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8 motivos para ter um chat profissional no seu site

SEO Básico em 03/07/2018

8 motivos para ter um chat profissional no seu site

Com o mundo cada vez mais imediatista, é normal que as pessoas esperem acesso automático à informação. O chat aparece como uma ótima opção para esse momento, pois ele é, basicamente, um atendimento feito de forma instantânea, sem grandes esperas por parte do usuário.

 

Essa ferramenta costuma ser muito utilizada por times de suporte, auxiliando o cliente com dúvidas mais técnicas de uso do produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Além disso, essa forma de atendimento pode trazer ótimos resultados nas estratégias de marketing e vendas do seu negócio.

 

Veja 8 motivos para adotar um chat profissional em seu site.

 

 

1. Incentivar a conversa entre visitante e sua empresa

 

 

Por estar em todas as páginas do seu site, o chat permite que o visitante facilmente entre em contato sem precisar acessar uma página específica ou preencher um formulário. Assim, ele consegue conversar com sua empresa com praticamente nenhum esforço, o que é um grande incentivo.

 

Além disso, ele também dá um canal de contato mais imediato para quem tem interesse na sua empresa ou produtos. Isso é um ponto positivo para os visitantes, já que eles não precisam esperar tanto por uma resposta, que é o que geralmente acontece com atendimento por e-mail.

 

Uma ótima forma de ter mais interações no seu chat é mostrar uma mensagem automática de boas-vindas para o visitante assim que ele acessa uma determinada página. Essa mensagem abre automaticamente, mostrando que a empresa está disponível para ajudar com qualquer dúvida. Ou seja, além de oferecer ajuda para o cliente, você também pode personalizar a mensagem e guiar a conversa de acordo com o objetivo da página que está sendo visitada.

 

 

 

 

2. Melhorar na experiência do usuário e entender melhor seu site

 

 

Os usuários gostam de ter alguém para conversar, pois dessa forma conseguem tirar suas dúvidas. Com um chat, você pode deixá-los mais satisfeitos e com isso passarão mais tempo no seu site.  

 

Outro benefício do chat é conseguir perceber quais são as dúvidas mais frequentes que os seus visitantes possuem sobre o seu negócio. Por exemplo, se muitas pessoas apresentarem uma dúvida sobre suas formas de pagamento, isso significa que essa informação não ficou clara e precisa ser revista. Com essa análise, o chat ajuda a melhorar a usabilidade do seu site e simplificar os temas que se mostram mais difíceis para a compreensão do usuário.

 

Além disso, uma boa experiência do usuário pode ajudar no posicionamento para as pesquisas do Google.

 

 

3. Junta comunicação em tempo real e conveniência

 

 

O atendimento por e-mail é considerado muito lento. Já o telefônico, apesar de em tempo real, normalmente exige que o operador fique focado apenas na ligação.

 

O chat online reúne os melhores aspectos de ambos os atendimentos: permite que seja atendido em tempo real e evita que fique pendurado a um telefone, ou seja, libera o usuário para executar outras atividades enquanto resolve um problema ou tira dúvidas sobre um produto.

 

 

4. Minimiza o número de compras abandonadas no carrinho

 

 

O chat profissional para sites é uma das ferramentas que ajudam a reduzir essa taxa em sua loja virtual. Uma das razões para esse abandono é a falta de informações ou dúvidas que um visitante não consegue solucionar por conta própria.

 

Considerando que a média de atenção de um usuário é baixa, qualquer outra coisa — uma notificação no celular ou mensagem em rede social, por exemplo — pode desviá-lo da compra.

 

Leia também: 5 dicas para diminuir carrinhos abandonados no seu ecommerce

 

Com o chat online e especialmente com o chat proativo é possível falar diretamente com o cliente e guiá-lo pelo processo de compra, reduzindo o número de compras abandonadas no carrinho.

 

 

 

 

5. Redução nos custos em relação às outras formas de atendimento

 

 

O chat profissional é uma das plataformas menos custosas, especialmente em relação ao atendimento telefônico.

 

Enquanto no telefone só é possível atender uma pessoa por vez, o chat online permite que um atendente fale com mais visitantes simultaneamente. Outra vantagem é que o próprio chat online reduz o número de chamadas telefônicas que sua empresa atende.

 

Além disso, vale lembrar que algumas plataformas de chat online permitem que também seja realizado o atendimento telefônico diretamente de sua plataforma.

 

 

6. Permite coletar dados para sua base de contatos

 

 

Através de ferramentas como formulários que podem ser oferecidos antes ou depois das conversas, é possível coletar mais informações sobre visitantes e clientes.

 

Assim, pode-se aumentar sua base de contatos indiretamente, bastando apenas que sua equipe de atendimento capte as informações de clientes que chegam ao seu site.

 

 

7. Tenha a vantagem em relação aos seus concorrentes

 

 

Mesmo que o seu negócio seja mais “tradicional”, usar um chat online fará com que você tenha vantagem em relação à concorrência.

 

Não tenha medo de instalar um chat profissional em seu site, principalmente se o seu ramo de negócios ainda não adote essa estratégia para atender seus clientes. Ter um chat online pode ser o diferencial que o colocará no topo de seu mercado.

 

 

8. Gerar Leads

 

 

A maioria das ferramentas apresenta a opção para, antes de iniciar o chat, você pedir algumas informações básicas do visitante, como nome e e-mail — que são informações mínimas necessárias na geração de um Lead.

 

O ideal é integrar o seu chat com uma ferramenta de gestão de Leads para que quando um usuário iniciar uma nova conversa, gerar automaticamente um novo Lead em sua base. Após a geração desses Leads, você pode criar um relacionamento com eles utilizando fluxos de automação. Assim, você consegue criar um processo de nutrição com quem contactou sua empresa, gerando oportunidades com quem já mostrou interesse pelo seu negócio.

 

Outra opção também é a de fazer campanhas de mídia paga especial para essas pessoas, com o Customer Match do Google AdWords ou campanhas em redes sociais.

 

 

Agora que mostramos os principais pontos para convencê-lo que o chat profissional é uma boa opção para seu negócio na internet, chegou a sua vez de instalar o seu chat online no seu site e testar por um tempo.

 

Mas não esqueça que o relacionamento pode ser mantido também em outros canais, como o e-mail.