Escaneabilidade de conteúdo para conquistar resultados de buscas

SEO Básico em 05 de junho de 2019

Escaneabilidade de conteúdo para conquistar resultados de buscas

Melhorar a experiência dos usuários é essencial para ter tráfego e fidelizar clientes. Apenas oferecendo bons conteúdos é possível guiar seus leads pelo funil de vendas. No entanto, não basta apenas conteúdos interessantes quando seu objetivo é melhorar sua presença nos resultados de busca.

 

Garantir a escaneabilidade do SEO, assim, é de grande importância, garantindo que os buscadores identifiquem a relevância do seu conteúdo. Apenas com práticas que oferecem a melhor experiência do usuário é possível ganhar melhores posições nos resultados de rankeamento em ferramentas como o Google.

 

O que é escaneabilidade de conteúdo?

 

Escaneabilidade, em termos gerais, é uma estratégia adotada para conteúdos digitais que deixem que eles fiquem simples de serem entendidos pelos usuários. Com isso, com uma rápida passada de olho o leitor consegue identificar os elementos procurados, informações e links.

 

Ainda que não seja uma prática voltada especificamente para o rankeamento no Google, a escaneabilidade pode beneficiar muito sites que querem melhorar seu posicionamento. Se considerarmos que ferramentas de buscas dão melhor classificação para páginas que oferecem uma melhor experiência e informações para os usuários, parece ser imprescindível.

 

Considerando o leitor do conteúdo

 

Avaliar a reação e percepção de quem abre o conteúdo no momento de construí-lo é essencial para alcançar bons resultados. É possível realizar uma análise de reação dos usuários com algumas ferramentas simples. Elas são muito comuns em e-commerces e blogs

 

A mais conhecida entre as ferramentas de análise da reação do leitor do conteúdo é o heat map, também conhecido como mapa de calor. Existem diversas variações dessa ferramenta que ajuda a entender como o usuário interage com a página.

 

A partir do movimento do cursor, sequencia de links clicados e área da página onde o usuário se foca mais são marcadas as áreas quentes e frias. Assim, é possível definir o que atrai mais a atenção de quem frequenta o site.

 

Heat maps mais conhecidos

 

Existem 3 tipos de mapas de calor mais utilizados para avaliar a interação do usuário com uma página. São eles:

 

Scroll map

Mostra os dados da barra de rolagem da página, assim, é possível identificar se o usuário chegou até o final ou parou no meio, permitindo identificar o interesse em visualizar a publicação como um todo.

 

Click map

Identifica os locais onde os usuários clicam, os links que chamam a atenção e são mais acessados. Além de permitir identificar os banners e propagandas mais eficientes, auxilia a definir quais imagens, textos âncoras ou produtos tem chamado mais atenção.

 

Move map

É uma análise mais voltada para o tempo de visualização. Permite verificar em quais partes do texto ou loja virtual o usuário ficou mais tempo antes de mover novamente a barra de rolagem ou sair da página.

 

Essas informações, apesar de parecerem simples, permitem definir se os textos estão muito longos, em que posição os links tem mais acesso e quais palavras-chave tem dado mais resultados.

 

escaneabilidade SEO Google

 

Com isso, você conquista uma noção completa de quais elementos na sua página tem atraído e mantido os clientes interessados, permitindo investir mais nelas.

 

Como o Google qualifica a escaneabilidade?

 

A escaneabilidade é importante e avaliada pelo Google por ser uma forma de garantir que os resultados oferecidos para as buscas sejam realmente do interesse do usuário. Se os leitores passam mais tempo em um blog, clicam em vários links, movem o cursor por toda a página, significa que ele oferece informações relevantes.

 

Para garantir que o conteúdo está escaneável e eficiente, são consideradas pelo buscador algumas estratégias, como:

 

Tamanho dos parágrafos

 

Quanto menores os parágrafos, melhor. Isso porque eles facilitam no momento de serem lidos. Parágrafos pequenos e sentenças curtas são mais fáceis e confortáveis de serem lidas. Frases, com uma linha, por exemplo, oferecem grande destaque para o conteúdo.

 

Comprimento de linhas

 

Esse é um item que pode variar de acordo com a configuração do site. Garantir que elas não sejam muito longas e que o espaçamento entre letras e frases seja agradável é essencial para garantir uma boa experiência para o usuário, principalmente em dispositivos mobile, que tem telas menores.

 

Padrão de uso de destaques

 

Utilizar sempre o mesmo direcionamento para destaques de termos do texto é essencial para definir o que tem relevância dentro do conteúdo. Utilizar itálico ou negrito para palavras estrangeiras, subtítulos e outros elementos, e sempre mantê-lo como padrão em todos os conteúdos, é uma estratégia importante.

 

Vocabulário

 

Explicar termos técnicos e manter a linguagem alinhada com o que o público espera ajuda a manter o interesse. Um vocabulário simples é menos cansativo e prende mais a atenção do leitor. Gramática correta e evitar excesso de repetições de palavra também deve ser considerado.

 

Recursos visuais

 

Podem ser imagens, vídeos, intertítulos ou bullet points. São recursos que deixam o conteúdo mais bem explicado e interessante. Além disso, deixam mais fácil para o leitor identificar os destaques, pontos temas e informações mais específicas.

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