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Otimização de SEO com o Google Search Console

SEO Básico em 14/01/2019

Otimização de SEO com o Google Search Console

A otimização de SEO de seu site é essencial para que os resultados obtidos sejam cada vez melhores e o negócio possa colher os frutos. São muitos detalhes que devem ser pensados e reavaliados para que seu site esteja bem posicionado nos mecanismos de busca.

 

Não é novidade a possibilidade de adotar links patrocinados como estratégia em bu8sca de resultados. Porém, nem só de investimentos vive o SEO. É possível alcançar crescimento orgânico com estratégias bem alinhadas.

 

Cada dia mais surgem ferramentas para que alcançar bons resultados com o SEO seja mais fácil. Entre elas está o Google Search Console, uma nova versão do Google Webmaster Tools. Focada em te ajudar a encontrar e corrigis erros que seu site está apresentando, promete ser uma central de controle para melhorar seus resultados ainda mais.

 

Google Search Console: benefícios e funcionamento

 

Com o Google Search Console é possível entender melhor o trafego de visitantes de um site. Com isso, a seleção de palavras-chave pode ser otimizada, os conteúdos melhor direcionados e o seu site acaba se tornando cada vez mais relevante no orgânico. Vejo o que essa ferramenta oferece de vantagens para seu negócio.

 

Verifique seus cliques

 

A verificação de cliques permite que você utilize o Google Search Console para visualizar como os clientes chegaram até seu site. Um dos elementos que é possível observar são as palavras-chaves usadas na pesquisa que os levou até você.

 

Além disso, você consegue ver quais páginas tem conquistado maior volume de cliques. Todas essas informações são disponibilizadas no item “status” do painel do Google Search Console. A plataforma oferece, ainda, alguns filtros. Assim, você pode ver os dados de um período específico, ver a evolução ao longo do ano ou verificar apenas as dadas em que campanhas estavam acontecendo.

 

O histórico registrado é de até 16 meses. Ou seja, você pode ver os dados de até um ano e 4 meses antes da data atual. Você pode verificar, ainda, o total de cliques, de impressões, a CTR média e a posição média. Entenda cada um deles:

 

Total de cliques

 

Com esse dado você sabe quantas vezes seu site recebeu cliques. Quando coloca sobre esse dado um filtro por período de tempo, é capaz de ver se suas campanhas têm dado resultados ou se o orgânico tem sido eficiente.

 

Total de impressões

 

É o total de vezes que o usuário visita uma das páginas do seu site a partir dos resultados nas buscas. Também pode ser avaliado com base em um período de tempo e te mostra quais das páginas dos seus sites tem alcançado melhores resultados.

 

CTR média

 

CTR é uma sigla para a versão em inglês da taxa de cliques (click throught rate). Esse item mostra as proporções de cliques compara dos com as impressões. Assim, você sabe quantas das pessoas que viram sua página nos resultados de busca efetivamente clicaram nela.

 

Posição média

 

É um dado relacionado a palavras-chave específica. Com os dados da posição média você sabe, dentro de um período definido por você, qual era seu posicionamento na página de busca para cada palavra-chave pesquisada.

 

Consultas de palavras-chave

 

Você já sabe que palavras-chave são o ponto de partida par qualquer estratégia de SEO que decida adotar, certo? Para te ajudar o Google Search Console te mostra quais são as palavras-chave que levam mais usuários ao seu site. As consultas são organizadas do maior par ao menor número de cliques.

 

Com isso, você conquista uma lista de palavras-chave mais eficientes para seu negócio, permitindo direcionar melhor as campanhas. Direcione a produção de conteúdo e tenha um volume maior de variações ara utilizar.

 

Função páginas

 

A parte das páginas funciona como um filtro para a consulta de palavras-chave. Ela vai focar nos termos mais destacados para cada uma das abas do seu site e não o site como um todo. Assim, a pesquisa é realizada para URLs específicas. Você ainda descobre quais páginas de seu site tem maior tráfego, o que pode ajudar na hora de direcionar as estratégias e campanhas.

 

Compartilhe seu sitemap com o Google

 

O sitemap é, como o nome sugere, um mapa do site onde são mostradas as conexões entre as páginas do seu site. É por meio desse sitemap que buscadores aumentam a eficiência do rastreamento da sua página. Com isso, ele entende melhor o conteúdo que é apresentado por você e seus resultados de SEO acabam sendo otimizados.

 

Com todas as informações disponibilizadas pelo Google Search Console você consegue direcionar suas estratégias para que elas sejam mais eficientes, usando o SEO como base para alcançar melhores resultados com seu site e negócio.

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