SEO local: o que é?

SEO Básico em 20 de março de 2019

SEO local: o que é?

Existem algumas técnicas de SEO que servem para criar estratégias otimizadas para pesquisas muito específicas ou dependentes. Uma das grandes novidades do momento é a presença cada vez maior da geolocalização faz com que as pesquisas sejam mais focadas.

 

No entanto, em lugar de pesquisas que usam o nome da cidade como palavra-chave, vemos um aumento de pesquisas com “perto de mim”. São pessoas que contam com a geolocalização para se focar em uma região mais específica.

 

Por isso, técnicas de SEO passaram a ser desenvolvidas para atender as especificidades de públicos regionais. Entre elas está o SEO local, que você vai ver a partir de agora:

 

O que é o SEO local?

 

O SEO local é o conjunto de estratégias focada em oferecer informações específicas para atender públicos regionais. Assim, buscam oferecer um melhor posicionamento nos buscadores com base em interesses de um público-alvo mais restrito e que seja o alvo real do negócio.

 

O SEO local utiliza informações de qualidades e atrativas para alcançar um público alvo restrito. Com isso, atende pessoas que estão em busca de negócios especializados, produtos e serviços muito específicos ou que tenham como prioridade a proximidade com a loja.

 

O SEO local não elimina a necessidade de estratégias de marketing abrangentes, como criação de conteúdos relevantes e otimizados no site e em blogs. O grande diferencial é que oferece ferramentas mais específicas para que sua marca tenha melhor desempenho nos resultados de busca. São estratégias que visam, principalmente, passar confiança para o cliente.

 

Descubra o NAP e sua importância

 

Não importa quão bons são os conteúdos, produtos e serviços que você oferece a seus clientes, sem informações claras não são garantidas não há resultado. NAP é uma sigla para Name, Adress e Phone Number, ou seja, nome, endereço e telefone. Para o SEO local, esses três dados são tão ou mais importantes que a maioria das informações existentes. NAP, na verdade, já é um elemento desatualizado. Os negócios atualmente, devem pensar em NAP+W, onde W é o website da sua marca.

 

Pense que o usuário está procurando um serviço ou produto que você oferece no Google e você está entre os resultados. Tanto para quem pesquisa quanto para o Google, a falta de informações de onde achar e como contatar a loja já é motivo para que o resultado se torne menos confiável e relevante.

 

A falta dessas informações é uma das maiores causadoras de desistências de compra. São elas que motivam o cliente a entrar em contato e te dão a oportunidade real de venda, já que o contato com você se torna tão mais fácil. O site, atualmente, é um dado essencial. Mesmo que você não seja um e-commerce, ter uma página com as informações sobre sua marca, seus serviços e produtos e as formas de contato é indispensável.

 

SEO local o que é

 

Atualize sempre que necessário e tenha certeza de que as informações são consistentes. Os resultados não são bons se cada página tiver uma informação diferente ou se o número de telefone estiver errado será ruim para os clientes você vai acabar perdendo a credibilidade e confiança e, com isso, posições nas buscas.

 

Lembre-se: seu cliente não consegue te localizar se você não colocar a informação correta e o Google não consegue ver o que está certo ou não, então tira pontos de sites com informações conflitantes.

 

Resenhas, classificações e notas são pontos positivos

 

Ter um espaço para receber opiniões e sugestões do cliente é essencial para otimizar o SEO local. Esses relatos e classificações aparecem nos resultados de busca e, para quem está buscando, servem como indicação e atestado de confiabilidade.

 

Claro, você sempre corre riscos de receber críticas. Não ignore essas mensagens. Considere todas as críticas e sugestões como uma nova oportunidade de melhorar e crescer. Sempre responda aos clientes com educação, agradecendo elogios e críticas, defendendo seu produto com calma e buscando melhorar a experiência do consumidor, principalmente do insatisfeito.

 

A rapidez em responder é um ponto importante. O Google avalia o tempo de resposta e considera essa relação como uma forma de ver se você é confiável ou não. Por isso, nada de levar semanas ou meses para ver o que seus clientes estão falando.

 

Lembre-se: um dos filtros existentes nos buscadores são os sites com notas, classificações e avaliações.

 

Sites responsivos: adapte-se às plataformas

 

Já deu para entender que uma das coisas mais avaliadas por sites de busca na hora de oferecer resultados é a experiência que o usuário tem, certo? Com o SEO local essa verdade não muda. Se o foco é oferecer lojas que tenham qualidade e confiança na web, a responsividade da página deve ser considerada.

 

Cada vez mais pessoas utiliza o androide para abria as páginas das lojas. O mobile tem se tornado a primeira tela para muitas pessoas. Com isso, sites que não se adaptem para o desktop e para o mobile sem perder a qualidade de apresentação das informações é perder confiança.

 

Além de ser ruim para sua classificação, é ruim para a relação com o cliente, já que torna mais difícil para ele encontrar as informações necessárias. Em muitos casos isso pode ser o diferencial para que ele desista de uma compra.

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