(17) 3308-2526 ou 9 9673-5105 - Segunda a Sexta - 08:30 às 17:00

contato@sunsetweb.com.br

Canibalização de palavras-chave: como evitar?

SEO Básico em 11/02/2019

Canibalização de palavras-chave: como evitar?

Como já vimos aqui no blog, Canibalização de palavras-chave é quando você possui em seu site duas páginas que usam as mesmas palavras-chave para ranquear. São páginas dividem cliques e autoridade, competindo no momento de melhorar o posicionamento no Google.

 

Agora é hora de compreender como é possível evitar a canibalização e corrigir situações em que ela acontece. Acompanhe:

 

Evitando canibalização de palavras-chave

 

Mais do que entender o que é o processo de canibalização, é essencial tomar medidas para que ela não aconteça ou gere problemas para seu site. Uma das melhores maneiras sempre será um planejamento eficiente.

 

Controlar os conteúdos e termos de pesquisa por meio de uma planilha é uma forma objetiva de evitar a canibalização. Além dessa prática, existem outras práticas que podem não só evitar, mas também corrigir erros e canibalização de palavras-chave.

 

1. Use a indexação semântica

 

Indexação semântica, ou LSI (Latent Semantic Indexing) é uma ferramenta do Google que procura, de maneira sutil, entender e se adequar às pesquisas do usuário. As palavras-chave escolhidas para cada conteúdo do seu site ou blog será incluída em pesquisas mais abrangentes.

 

São palavras que devem ser usadas ao longo do texto, em títulos e subtítulos, meta tag e alt tag. Tendo um controle das palavras-chaves utilizadas e de boas práticas na construção de textos, além de evitar a canibalização, será possível criar conteúdos mais interessantes e capazes de gerar melhores resultados.

 

Avaliar os resultados das buscas de palavras-chave pode ajudar também. Se para uma mesma palavra, mais de um texto com resultados parecidos aparecem na análise do seu site, seus resultados não estão competindo.

 

No entanto, se palavras-chaves parecidas geram resultados diferentes, é possível utilizá-las como base para novos conteúdos, criando mais oportunidades de resultados.

 

2. Cauda longa cria vantagens

 

É possível complementar cada vez mais os resultados de busca e direcioná-lo com conteúdos associados. A medida que você vai intensificando um conteúdo e complementando as palavras-chaves, seu conteúdo se torna mais relevante e evita a canibalização de palavras-chave.

 

3. Use o redirecionamento

 

Dois conteúdos complementares com bom redirecionamento podem ser enviados um para o outro. Assim, é possível mandar um usuário de um conteúdo mais antigo para o endereço correto.

 

Canibalização de palavras-chave: como evitar?

 

O uso dessa técnica faz com que o Google perceba qual é a página relevante e direcionará a autoridade e trafego para ela nos resultados de busca. No entanto, isso só é possível quando as duas páginas respondem ao mesmo resultado de busca, dividindo cliques e links.

 

Se forem conteúdos diferentes, usando palavras-chave diferentes, você pode ser penalizado.

 

4. Reestruture os links internos

 

Links internos são essenciais para orientar o Google sobre qual a página de maior relevância a ser considerada entre as que usam as mesmas palavras-chave. Colocando referência relacionadas e apontar sempre para a página mais importante é essencial.

 

Assim, na cauda longa, textos de topo de funil sempre vão ter links internos para conteúdos de fundo de funil, mais completos e específicos.

 

5. Combine conteúdos

 

Se você possui dois conteúdos de mesmo objetivo e muito parecidos, uma alternativa para eliminar a canibalização de palavras-chave é combinar esses conteúdos. Dessa forma, em lugar de dois artigos complementares, você passa a ter um mais completo. Os artigos originais devem receber um link interno para o texto mais completo, indicando que aquele é o artigo de maior relevância para aquele tema.

 

Não faça copia e cola. Reestruture o texto e as ideia pensando, principalmente, no leitor. Assim, você elimina conteúdos que disputam resultados, oferece um conteúdo mais rico, aumenta seu tráfego e resolve o problema de canibalização de palavras-chave.

Agência de Marketing Digital WhatsApp