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Conheça o Google Featured Snippet

SEO Básico em 07/03/2019

Conheça o Google Featured Snippet

Alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google depende de diferentes fatores e pode ser um conceito relativo. Um bom posicionamento pode ser a primeira página, o primeiro resultado ou o Google Featured Snippet.

 

O resultado snippet é relativamente recente e ainda está sendo desvendado pelos negócios. É um destaque especial no topo da página com um resumo do conteúdo e o link, acompanhado do título e URL, para a página onde aquela informação se encontra.

 

O Google Featured Snippet é considerado como a posição zero dos resultados de busca que pode ter diferentes formatos: parágrafo, listas ou tabelas/quadros. Seu foco principal é oferecer uma apreciação do conteúdo ao usuário, ajudando para que ele decida se aquele conteúdo é ou não útil para a pesquisa que ele está realizando. Assim, o snippet otimiza a experiência de quem está pesquisando, um dos principais objetivos do Google.

 

De onde vem a informação do Google Featured Snippet?

 

O resumo apresentado na posição zero é retirado do conteúdo presente na página que aparece como resultado. A única diferença dos demais resultados apresentados na página do Google é que ele é organizado de maneira destacada dos demais.

 

Assim, o que o Google faz é selecionar o principal conteúdo para responder à pergunta feita na pesquisa e oferecer ela com destaque no topo da página de buscas.

 

É importante destacar que não dá para marcar sua página como snippet em destaque, a decisão é feita de maneira programática pelos robôs do Google levando em consideração apenas o conteúdo e a busca do usuário.

 

Então, como ficar na posição zero da pesquisa no Google?

 

Ao contrário do que muito pensam, o Google Featured Snippet não tem relação com a primeira posição dos resultados do Google. O foco dessa ferramenta é buscar conteúdos objetivos e que respondam perguntas específicas. Por isso é tão comum ver tutoriais, passo a passo, listas e tabelas na posição zero.

 

Determinar o que faz com que seu conteúdo se torne um snippet ainda é um grande desafio. Não existe uma fórmula mágica, mas algumas coisas já sabemos. Backlinks, por exemplo, são algo que não tem efeito para conquistar a posição zero. Não é o posicionamento da pagina quem manda na decisão, na verdade é o oposto, é o snippet quem ajuda a melhorar o ranqueamento e tráfego em um site.

 

Conheça o Google Featured Snippet

 

Ainda não há fórmula, mas existem algumas teorias. Uma das primeiras diz que um fator importante é o CTR (Click Through Rate). Se você recebe muitos cliques é porque a resposta que seu resumo está oferecendo está agradando quem pesquisa, ou seja, é uma boa resposta a ser oferecida pelo Google no snippet.

 

No entanto, uma vez no snippet, a tendência é que essa taxa de cliques caia, o que, para o Google, é um sinal de que ele deve te deixar lá. Isso acontece porque a intenção do Google com os snippets não é aumentar os acessos na sua página, é oferecer uma resposta sem que o usuário saia da página de buscas.

 

Benefícios do Google Featured Snippet

 

É muito importante para páginas estar no primeiro posicionamento dos resultados de busca. Isso não significa, no entanto, que você deve ignorar o snippet. Trabalhar seu marketing e SEO para alcançar um bom posicionamento não impede de otimizar posts para conquistar o snippet, que oferece benefícios como:

 

Máxima autoridade

 

Você está acima da posição um e em destaque. Quer maneira melhor de mostrar para usuários que você é uma autoridade naquele tema? O próprio Google está considerando o seu conteúdo como a melhor resposta para aquela pergunta. Isso aumenta muito o tráfego e a credibilidade da sua página e cria muitas oportunidades para seu marketing digital.

 

Subir nas SERPs

 

Mesmo que sua página não tenha bons resultados orgânicos no Google você ainda aparece no topo da primeira página. Assim, te ajuda a crescer mais rápido entre os resultados já que você terá melhores resultados entre os robôs que avaliam e classificam as páginas.

 

Aumento do tráfego orgânico

 

Estar entre os primeiros resultados do Google é uma forma de receber mais cliques e, consequentemente, tráfego orgânico. Por isso, imagine o que estar em uma caixa de destaque acima da primeira posição pode fazer pela sua página. As chances de receber cliques são ainda maiores.

 

Competir com concorrentes grandes

 

Não é fácil disputar com marcas de reconhecimento mundial. Mesmo trabalhando as palavras-chaves, links e demais elementos de SEO de maneira correta e eficiente, será quase impossível ultrapassar uma marca como a Wikipedia, por exemplo.

 

Com o investimento em snippets em seu conteúdo, aparecer acima dessas páginas se torna possível, te dando a oportunidade de superar essas marcas de grande porte.

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