Gerando tráfego com data-driven marketing e Google Analytics

Marketing Digital em 03 de dezembro de 2018

Gerando tráfego com data-driven marketing e Google Analytics

Data-driven marketing, como já comentamos no blog, é um modelo de marketing digital que toma como base os dados e informações que o negócio possui para desenvolver novas estratégias.

 

Toda e qualquer informação gerada, quando analisada de maneira correta, pode se tornar diferencial de negócios. Desenvolver estratégia com base em dados concretos é, sem dúvida, a melhor maneira de alcançar resultados. Isso porque, com elas, você tem uma noção mais correta de como seu público se comporta no meio digital e de que maneira ele pode ser impactado.

 

Uma das ferramentas que mais auxilia na hora de gerar tráfego com o data-driven marketing é o Google Analytics. Isso porque ele é capaz de fornecer um grande volume de dados e informações importantes no alinhamento estratégico do seu marketing digital.

 

Google Analytic como base para a aquisição de tráfego

 

O Google Analytics permite gerar dados sobre campanhas e postagens em diferentes canais. Assim, garante uma visão mais ampla do seu negócio na internet e permite obter informações relevantes para traçar estratégias de marketing digital.

 

É possível conseguir dados acessando a tela de relatórios e o menu “aquisição” do Google Analytics. Ali estão as informações sobre o tráfego de cada um dos seus canais, mostrando a performance obtida em cada um.

 

Por meio de comparativos entre períodos é possível identificar onde os investimentos tiveram mais resultado e, analisando os canais separadamente, entender o porque de um ter sido mais bem sucedido que o outro.

 

Dessa maneira, é possível ver qual canal está perdendo tráfego e reavaliar a importância dele para a marca, corrigindo o problema ou mudando completamente a estratégia entre os canais.

 

O Google Analytics permite ver onde o tráfego orgânico tem mais força e onde as campanhas pagas deram mais resultados. Com essas informações, é possível desenvolver uma estratégia de marketing mais embasada, que é o conceito de data-driven marketing.

 

Tráfego orgânico com data-driven marketing

 

O Google Analytics permite isolar os dados sobre o tráfego orgânico em sua plataforma. Dessa maneira, é possível observar melhor como a marca tem se posicionado em situações onde não existe investimento financeiro. Esses dados dizem respeito única e exclusivamente aos resultados que os conteúdos têm conquistados por si mesmos.

 

Um dos principais dados para aumento de tráfego orgânico com o data-driven marketing são as palavras-chave. Observar as informações sobre quais foram mais buscadas e levaram usuários até o site pode ajudar muito no alinhamento de estratégias. Oferece bases concretas para corrigir possíveis erros de SEO e otimizar os resultados no Google.

 

Observar quais elementos apresentaram quedas na comparação entre os meses é uma outra forma de criar estratégias eficientes pautadas em data-driven marketing.

 

Caso sua página esteja apresentando queda nos cliques e CRT, provavelmente o problema está em elementos textuais. Corrigir e otimizar URLs, titles e descriptions pode reverter essa situação.

 

Já se a redução do tráfego está associada ao posicionamento no Google que está em queda, é hora de rever o conteúdo das páginas. Provavelmente seus concorrentes estão apresentando conteúdos com melhor SEO ou seu conteúdo já foi atualizado há muito tempo, de forma que o Google não o ache mais relevante.

 

Mudar um pouco o conteúdo, torná-lo mais atrativo e publicá-lo novamente pode solucionar o problema. Assim, você melhora seu posicionamento no Google e, como resultado, ganha mais visibilidade.

 

É assim que o data-driven marketing atua para gerar tráfego. Ele utiliza as informações de ações já realizadas como base para identificar oportunidades e problemas, otimizando os processos para garantir melhores resultados orgânicos ou pagos, tornando seu negócio mais atrativo para o ambiente digital e para seu público.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade