E-mail marketing: como ter melhores resultados?

Loja Integrada em 05 de novembro de 2018

E-mail marketing: como ter melhores resultados?

E-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital para envio de e-mails para um banco de dados específicos, construído com o público com quem sua marca pretende se relacionar.

 

Ainda que muitas empresas tenham preconceito com essa ferramenta, ela se mostra uma mais eficientes para marketing e vendas, garantindo alto ROI com baixo investimento. Para e-commerces, as vantagens são ainda maiores, já que mostra um volume grande nas taxas de conversão.

 

No entanto, para que os melhores resultados sejam obtidos com o e-mail marketing é necessário considerar alguns pontos:

 

Otimizando o envio de e-mail marketing

 

A qualidade dos resultados do disparo de e-mail marketing depende, primeiro, da qualidade do banco de dados que você possui e da reputação do seu domínio. A qualidade da base de dados é calculada a partir do percentual de entrega, assim, listas com e-mails inativos, inválidos ou inexistentes são de baixa qualidade.

A classificação do seu domínio também é medida por essas listas. Se ele está sempre enviando e-mails marketing e tendo baixa taxa de entrega significa que ele não é considerado de confiança.

Por esse motivo, o melhor é construir sua própria base de dados, mantendo-a atualizada e com e-mails válidos e confiáveis, em lugar de comprar bases prontas. Para garantir a otimização da taxa de abertura, siga algumas dicas simples:

 

  • Respeite usuários que querem sair de sua lista de e-mails;
  • Utilize assuntos relevantes e abuse da criatividade no layout e textos;
  • Intercale textos com imagens.

 

Cuide do percentual de cliques

 

Para ter certeza do sucesso de seu e-mail marketing é essencial que, mais do que receber e abrir o e-mail, você incentive os destinatários a clicar nos links. Busque, então, por conteúdos persuasivos, que sejam de interesse do seu público.

 

Com esse conteúdo e os links, você leva seu público para o site, hotsite, landing page, rede social ou outro canal que sua campanha precisa para cumprir com os objetivos e esteja sendo promovido. Promoções são ótimas formas de conquistar cliques, principalmente para e-commerces.

E-mail marketing: como ter melhores resultados?

Para conquistar melhores resultados estude bem seu público.

 

Medindo resultados

 

Só é possível saber se uma campanha teve os resultados esperados com base no retorno e resultados que ela apresenta. Ao calcular os resultados do envio de e-mail marketing analise:

 

  • Percentual de entrega: quantos contatos dos seus bancos de dados receberam seu e-mail;
  • Percentual de abertura: quantos carregaram as imagens;
  • Percentual de cliques: quantos cliques foram recebidos, quantos foram os redirecionamentos para a página que a empresa desejava que fosse vista.

 

No percentual de abertura, a mensuração só pode ser feita por meio de imagens. No entanto, existe um mecanismo automático que insere uma imagem de tracking de 1px x 1px branca em e-mails que não possuem nenhuma, garantindo a contagem.

 

Cuidado com SPAM

 

Spam é uma classificação dada a e-mails que pode resultar no bloqueio ou envio para blacklist de seu IP ou, em casos mais graves, o bloqueio do domínio para envio de e-mails ou do próprio site.

 

Por esse motivo é essencial garantir que seu domínio tenha relevância e sua lista de dados esteja sempre atualizada, evitando essa classificação.

 

Além do banco de dados, existem outros elementos que podem resultar em uma classificação como SPAM.

 

  • Utilizar as palavras mail, e-mail, news, newsletter, clique aqui e curso grátis no assunto ou corpo do e-mail.
  • Pontos de exclamação e de interrogação em excesso nos textos.
  • Uso apenas de letras maiúsculas.
  • Textos dentro de imagens.

 

Nenhum desses elementos significa que seu e-mail vai ser considerado, imediatamente, um SPAM, mas acaba contribuindo com esse resultado.

 

Outro elemento que gera muitas reclamações está nas listas compradas, excessos e falta de atenção ao conteúdo. Quando usuários reclamam que recebem muitos e-mail, não se inscreveram para recebimento ou que o conteúdo é irrelevante, seu domínio perde relevância.

 

Tome cuidado no momento de criar seus e-mails, mas não deixe de investir nessa ferramenta para campanhas de qualidade e com bons resultados.

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