Você conhece o Web Dev do Google?

SEO Básico em 29 de janeiro de 2019

Você conhece o Web Dev do Google?

Otimizar sites e SEO é o maior objetivo de todo negócio. Apenas com técnicas alinhadas e conteúdo relevante é possível conquistar uma boa classificação e posicionamento em resultados de busca.

 

Ainda que muitos profissionais saibam da importância de melhorar suas páginas, poucos são capazes de realmente identificar os problemas. Já imaginou se você tivesse à disposição do seu negócio uma ferramenta que avaliasse o seu site e apontasse os pontos problemáticos? Bom, não é?

 

Agora você não precisa mais imaginar. É exatamente isso que a Web Dev te oferece. O Google desenvolveu essa ferramenta para que ela realize auditorias e te ajude a tornar seu site cada vez melhor.

 

A auditoria para sites oferecida pelo Web Dev não é tão difícil de compreender, mas para te ajudar vamos explicar um pouco melhor. Acompanhe:

 

O que é o Web Dev do Google?

 

A ferramenta do Google permite identificar os pontos fortes e fracos em seu site ou blog, facilitando a otimização. Ainda em versão Beta, o Web Dev gera reports de performance levando em consideração as melhores práticas (linkar black hat) na internet.

 

O principal foco do Web Dev é a otimização de performances, como seu próprio nome sugere: Web Dev ou Web Development, que pode ser traduzido por Desenvolvimento Web.

 

Web Dev na prática

 

  • Performance
  • PWA (Progressive Web App)
  • Melhores práticas
  • Acessibilidade
  • SEO

 

Esses são os pilares dos resultados oferecidos na prática pelo Web Dev do Google. É apresentado, em números, o desempenho dos sites analisados, acompanhado de uma lista de pontos que podem ser melhorados.

 

Web Dev Google Sunset Web conheça

 

Mais do que apresentar os pontos onde estão as falhas, o Google mostra a prioridade (alta, média e baixa) que deve ser dada para cada um deles, além de oferecer um link para um tutorial que mostra como solucionar cada problema. Todas essas informações podem ser baixadas.

 

Entenda os pilares analisados pelo Web Dev

 

Performance

 

Analisa as diferentes métricas estabelecidas pelo Google e outros buscadores, observando o momento em que a página carrega. Além disso, mostra para você se existem erros no código, lentidão de carregamento ou se a responsividade da página é eficiente.

 

PWA

 

O Progressive Web App, ou Aplicativo da Web Progressivo, é a base de observação que mostra como esta a performance dos aplicativos utilizados pelo seu site. Observa a responsividade, complementando o pilar anterior, além de verificar a segurança e atualidade das funções.

 

Todos esses elementos devem funcionar independentemente do tipo de conexão utilizada pelo usuário, principalmente a segurança.

 

Melhores práticas

 

Usa como base os direcionamentos dos robôs de análise dos buscadores, observando dados desde o uso de Https até a forma como são inseridas e nomeadas imagens. São os elementos que mais afetam o posicionamento de sua página nos resultados de buscas.

 

SEO

 

Apresenta para você cada um dos elementos que devem ser otimizados para que as análises automatizadas de buscadores classifiquem seu site bem. Apenas com um SEO bem desenvolvido sua página será indexada e encontrada pelos buscadores e usuários. Além da indexação, o SEO analisa conteúdos e códigos.

 

Acessibilidade

 

Aqui a ferramenta mostra os problemas que podem tornar problemático o acesso de usuário, considerando diferentes fatores. Se seu conteúdo não está sendo acessado, não tem como ele se tornar relevante para usuários e, por isso, seus resultados nos buscadores é prejudicado.

 

 

Ainda que o Web Dev do Google seja uma ferramenta voltada para programadores e desenvolvedores, ela mostra diversos problemas que você mesmo pode resolver, mesmo se não for da área. Além disso, o fato de oferecer tutoriais das soluções torna o processo mais fácil ainda.

 

Faça sempre que possível uma análise do seu site com essa ferramenta e garanta os melhores resultados para seu negócio.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade