google Page Speed Insights

 

Ferramenta voltada para avaliar o tempo de carregamento de uma página, o Google Page Speed Insights é, muitas vezes, deixado de lado e considerado como menos importante. No entanto, o bom desempenho de um blog sofre muita interferência da experiência que o usuário tem na página e é nesse ponto que a ferramenta mais ajuda.

 

Intuitiva e prática, ela a ter uma visão do seu blog do ponto de vista do visitante, ajudando você a corresponder às expectativas dele. Acredite, os buscadores consideram muito elementos associados à experiência do usuário no momento do ranqueamento. Nela, também é avaliada a qualidade da responsividade da página.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade