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SEO local: como fazer?

SEO Básico em 01/10/2018

SEO local: como fazer?

SEO é uma técnica de otimização de páginas para conquistar melhor rankeamento em buscadores. Por meio do SEO, dessa forma, sua página aparece melhor colocada nos resultados de busca, utilizando códigos e palavras-chave para isso.

 

Essa técnica de otimização pode ser aplicada a diferentes elementos: códigos fonte de páginas, estrutura de textos em blog, descrição de produtos em e-commerce, entre outros.

 

O que é o SEO local?

 

Seguindo os mesmos princípios do tradicional, o SEO local tem como única diferença um foco geolocalizador. Ainda que apenas a localização de destino da divulgação seja um elemento que parece simples, faz toda a diferença na estrutura de uma estratégia.

 

Dessa forma, é possível otimizar páginas e conteúdos para uma cidade ou região específica. Essa é uma grande vantagem para negócios menores, que não tem abrangência nacional ou estadual, atuando apenas na cidade onde se localiza.

 

Como fazer SEO local corretamente?

 

Existem 6 passos principais no momento de estruturar uma estratégia de marketing digital eficiente para o SEO local, garantindo os melhores resultados para seus negócios. Veja:

 

1) Otimize o site

 

Otimizar seu site é essencial para garantir bons resultados. De nada adianta levar seus clientes até uma página e não ser capaz de atender às expectativas. Além disso, apenas sites otimizados tem bons resultados de busca.

 

Ofereça em seu site um espaço para contato, seu endereço e telefone, de preferência fixos no rodapé, facilitando o contato dos clientes. Uma página ou área que garanta o contato facilitado é essencial para a otimização local.

 

2) Estimule as avaliações e comentários

 

Incentive clientes a avaliar e comentar sobre sua empresa nas redes sociais e no Google. Esta é uma das principais fontes de pesquisa e decisão de compra ou contratação de novos clientes. Ter uma estratégia que aumente o engajamentos nas páginas é essencial.

 

Avaliações e comentários positivos são uma forma de ganhar credibilidade, tanto entre as pessoas quanto para as ferramentas de rankeamento.

 

3) Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

 

Google Meu Negócio é uma das principais ferramentas para melhorar o posicionamento da empresa e de suas páginas no SEO local. Com um cadastro e uma descrição bem estruturada, seu negócio tem resultados mais positivos.

 

Uma descrição bem estruturada e que passam mais credibilidade aos buscadores depende de:

 

  • horário de funcionamento;
  • fotos de qualidade;
  • avaliações;
  • informações de contato completas.

 

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4) Aposte no Marketing de Conteúdo

 

Para gerar tráfego e ganhar visibilidade, seu negócio pode apostar em marketing digital de conteúdo. A criação de um blog que ofereça informações relevantes e úteis para seus clientes é um grande diferencial. Lembre-se de desenvolver conteúdos sempre usando o nome da sua cidade, aumentando o foco no momento de ser encontrado.

 

5) Tenha um site responsivo

 

Sites responsivos são aqueles que se ajustam a diversos formatos de dispositivos, se adaptando ao tamanho da tela do computador (desktop), celular ou tablet (mobile).

 

Com a responsividade do site, você garante que as informações sejam claras e a navegação intuitiva independente de onde os clientes estejam acessando. Essa versão é essencial, principalmente quando se considera que as pessoas fazem cada vez mais coisas pelos celulares.

 

6) Cite a sua cidade

 

Para o SEO local, a coisa mais importante é que você cite a cidade ou região em que atua em todos os locais onde coloca conteúdos e informações. Esse elementos é essencial para que a filtragem seja feita nas buscas. Todos os locais relevantes devem conter essa informação: sites, descrições, redes sociais, slogans.

 

Para melhorar esse processo, é possível criar uma página para cada região em que a empresa atua, principalmente se estivermos falando de negócios com alcance nacional. Caso não seja possível criar uma página para cada região de atuação, utilize técnicas de redirecionamento de tráfego, como o “redirect 403”, que envia o visitante para uma página principal sobre o serviço específico buscado.

 

O SEO local é uma solução de marketing digital que tem eficiência e resultados comprovados. Estruturar seus elementos de maneira correta garante diversas vantagens estratégicas para os negócios e para clientes, impulsionando vendas, gerando tráfego e convertendo interessados em clientes.

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