6 tendências de SEO para ficar de olho em 2022

SEO Básico em 09 de fevereiro de 2022

6 tendências de SEO para ficar de olho em 2022

A consultoria SEO é um serviço que está sendo cada vez mais procurado por empresas que desejam que suas páginas de site apareçam nas primeiras posições dos resultados de busca do Google, ou de outros mecanismos de pesquisa. 

 

Os consumidores estão online, fazendo pesquisas sobre produtos e serviços que atendam às suas necessidades. 

 

Portanto, é importante que as empresas invistam em SEO (otimização de site) para que elas consigam se destacar entre tantas opções de negócios que estão na internet. 

 

Mas, assim como outras estratégias de marketing digital, o SEO está sempre passando por atualizações, sendo importante saber quais são elas para que o seu negócio não fique "para trás".

 

A grande questão é que os mecanismos de pesquisa, especialmente quando se trata do Google, querem proporcionar cada vez mais uma melhor experiência aos seus usuários. 

 

Neste artigo, falaremos sobre algumas das principais tendências de SEO que você deve ficar de olho em 2022. Confira! 

 

 

Dicas de tendências de SEO

 

O SEO é composto por diversas técnicas de otimização que devem ser aplicadas. No entanto, algumas delas ganham destaque e você precisa saber quais são elas. 

 

Aqui está uma lista que preparamos com as principais dicas de tendências de SEO. 

 

 

1. SEO na página e conteúdo de qualidade

 

Você sabe o que realmente significa conteúdo de qualidade? A produção de conteúdo de qualidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes, mas o que realmente importa em SEO é como o Google define conteúdo de qualidade.

 

O Google entende que conteúdo de qualidade é aquele que possui relevância para os usuários. Ele precisa ter um propósito que vai beneficiar os leitores. 

 

Além disso, as páginas de alta qualidade possuem as seguintes características:

 

  • Alto nível de autoridade e confiabilidade;

  • Quantidade satisfatória de conteúdo de alta qualidade, incluindo um título útil;

  • Satisfazer as informações do site e/ou informações sobre quem é o responsável pelo site. Se a página, por exemplo, for principalmente para compras ou incluir transações financeiras, ela deverá ter informações de atendimento ao cliente.

 

Portanto, é importante que as páginas da Web tenham: 

 

  • Um propósito alinhado com a intenção do usuário;

  • Conteúdo desenvolvido para seguir o modelo de expertise, autoridade e confiabilidade. Para conseguir isso você pode adicionar certificações, depoimentos e assim por diante.  

  • Conteúdo envolvente que capture o interesse dos usuários em todas as etapas do funil.

 

Há muitos fatores que o Google está analisando além de suas diretrizes de conteúdo, especialmente à medida que um futuro sem cookies se aproxima em 2022. 

 

Os profissionais de marketing precisarão depender mais de dados primários para entender a jornada dos usuários. Também é útil manter-se familiarizado com todas as atualizações de algoritmos do Google. 

 

A atualização do Hummingbird, por exemplo, teve como alvo páginas de baixa qualidade ou páginas que tinham conteúdo fraco com métricas de comportamento do usuário ruins e sem propósito claro. 

 

É muito importante escrever e otimizar seu conteúdo para relevância usando um modelo de processamento de linguagem natural. Lembre-se que o seu público-alvo deve se conectar com o que você está oferecendo. 

 

 

2. Conheça as atualizações de algoritmo do Google

 

O Google anunciou o Core Web Vitals como um fator de classificação no ano passado que teve implicações significativas na experiência de dispositivos móveis. 

Em seguida, foi previsto um novo lançamento para a experiência de página de desktop. Portanto, devemos estar igualmente cientes dos principais elementos da Web tanto para desktop quanto dispositivos móveis.

 

Certifique-se de escrever explicitamente com modelagem de tópicos relevantes. Novamente, isso não é realmente novo, mas é mais importante agora do que nunca. 

 

Isso porque os algoritmos do Google estão ficando mais sofisticados com atualizações de Inteligência Artificial. 

 

Algumas métricas de comportamento para medir a qualidade do conteúdo são:

 

  • Aumento de classificações e tráfego;

  • Aumento de páginas por visita;

  • Taxas de rejeição mais baixas;

  • Maiores taxas de conversão.

 

 

3. Análise de palavras-chave do concorrente

 

Se você ainda não investe em SEO, essa dica definitivamente é uma das mais importantes que você precisa saber. 

 

O que você acha que seus concorrentes são pode não ser realmente o que você pensa. É uma boa ideia analisar as classificações de palavras-chave e a autoridade de domínio de seus três ou quatro principais concorrentes.

 

É importante que você veja como seu site se compara à concorrência para que possa estabelecer as bases para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

 

Alguns pontos importantes que você deve observar são:

 

  • Compare a Autoridade de Domínio do seu site com a do seu concorrente;

  • O histórico de classificação do seu site;

  • As classificações do concorrente do seu site e a estratégia de palavras-chave.

 

E não se esqueça de olhar para as classificações de palavras-chave em seu próprio site. Várias páginas podem estar potencialmente prejudicando palavras-chave ao tentar classificar os mesmos termos e confundir os mecanismos de pesquisa. 

 

É importante fazer disso uma prioridade em 2022 e avaliar quais páginas você deseja classificar para palavras-chave específicas e quais páginas seriam melhores consolidadas ou removidas e redirecionadas.

 

 

4. Estratégias Técnicas de SEO e Indexação

 

Se o seu site não puder ser rastreado e indexado pelo Google de forma eficiente, todo o seu trabalho duro será desperdiçado. Garantir que seu site esteja tecnicamente configurado para o sucesso é fundamental para o SEO.

 

Verifique sua propriedade da web no Google Search Console para verificar se há problemas técnicos em seu site.

 

Alguns pontos importantes que você deve verificar são:

 

Informações de velocidade de página

Execute uma verificação de sua página para verificar as informações de velocidade da página . Use essa análise para aumentar os tempos de carregamento da página.

 

Dados estruturados

O Google tem feito questão de adicionar dados estruturados às suas páginas para que seus "spiders'' possam entender melhor o que está na página. Percebemos que agora eles estão enviando mensagens pelo Google Search Console.

 

Dados estruturados são conhecidos como Schema Markup. Esses dados estruturados aumentam as chances de seu site retornar snippets nos resultados da pesquisa, que são trechos em destaque nas páginas. 

 

Canônicos incorretos

Essa tática é boa para reduzir o conteúdo duplicado, mas pode realmente prejudicar as classificações do seu site se você tiver a tag canônica errada em um serviço primário ou página de produto. 

 

Por exemplo, se você atualizou recentemente seu SSL para HTTPS e seu canônico é uma versão HTTP do seu site, essa página será removida do índice.

 

 

5. Snippets em destaque

 

Além das grandes atualizações que o Google implementou recentemente, eles também adicionaram pequenos ajustes, como o Passage Ranking Update. 

 

Esta atualização está intimamente ligada ao Google BERT, que é um algoritmo de aprendizado profundo que ajuda os mecanismos de pesquisa a processar melhor as palavras em relação ao contexto de outras palavras.

Com a implementação do Passage Ranking Update, o Google agora pode indexar não apenas páginas inteiras da Web, mas também trechos individuais desta página específica - também conhecidas como snippets em destaque.

 

Isso é particularmente útil para consultas de pesquisa muito específicas e resultados de busca por voz para facilitar aos usuários encontrar a resposta exata que estão procurando. 

 

E com os usuários sendo mais intencionais e específicos na maneira como formulam suas consultas de pesquisa, os trechos em destaque são vistos como tendo um papel maior nos próximos anos.

 

O que você pode fazer para preparar seu site:

 

  • Segmente palavras-chave de cauda longa em seu conteúdo. Pesquise bem seu público para saber qual conteúdo é mais relevante para eles e como é mais provável que eles expressem suas consultas de pesquisa.
     

  • Foque em conteúdo de qualidade. Tenha seu público em mente ao escrever, e não os bots de mecanismos de pesquisa.

 

 

6. Pesquisa de vídeo e imagem

 

Mais e mais pessoas estão pesquisando os resultados de pesquisa de vídeo e imagem do Google. De acordo com estatísticas recentes de consumo de conteúdo, o vídeo é a fonte número 1 de informação para 66% das pessoas e há mais de 2 bilhões de pessoas no YouTube. 

 

A otimização para pesquisa visual também continuará sendo uma grande oportunidade. Portanto, é importante que tenha foco para otimizar suas imagens.

 

 

Conclusão

 

Ter um site bonito não significa nada se você não estiver planejando uma estratégia de SEO. 

 

Portanto, é muito importante fazer a criação de sites com otimização em mente, pois sua página na internet é o palco central de todos os seus esforços de marketing digital. 

 

Além disso, conheça seus clientes e entenda a jornada do comprador antes de criar seu site e a estratégia geral de marketing digital. 

 

Com isso, você poderá escrever conteúdo de qualidade que seja relevante para as necessidades de seu cliente e otimizá-lo de forma que crie relevância e conecte-se ao seu público-alvo.

 

Cada vez mais o SEO se adapta às necessidades dos usuários da internet. Com isso, é fundamental que você acompanhe as atualizações e aplique-as ao seu site para que consiga ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que você possa implementar as tendências de SEO no seu site, caso ainda não tenha feito isso.

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