Entenda o SEO para mobile

SEO Básico em 05 de junho de 2019

Entenda o SEO para mobile

O título em inglês “Search Engine Optimization”, mais conhecido no Brasil como SEO pode ser traduzido como “Otimização de Motor de Busca”. O motor é qualquer site de pesquisas que o usuário de internet utiliza para navegar na internet e hoje o maior deles é o Google.

 

O SEO trabalha com diversas variantes de pesquisas como imagens, número de palavras, tamanho do site, qualidade da informação e etc. Essa prática serve para verificar quais são os critérios utilizados para que o site de uma empresa fique em primeiro plano como resultado de uma pesquisa feita no Google.

 

Como todos os usuários do mundo virtual sabem, os primeiros links que aparecem no Google para responder alguma pesquisa são os mais acessados, já que o leitor dificilmente irá até o final da página. Desse modo, é extremamente importante ficar no topo da lista para as empresas, já que só assim elas serão vistas pelos usuários.

 

SEO para mobile: diferencial para sua página

 

Hoje em dia, as técnicas de SEO são essenciais para um melhor desempenho por meio do marketing. Muitos acham que não, mas essa otimização varia dependendo do meio que o usuário está acessando. Ela é diferente dos celulares e dos computadores e é necessário que as empresa se adaptem a isso.

 

Atualmente as pessoas passam muito mais tempo em celulares e tablets, então algumas particularidades do SEO para mobile precisam ser levadas em conta pelas empresas se elas quiserem que suas páginas apareçam no topo das pesquisas.

 

Sites leves

 

A internet hoje é acessada por maioria das pessoas pelo celular. É muito difícil alguém que não tenha um celular e que não acesse suas redes sociais pelo menos uma vez ao dia por ele. Desse modo é importante que os sites de busca e pesquisas se adequem a isso.

 

Apesar de muito usual, os dados móveis utilizados pelo celular por sofrer interrupções, a conexão pode ficar lenta e não carregar pesquisas pesadas. Assim, o ideal é investir em sites leves, com menos carga de dados e que consomem menos dados móveis e internet.

 

Menos palavras

 

O celular é um instrumento de pesquisa rápida e, por isso, o leitor não quer perder tempo com textos longos e que enrolem para dar respostas. O ideal é que as respostas das pesquisas sejam respondidas rapidamente no texto e que o seu resumo apareça logo em seguida. Isso faz com que o leitor abra o site, já que viu que a resposta está em destaque e pode se interessar em ler o restante do texto, caso consiga.

 

entenda o SEO para mobile

 

Segurança

 

Como o celular é o mais usado instrumento, muitos sites perigosos e links com vírus e ameaças podem surgir no meio das respostas de pesquisas. O ideal é o site trabalhar com mecanismos de segurança e reconhecer essas ameaças, afim de não serem confundidos ou até mesmo serem vítimas de golpes.

 

Tipografia

 

Como estamos falando de SEO para mobile, o importante é se adequar às ferramentas e padrões do um celular. O aparelho é menor que um notebook, por exemplo, e o ideal é que letras grandes e imagens funcionam muito mais nesse instrumento.

 

Letras claras e pequenas, muito texto e links pouco usuais vão fazer com que o usuário desista de navegar no site pela falta de facilidade. Esses são itens que não importam no computador, mas no celular fazem muita diferença.

 

QR code

 

Outra tecnologia que está ganhando as telas dos celulares é o QR code. Ele é uma grade de quadrados que é escaneada pela câmera do celular e que armazena informações, imagens, links e etc. Ele é ótimo para o mobile, porque ocupa um espaço mínimo e é facilmente identificado.

 

 

Essas são dicas simples, mas a empresa que tiver mais dificuldade em aprimorar seu SEO para mobile, pode e deve se especializar e contratar pessoas especificadas para essa melhoria. Vale a pena quando as visitas aumentarem e o site começar a ser mais visto na internet.

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