Marketing Digital e seus principais indicadores

Marketing Digital em 16 de outubro de 2018

Marketing Digital e seus principais indicadores

Ter controle sobre as campanhas de marketing digital depende de acompanhar os resultados, analisando os indicadores de desempenho. Por ser uma área abrangente, não é de se estranhar que o marketing digital forneça tantos números.

 

Para facilitar o trabalho, é possível filtrar os resultados mais interessantes, analisando apenas os indicadores alinhados com a estratégia escolhida. Mas para que isso seja possível, é preciso conhecer os indicadores.

 

Esses indicadores são chamados de KPI, sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho.

 

Conheça os indicadores de marketing digital

 

Os principais indicadores  que devem ser utilizados para campanhas de marketing digital eficientes são:

 

  • Número de visitantes únicos no site;
  • Tempo gasto no site;
  • Taxa de rejeição;
  • Fontes de tráfego;
  • CTR.

 

1. Número de visitantes únicos do site

 

Um dos indicadores mais utilizados por profissionais da área, esse KPI mostra o número de visitantes novos de seu site. Ele permite, ainda, dizer quantos usuários tem acessado seu site todos os dias.

 

Assim, é possível determinar se suas ações para conquistar visitantes estão evoluindo ou não, permitindo alinhar estratégias para melhores resultados. O Google Analytics é uma das principais ferramentas para acompanhar esse indicador. Ele permite observar em tempo real o volume de pessoas acessando a página ao redor do mundo.

 

2. Tempo gasto no site

 

O tempo que cada usuário passa na sua página é uma métrica relevante para ações de marketing digital, principalmente as pautadas em conteúdo.

Marketing Digital e seus principais indicadores

Pouco tempo na página significa que as informações não foram lidas até o final, exigindo uma readequação na forma como ela é apresentada. É possível, então, determinar se sua página está atraindo ou não o interesse do público.

 

Melhorar os resultados, aqui, pode ser feito por meio de diversas estratégias:

 

  • Adotar nova estratégia de produção de conteúdo
  • Melhorar a responsividade do site
  • Tornar a página mais atraente visualmente
  • Melhorar a velocidade de carregamento

 

Como o anterior, esse KPI pode ser analisado com o Google Analytics.

 

3. Taxa de rejeição

 

A taxa de rejeição é chamada também de bounce rate. Ela mostra a porcentagem de visitantes que deixam de explorar seu site. São pessoas que ficam apenas na primeira página aberta. Isso significa que nenhum link dentro da página foi atrativo para que ele navegasse além da página pela qual ele chegou.

 

O mais importante para o marketing digital é utilizar o Analytics para ver as páginas com maior taxa de rejeição e ter como foco sua otimização. Assim, como no tempo gasto, isso pode ser feito melhorando o visual, a velocidade de carregamento e a responsividade.

 

4. Fontes de tráfego

 

É importante saber por qual canal os visitantes estão chegando em seu site. Por meio deste indicador, é mais fácil identificar onde devem ser feitos investimentos e quais fontes oferecem melhores resultados.

 

Algumas das fontes de tráfego mais importantes existentes são:

 

Tráfego direto: pessoas que já conhecem a URL do seu site e digitam ele diretamente.

 

Tráfego de referência: chegam por meio de backlinks presentes em outros sites.

 

Tráfego orgânico: visitantes que encontram o site por meio de pesquisa de palavras-chaves em buscadores.

 

Tráfego da campanha: visitantes que chegam no site por meio de uma campanha paga, links patrocinados ou links com parâmetro de UTM (geralmente usado em redes sociais).

 

5. CTR

 

O CTR, sigla em inglês para Click-Through Rate, ou taxa de cliques permite medir o sucesso das palavras-chaves, banners e demais elementos clicáveis nas páginas. Assim, é possível saber quantos cliques cada uma dessas fontes recebeu em relação ao número de impressões entregues.

 

Um volume alto de taxa de cliques significa mais relevância e envolvimento entre visitantes e os recursos clicáveis utilizados.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade