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Analise SEO: saiba o que verificar

SEO Básico em 05/06/2019

Analise SEO: saiba o que verificar

Para atrair visitantes para sua página você precisa aparecer nos resultados de busca. Conseguir isso, no entanto, não depende apenas de existir, mas de adotar boas práticas de SEO.

 

Existem diversos elementos que ajudam a melhorar seu posicionamento e, muitas vezes, cuidar de tudo pode dar trabalho. Então, por que não começar do básico. Veja quais os principais itens que você precisa verificar que estejam funcionando no momento de analisar o SEO do seu site.

 

5 elementos de SEO para analisar

 

Indexação

 

Estar no índice do Google é essencial para qualquer página que deseja, em algum momento, aparecer entre os resultados de busca. Esse e outros buscadores vasculham a internet para criar um índice de páginas de onde seleciona os melhores resultados para a pergunta do usuário.

 

Ter um site no ar não é uma garantia de que ele aparecerá no Google, ele só terá chances se for indexado. Existem diversos elementos que fazem seu site não aparecer no índice, como:

 

  • Bloqueios de indexação;
  • Ser muito recente;
  • Conteúdos irrelevantes para os usuários;
  • Burlar diretrizes de qualidade do Google.

 

Esses são apenas os mais comuns e corrigi-los é essencial. Claro, isso não significa que você vai ter um bom, rankeamento. Para isso, é essencial investir em conteúdo e em outras práticas de SEO voltadas para qualidade. Mas a indexação é o primeiro passo.

 

Título e descrição das páginas

 

Títulos e descrições, muitas vezes são negligenciadas, mas são o elemento mais importante para resultados em SEO. São a primeira coisa observada pelos buscadores no momento de iniciar a qualificação do rankeamento. Esses dois elementos servem como uma base para que o Google rastreie o site e para que consiga entender do que se trata a página.

 

Título e descrição são comparados com o conteúdo, por isso, devem ser criados com atenção. O Google observa se o conteúdo é realmente o que o título e descrição dizem ser. Além disso, o título e descrição são os elementos que mostram para o usuário o que vão encontrar na página. Se não são bem pensados, utilizando as palavras-chave principais, ou se não tem a ver com a página, o usuário não vai abrir ou permanecer na página.

 

Analise SEO saiba o que verificar

 

Se não são capazes de despertar a curiosidade e manter o usuário na página, a relevância é impactada e, consequentemente, o rankeamento é menor. Evite ficar repetindo títulos e descrições, crie um para cada página do seu site, adaptando para que elas se tornem únicas. Duas páginas com mesmo título e descrição, para o Google, significa redundância e forçar classificação, tome cuidado.

 

Endereço das páginas

 

Sim, uma URL bem desenvolvida faz diferença. Deixar claro no endereço do que a página trata, evitar acentos, que viram códigos, e não deixar o nome muito longo é essencial. O endereço da página deve ser descritivo, abordar o conteúdo apresentado e ser amigável para o usuário. Lembre-se, nos resultados do Google, mesmo a URL tem limites de caracteres.

 

Velocidade de carregamento

 

A velocidade de carregamento é um elemento muito importante para a avaliação do Google e é um fator de grande impacto para o rankeamento. Se considerarmos que os dispositivos mobile estão se tornando primeira tela e que quanto mais lento, mais dados do pacote são consumidos, a relação fica clara.

 

Quando o site é lento, o usuário desiste, e isso afeta sua relevância. O Google não quer que o usuário pense que ele está oferecendo páginas ruins, então ele vai derrubar sua posição. Sites se tornam lentos, em geral, por:

 

  • Ter muitas imagens;
  • Ter fotos mal formatadas ou pesadas demais
  • Conteúdos desnecessários e em excesso;
  • Código de programação mal feito;
  • Excesso de plugins;
  • Um servidor com baixa capacidade.

 

Responsividade das páginas

 

Mobile como primeira tela, essa é a regra. Você tem sempre que assumir que seu usuário verá a página, primeiro, no celular ou tablet. Por isso, ter uma página que se adapta as configurações específicas dessas plataformas é essencial.

 

Para garantir uma boa experiência do usuário, pense para onde os menus vão no celular, o tamanho do texto e das imagens, a facilidade em navegar e encontrar as informações na página, entre outros elementos.

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