Marketing de Serviços: O que é e Qual Sua Importância para a Sua Empresa?

Marketing Digital em 23 de maio de 2022

Marketing de Serviços: O que é e Qual Sua Importância para a Sua Empresa?

Você já ouviu falar em “Marketing de serviços”? Essa ação consiste em um conjunto de práticas que agregam valor ao serviço ofertado por uma empresa, visando destacar os diferenciais da marca e convencer o cliente sobre a escolha de uma determinada empresa. 

 

Por meio da estratégia de marketing de serviços, é possível divulgar o negócio e garantir o máximo da satisfação dos consumidores e usuários na interação com a marca, o que traz benefícios para a empresa e a fidelização do cliente. 

 

Assim, o marketing de serviços é a estratégia certa para aquelas empresas que não vendem produtos, mas uma atividade ou serviço, como é o caso de empresas que realizam a terceirização de limpeza, assim como aquelas que estão relacionadas à segurança patrimonial, jardinagem, assessoria contábil, dentre outros.

 

Diante disso, neste artigo, você compreenderá sobre a importância do marketing de serviços para sua empresa, assim como os tipos de ações que podem ser realizadas.

 

 

Elementos de composição do marketing de serviços 

 

Para aplicar a estratégia e entender sua importância para o setor, antes é necessário compreender os 7 elementos que compõem o marketing de serviços. São eles:

 

  • Produto;

  • Preço;

  • Praça;

  • Promoção;

  • Processos;

  • Pessoas;

  • Palpabilidade. 

 

Vamos entender o que cada um deles representa?

 

 Todo tipo de serviço possui um produto, ou seja, um resultado que precisa ser gerado para o cliente, mesmo que seja intangível - não sendo encontrado em prateleiras físicas.

 

Por exemplo, no caso de uma empresa de manutenção de ar condicionado, o produto é agregar uma experiência positiva ao cliente, realizando o conserto do equipamento, de modo que o consumidor tenha bons resultados em seu ar condicionado. 

 

No caso do preço, está relacionado ao valor agregado ao serviço e o custo cobrado para exercer a atividade.

 

Nesse ponto, é importante falarmos sobre o desafio em inserir valor ao serviços, exatamente porque o cliente não vê o produto de imediato. 

 

Assim, é muito importante que ocorra uma avaliação do mercado, de modo que a empresa continue a lucrar, e também para entender os diferenciais que são importantes de destacar para transmitir a importância do serviço ao cliente no momento da contratação.

 

Em relação à praça, destacamos que esse termo diz respeito ao local onde se realiza o trabalho. Esse termo envolve também a determinação de prazos, logística, agendas necessárias, dentre outros aspectos de atuação. 

 

No caso da promoção, temos os elementos relacionados à comunicação com o público, que falaremos mais profundamente no próximo tópico. 

 

Já acerca dos processos, ressaltamos a importância das empresas conseguirem superar as expectativas do seu cliente, entregando uma boa experiência.

 

Ou seja, seja a sua empresa de transformadores de tensão (fornecendo serviços de eletricidade) ou uma consultoria de gestão de pessoas, é preciso trabalhar para que os processos sejam eficientes, seguros e satisfatórios para os clientes. 

 

Em relação às pessoas, é preciso qualificar os colaboradores que prestam o atendimento, bem como as equipes que vão até as empresas realizar o serviço. 

Essa qualificação é essencial, já que são os colaboradores que lidam diretamente com o público, representando a marca de forma mais direta.

 

Por fim, a palpabilidade trata das evidências de um trabalho e um serviço bem feito, que será divulgado pela empresa. Isso pode ser feito com fotos de serviços já realizados e feedbacks de outros clientes .

 

Ou seja, tornar o serviço palpável por meio de uma publicação nas redes sociais ou no site pode ser fundamental para fazer com que as pessoas entendam mais sobre o que sua empresa faz. 

 

 

Os tipo de Marketing de Serviço 

 

Agora que você já conhece o que é o marketing de serviço, é fundamental entender como ele pode ser aplicado em sua empresa. 

 

Dessa forma, separamos 6 estratégias de marketing de serviços que podem ser utilizadas para destacar seu negócio.

 

 

Inbound marketing

 

 

O inbound marketing é compreendido como uma ação do marketing de atração. Ou seja, consiste em uma prática de marketing que é direcionada para atrair e conquistar o cliente para o negócio, sendo aplicada principalmente na área digital. 

 

Dessa forma, é importante ressaltar que o inbound marketing não trabalha somente no entendimento sobre a captação do cliente, mas também em sua conversão e no próprio processo de vendas. 

 

Mais ainda, é muito importante compreender que o inbound marketing entende que o relacionamento com o cliente é um processo contínuo. 

 

Ou seja, seja sua empresa de engenharia civil ou de outro segmento, ela deve prezar por uma excelente experiência e contato com o cliente em todas as fases da jornada de compra, inclusive após a venda, de modo a fidelizá-lo. 

 

 

Outbound marketing

 

O outbound marketing consiste em uma prospecção ativa do cliente. Enquanto que o inbound marketing trabalha no processo de atração de forma passiva do cliente, o outbound entrará em contato diretamente, podendo alcançá-lo por meio de campanhas pagas. 

 

Dessa forma, os clientes em potencial são abordados, seja por um vídeo ou banner, a partir de um estudo que demonstra o perfil ideal de cliente para uma determinada marca. 

 

Com esse conhecimento específico e segmentado do cliente, uma solução direcionada é oferecida e as campanhas são traçadas considerando essas especificidades. 

Ou seja, só receberá uma propaganda de serviços contábeis quem pesquisou algo relacionado a esse nicho.

 

Outro exemplo, aqui, empresas de segurança patrimonial podem entrar em contato com clientes em potencial e oferecer seus serviços, na área condominial, residencial ou empresarial. 

 

Diante disso, podemos afirmar que existe um processo de pesquisa constante desses clientes e seus hábitos, assim como uma prospecção, com o objetivo de segmentar. 

 

Também ocorre uma conexão entre os clientes e a marca, assim como uma qualificação dos leads, uma negociação e - consequentemente - a possibilidade de compra e venda de produtos e serviços. 

 

Neste caso, além de campanhas patrocinadas, é preciso evidenciar os conteúdos de valor e a importância do serviço oferecido. Assim, páginas de vendas diretas, como ocorre com produtos, são menos usuais.

 

 

Marketing direto

 

Outro ponto importante no marketing de serviços que merece destaque é o marketing direto. 

 

Essa é uma maneira bastante interessante de chegar até o consumidor, chamando a atenção por meio da produção de:

 

  • Folders;

  • Panfletos;

  • Folhetos;

  • Cartazes;

  • Convites;

  • Catálogos. 

 

Ou seja, o marketing direto trabalha com materiais impressos e com a comunicação visual feita para o cliente, além de banners, outdoors, busdoors, dentre outros elementos.

 

Apesar do ambiente digital ter relevância na sociedade, não podemos nos esquecer que peças físicas possuem importância.

 

Além disso, as empresas, como as que elaboram projetos de arquitetura, pode realizar uma ação direta para promover um evento e mostrar seus projetos, enviar malas direta, dentre outras ações que visem um contato pessoal com o cliente. Feiras são muito interessantes nesse contexto.

 

Isso é importante porque faz uma captação natural e presencial, sendo mais próxima, contribuindo para reforçar a credibilidade da sua marca. 

 

 

Marketing de relacionamento

 

O marketing de relacionamento tem uma conexão direta com o inbound marketing. Isso ocorre porque, nesse caso, o objetivo é fidelizar o cliente. 

 

Ou seja, a empresa cria relação de proximidade, além de oferecer algumas vantagens e benefícios para quem desenvolve essa relação. 

 

Para implementar o marketing de relacionamento em sua empresa, é muito importante desenvolver um plano de comunicação e marketing. 

 

Além disso, é importante que os colaboradores também sejam treinados, pois desde o primeiro contato do cliente com a marca, sua experiência já deve ser positiva, e os profissionais é que são responsáveis por reforçar essa boa imagem.

 

Se os clientes tiverem uma experiência positiva com o seu negócio, eles podem se tornar promotores da sua marca. 

 

Por isso, é fundamental que sua empresa busque um estreitamento dos laços com o cliente, buscando desenvolver boas relações e utilizar os mecanismos de comunicação para isso. 

 

 

Marketing de conteúdo

 

Para quem trabalha com marketing nas empresas, seja um negócio que realiza o conserto de equipamentos hospitalares, ou a implementação de estruturas para automação residencial, é fundamental pensar no planejamento e produção de conteúdos.

 

Não adianta ter somente um site e redes sociais. É preciso publicar um conteúdo que tenha qualidade e que seja relevante para o cliente, trazendo valor e relevância para o relacionamento e direcionando esse lead para a contratação do serviço.

 

Dessa forma, é fundamental que sua empresa desenvolva um conteúdo baseado nos interesses do público-alvo, assim como a partir da compreensão da fase em que a pessoa está na jornada de compra, considerando o objetivo da estratégia de marketing também.

 

Diante desse cenário, é importante que seu conteúdo seja um elemento que consiga atrair, envolver, engajar e trazer uma percepção positiva e de credibilidade em relação ao seu negócio. 

 

A partir dessa produção positiva, o conteúdo pode ser utilizado nas redes sociais e blogs da marca, sendo um canal para alcançar o público.

 

 

Marketing de redes sociais

 

Já sabemos o quanto as redes sociais são importantes na sociedade atual.

 

Milhões de usuários utilizam as redes sociais globalmente, o que faz com que esses meios sejam potenciais de vendas para as empresas. Por isso, algumas redes sociais merecem destaque são:

 

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Linkedin;

  • Tiktok.

 

Como cada uma dessas plataformas possui sua linguagem e particularidades, é fundamental compreender que é necessário produzir um conteúdo direcionado a atender o seu público que está nessas redes, conforme os formatos propostos.

 

Por exemplo, um escritório que presta serviços de assessoria contábil para empresas tem um público-alvo diferente de uma loja varejista infantil, e isso precisa ser considerado nas campanhas e conteúdos criados.

 

O marketing nas redes sociais é importante porque trata sobre o aumento da visibilidade da empresa, possibilidade de conquistar clientes, reforçar a autoridade da marca e, ainda, promover o negócio em um ambiente mais próximo dos potenciais clientes.

 

Para produzir o marketing nas redes sociais é importante que a equipe de comunicação realize alguns passos. 

 

A primeira ação é realizar o planejamento da ação de marketing, verificando o assunto, canal e formato, assim como a produção de um conteúdo segmentado. 

 

Também é importante trabalhar a interação com o público-alvo, comentando e compartilhando os feedbacks, investir em anúncios e links patrocinados e não esquecer de monitorar as ações para otimizar os resultados. 

 

Ao longo desse conteúdo você pode perceber que o marketing de serviços é bastante completo e pode agregar muitos benefícios para sua empresa. 

 

Diante disso, vale a pena investir na complexidade de ações que envolvem o tema ou verificar profissionais para o serviço, oportunizando novos contratos em seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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