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Canonical tag e seu diferencial para o SEO

SEO Básico em 07/01/2019

Canonical tag e seu diferencial para o SEO

Um dos maiores desafios do SEO é alcançar resultados orgânicos para as páginas. O marketing digital depende de técnicas, como a canonical tag, e da capacidade dos profissionais de entender e aplicar as ferramentas necessárias para alcançar relevância. Cada detalhe de uma página é avaliado e classificado para que os resultados sejam conseguidos em buscadores como o Google.

 

Canonical tag é um elemento de grande importância para alcançar melhores resultados no Google. É com ele que se torna possível ampliar o volume de tráfego orgânico para as páginas da empresa e melhorar os resultados de suas páginas.

 

Conheça melhor essa ferramenta de SEO e alcance maior sucesso em suas estratégias.

 

Canonical tag: o que é e como usar?

 

Canonical tag, também chamada de tag canônica, é uma marcação no código das páginas que permite definir a página de maior importância. Ela tem como objetivo avisar aos buscadores qual o conteúdo mais relevante quando duas páginas tem o mesmo conteúdo.

 

Para conteúdos duplicados com pequenas diferenças, essa é a melhor maneira de evitar penalizações e continuar gerando tráfego. Você deve estar se perguntando: conteúdos duplicados? Quem faria isso?

 

Conteúdos duplicados nem sempre são sinônimo de falta de criatividade ou de novos temas para trabalhar. Não é raro que campanhas sejam construídas com diversas Landing Pages que apontam para um mesmo conteúdo ou e-commerce, o que faz com que elas sejam muito parecidas. Essa duplicidade surge, também, em subcategorias de páginas, onde o endereço é o mesmo, acrescido apenas de uma nova palavra no final.

 

É nessas situações que a canonical tag oferece um diferencial. Com ela é possível dizer aos buscadores qual a página principal e para onde o tráfego tem que ser direcionado. Ela diz ainda que não são apenas duas versões de um mesmo conteúdo, mas conteúdos complementares, dando mais autoridade para a página principal.

 

Canonical tag e seu diferencial para o SEO

 

A duplicidade de páginas é muito comum, por exemplo, em e-commerces. Não é raro ter produtos com variedades de cores diferentes e, nesses casos, essa será a única diferença entre as páginas.

 

Com todas as informações iguais, menos a cor, o Google pode entender como páginas duplicadas e penalizar o site. A canonical tag determina, então, qual a cor que deve ser definida como página principal, indexando apenas ela e eliminando a redundância de informação.

 

O que o Google diz da canonical tag?

 

John Muller, do Google, ofereceu boas recomendações sobre canonical tags auto referenciais em um hangout para o WebMasters. Em sua declaração, que pode ser vista aqui, o especialista menciona a possibilidade de uso da ferramenta mesmo em páginas comuns.

Muller diz:

 

“Eu recomendo fazer este auto referencial canônico, porque ele realmente deixa claro para nós qual página você quer indexar, ou qual deve ser a URL no momento de indexar.

 

Mesmo que você tenha apenas uma página, às vezes existem variações da URL que podem puxar essa página para cima. Por exemplo, com parâmetros no final, talvez com letras minúsculas ou www e não www. Todas essas coisas podem ser limpas com uma tag canônica.”

 

Redirecionamento e canonical tag não são a mesma coisa

 

Ainda que pareçam conceitos iguais, existem algumas diferenças que mudam muita coisa entre o redirecionamento e a canonical tag.

 

A primeira dessas diferenças é que a canonical tag é apenas uma forma de definir qual página tem autoridade na indexação. Além disso, as demais páginas continuam funcionando e sendo acessadas normalmente, não há o envio do usuário para a página principal de maneira automática.

 

Como errar com a canonical tag?

 

Essa é uma ferramenta que te ajuda a melhorar a classificação no Google, mas pode ter resultados negativos se você tentar enganar o buscador. Muitas pessoas usam o redirecionamento e a canonical tag como forma de dar mais relevância para uma página sem que ela tenha relação com as demais.

 

Ainda que, inicialmente, essa técnica funcione, o Google tem verificado essas manipulações e derrubando a classificação de quem usa de maneira errada. Lembre-se, canonical tag é apenas uma das técnicas de SEO existente, melhor do que forçar resultados com ela é buscar por outras técnicas complementares.

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