Ele acontece porque as companhias áreas vendem mais lugares do que o avião tem, com base em uma previsão de pessoas que desistem de viajar.
Overbooking é uma situação que o cliente da empresa aérea se encontra. Ela acontece porque as companhias áreas vendem mais lugares do que o avião tem, com base em uma previsão de pessoas que desistem de viajar.
Só que às vezes essa previsão falha, e nem todo mundo que comprou o bilhete consegue embarcar, aí está instalado o caos e as pessoas, os clientes prejudicados tem seus direitos na justiça quando isso acontece.
Como já foi dito o overbooking é uma situação bem incomoda, mas possível de ser evitada, ou pelo menos tentar:
Embora seja chamada de uma prática das empresas aéreas, ou seja um ato cotidiano considerado normal que envolve a realocação do passageiro e mesmo acontecendo bastante o que se pergunta é: É uma prática legal?
Não. Overbooking é ilegal e a empresa aérea deve responder juridicamente por isso, assim como nos casos de indenização por atraso de voo ou cancelamento. Os passageiros possuem direitos que estão citados na resolução 141 da ANAC. Caso tenham os seus direitos infringidos, os passageiros possuem o direito de exigi-los e a companhia aérea pode sofrer penalidades, caso não os cumpra.
Uma das regras que o passageiro deve seguir, para tentar evitar certos problemas é chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência para o embarque, caso o horário seja cumprido corretamente e, ainda assim, a empresa aérea informar que ele não poderá embarcar, porque o voo está lotado, ele poderá exigir os seus direitos, que se refere ao embarque pois está com a passagem comprada, paga.
Segundo a resolução 400 da ANAC, a companhia aérea tem o dever de dar auxílio material aos passageiros, no caso de overbooking no avião:
Algumas opções as empresas tem o dever de oferecer aos passageiros que estão nesta situação:
Overbooking e indenização por danos morais.
Se o passageiro sofrer Overbooking e tiver que ser realocado em outro voo, caso ele chegue ao destino final com 4 horas ou mais de atraso, ele tem direito a uma indenização pelos danos morais sofridos.
Em muitos casos, os danos de sofrer um Overbooking não se resumem apenas ao atraso de voo na chegada, mas também à perda de compromissos pessoais ou profissionais importantes, perda de reservas em hotéis ou passeios e, principalmente, ao estresse causado.
Tudo isso são fatores a mais para a busca de uma indenização por overbooking. É válido lembrar que, mesmo que o passageiro tenha recebido auxílio material, ele pode reivindicar uma indenização.
Guarde sempre o máximo de provas possíveis, como comprovante de compra no e-mail, cartão de embarque, vouchers oferecidos pela companhia, além de solicitar uma declaração de atraso de voo no balcão da companhia aérea, que servirá como prova em um eventual pedido de indenização.
Comprar sua passagem aérea, programar sua viagem, comparecer antecipadamente ao check-in e ser impedido de viajar é uma realidade que pode acontecer com muitas pessoas vítimas de overbooking. O overbooking costuma gerar inúmeros incômodos e prejuízos para os passageiros — que, por desinformação, não exigem os seus direitos.
Depoimentos
Dr Airport - © 2022 - Todos os direitos reservado
Dúvidas - Fale com o Nosso Atendimento
Clique para chamar no WhatsApp