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Tendências do SEO para 2019

SEO Básico em 25/02/2019

Tendências do SEO para 2019

Motores de busca, como o Google, sempre tentam oferecer os melhores resultados para o que está sendo procurado. A análise e classificação das páginas para oferecer como resultados depende de uma série de técnicas, chamadas de SEO.

 

Levando em consideração o conteúdo e marcações da página, palavras-chave escolhidas e muito outros elementos do código, o SEO faz com que sua página tenha mais relevância e se destaque entre os diversos resultados existentes.

 

Nada disso é novidade para quem trabalha na área, mas poucos sabem do grande destaque que o SEO tem ganhado nos últimos anos. Com 2019 começando, é bom saber as principais tendências na construção de conteúdo. Descubra quais elementos não podem faltar em suas páginas:

 

Conheça as principais tendências do SEO

 

É preciso entender cada vez mais como as pessoas buscam por resultados e como os buscadores leem o conteúdo para oferecer respostas. Conhecer os elementos que tem ganhado visibilidade, então, se torna essencial. Veja alguns dos principais:

 

Mobilidade é a regra do momento

 

Ter páginas que se adaptem de maneira eficiente para dispositivos mobile sempre foi importante, mas esse ano é indispensável. Nos últimos meses, o mobile tem se tornado a primeira tela para a maioria dos usuários. Por isso, não é possível mais pensar em construção de páginas focadas em desktop. Sua página tem que ser mobile-first.

 

O mobile é tão importante que o Google montou um sistema de indexação de páginas específico para ele. Claro, isso não significa que você não deve ter uma versão desktop, ela ainda é importante e deve existir. Mas o mobile ganha ranqueamento próprio, analisando usabilidade, velocidade de carregamento e muitos outros elementos.

 

Featured snippets: visual do momento

 

Esse novo formato é o queridinho do Google, oferecendo conveniência para os usuários que realizam buscas. Antigamente, toda página queria ser o primeiro resultado de busca, o featured snippets surge então como posição zero.

 

É um resultado que aparece em uma caixa de destaque, geralmente com um parágrafo do conteúdo a mostra, ajudando o usuário a saber se aquela página que o Google acredita ser mais relevante é realmente útil. Mas estar no featured snnipets do Google depende de um SEO perfeito. Você tem que trabalhar muito bem seu conteúdo para alcançar essa posição orgânica.

 

Carrossel de vídeo

 

Os resultados de busca, antigamente, mostravam 3 vídeos como resultados. Agora, sempre que a busca tiver relação com vídeos, são apresentados um volume maior em carrossel no topo da página. Com isso, você tem mais chances de aparecer nos resultados.

 

O destaque que vídeos tem ganhado não é mais novidade, por isso invista no marketing dos seus. Crie conteúdos de qualidade e capriche em títulos, descrições e transcrição para receber maior destaque, sempre focando na forma como aquele conteúdo é pesquisado por usuários.

 

Reputação da marca é tudo

 

Não é uma questão de ser popular, é de ter a confiança a reconhecimento dos consumidores. A confiabilidade da marca é uma das principais formas de ranqueamento no Google. O SEO oferece diversas ferramentas para a confiabilidade, entre elas o backlink.

 

Se muitos sites apontam para o seu, quer dizer que seu conteúdo é uma referência para o assunto e, dessa forma, confiável. Mas tome cuidado. Se as páginas que te mencionam têm pouca qualidade ou oferecem riscos, isso vai impactar nos seus resultados também.

 

SEO tendências 2019 Sunset

 

Visitas diretas são outro diferencial, afinal, só vai direto para um site quem já conhece e confia nele. Por isso, invista em destacar sua marca, fazer com que ela seja conhecida e respeitada.

 

Preze pela qualidade de conteúdo

 

Não basta ter muitos conteúdos, é preciso ter bons conteúdos. Textos em blog, vídeos, fotos e dados que sejam interessantes, chamem a atenção dos usuários e que engajem são essenciais. A decisão pelo formato e tipo de conteúdo deve estar alinhada ao seu público-alvo.

 

Crie conteúdos bem descritos e que sejam linkados a outras páginas do seu site, ajudando o Google a entender e classificar seu material para apresentar como resultado de busca e os usuários a encontrar de maneira prática o que procuram.

 

Utilize o “RankBrain” do Google

 

Essa tecnologia de aprendizado das máquinas, uma das vertentes da inteligência artificial, ajuda o Googel a avaliar seu site. O RankBrain avalia o número de cliques primeiros em um site e o tempo de permanência nele. Com isso, seu site ganha ainda mais relevância como resultado de busca.

 

Utilizar títulos bem elaborados e descrições eficientes pode ajudar a fortalecer esses resultados. A redação impecável de conteúdos e o uso correto de palavras-chave também são um diferencial. Faça conteúdos que criem no usuário a vontade de permanecer e fuçar cada vez mais nas suas páginas, colocando-a como primeira opção na hora de voltar para aquele tema.

 

Utilize palavras-chave LSI em seu conteúdo

 

Latent Semantic Indexing ou indexação semântica latente são palavras que usam uma lógica por contexto para explicar ao Google do que se trata o conteúdo. Com elas, você elimina a enrolação para complementar conteúdo e o torna mais relevante. Isso porque, além de deixar mais claro para o buscador, o conteúdo é construído de maneira mais relevante para o usuário.

 

Otimize para busca por voz

 

Busca por aplicativos de voz tem se tornado mais usada a cada dia. Preparar títulos e descrições focadas na forma como as pessoas constroem frases se torna ainda mais importante considerando esse mecanismo.

 

Essas buscas exigem que o usuário seja mais específico e, por isso, palavras-chave de cauda longa e frases mais descritivas devem ser sua prioridade.

 

Buscas não se resumem ao Google

 

Sim, o Google é o principal buscador da atualidade, mas não é o único lugar onde os usuários procuram seu conteúdo. Levar em consideração páginas como a da Amazon, principalmente para e-commercers, e o Youtube, por exemplo, é essencial para melhorar seus resultados.

 

Capriche nas palavras-chaves, títulos, descrições e transcrições pensando em como seu público-alvo se comporta em diferentes locais de busca para otimizar sua relevância.

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