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Como otimizar palavras-chave?

SEO Básico em 05/06/2019

Como otimizar palavras-chave?

Uma das principais atividades do ser humano atualmente é fazer pesquisas online. E não estamos falando apenas pesquisas escolares, mas de qualquer tipo de pesquisa.

 

Tudo o que se deseja comprar, entender ou conhecer é buscado na internet, desde “como fazer macarrão?”, “quem lutou na primeira guerra mundial?” e “o que é toxoplasmose?”, até “quantos anos tem a mais velha pessoa do mundo?”, por exemplo.

 

O volume diário de pesquisas é muito grande e essas respostas estão espalhadas em diferentes websites. Então como encontrar o que se procura? É para solucionar esse problema que os buscadores, como o Google, existem. Eles utilizam palavras-chave para filtrar e oferecer aos usuários resultados para as pesquisas.

 

Entenda melhor sobre os buscadores e como utilizar as melhores palavras-chave para aparecer nos resultados.

 

Buscador Google

 

Surgido em 1998, esse instrumento de uso contínuo para pesquisas é hoje a maior plataforma de pesquisas e respostas do mundo. Não há uma pessoa que ainda não tenha usado o Google para saber alguma coisa e, claro, todos querem estar entre os resultados na primeira página dessa ferramenta de pesquisas.

 

A ferramenta usa diversas formas de busca de informações, então, quando um usuário pesquisa sobre algo, esses mecanismos de busca começam a funcionar para dar a melhor, mais rápida e mais correta resposta possível ao usuário.

 

Para filtrar os resultados, o Google combina as palavras-chaves que o usuário digitou com as que aparecem nas páginas.

 

Palavras-chave e a pesquisa semântica

 

Uma palavra-chave é palavra que resume o assunto de alguma coisa. Por exemplo, a pessoa que deseja comprar um tênis branco e precisa pesquisar valores pode ir até a caixa de pesquisa do Google e escrever “tênis branco valor”, essas são as palavras-chave.

 

otimizar palavras-chave SEO

 

O Google então sugere muitos resultados, o que só é possível por causa da pesquisa semântica. Essa pesquisa é uma técnica que interpreta o sentido e o significado das palavras e determina a intenção do indivíduo e o que ele quer saber. Desse modo, essa pesquisa acha as respostas e as mostra.

 

A pesquisa semântica, aliada aos algoritmos do Google (o mais atual é o Hummingbird que tem uma tecnologia que não só “lê palavras”, mas também “interpreta coisas e melhora os resultados), dão ao usuário respostas diversas e várias opções de site para que ele possa aprofundar mais suas pesquisas. E esses sites são de pessoas, empresas, instituições, organizações que querem ser vistos e lucrar com o Google.

 

Otimizando palavras-chave

 

Dessa forma, é extremamente importante que esses sites usem as palavras-chave corretamente, só assim elas passarão pela peneira do Google e conseguirão chegar aos usuários. Para isso, algumas dicas de como otimizar essas palavras são bem-vindas. Veja aqui as principais:

 

Perguntas com respostas diretas

 

As perguntas diretas são aquelas que o usuário coloca “qual?”, o quê?” e etc., ou seja, precisam de respostas diretas. Uma dica para os sites serem um dos primeiros na fila de resultados é otimizar alguns fatores, como responder perguntas o quanto antes no corpo do texto e mencionar a pergunta e depois a resposta e argumentar a resposta do decorrer do artigo. O principal é apresentar a resposta no começo do texto e aguçar a curiosidade do leitor no decorrer da leitura.

 

Perguntas com respostas curtas

 

Aqui a rapidez que a resposta aparece no texto também é crucial, mas ela precisa ser mais enxuta. Além disso, uma ótima dica nesses casos é que o texto esteja em formato de “perguntas e respostas”, assim o texto do site em questão será achado como ideal pelo Google com muito mais rapidez.

 

Perguntas com respostas longas

 

As respostas mais longas são as mais complexas, claro. As perguntas podem ser aquelas “Como pintar minha casa?” ou “Como fazer feijoada”, são perguntas mais complexas que precisam de respostas maiores. Nesses casos o site pode usar vídeos ou tutoriais. Os vídeos chamam muito a atenção do leitor, mas eles precisam ser sucintos e claros. Os tutoriais são os textos em forma de tópicos, o que também atrai muitos leitores, pois eles são textos mais diretos e que ajudam com mais rapidez a dúvida em questão.

 

As dicas que foram dadas são para os sites que querem otimizar e aparecer com mais frequência como resultado das pesquisas do Google. É importante ressaltar que o principal é que o site seja de qualidade e de confiança. O principal é manter a ferramenta com informações sólidas, adequadas, com ótimo português e com conteúdos verdadeiros. O leitor perceberá alguma informação suspeita e isso poderá arruinar o site, mantê-lo em ordem é primordial.

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