Infoprodutos: entenda o que são e como eles podem ajudar na divulgação da sua empresa

Marketing Digital em 28 de abril de 2021

Infoprodutos: entenda o que são e como eles podem ajudar na divulgação da sua empresa

O marketing revolucionou não só a forma de produzir, mas também de consumir, e os infoprodutos vieram para provar isso.

 

As redes sociais trouxeram uma nova era para quem tinha o sonho de abrir um negócio e fazer da sua marca uma referência no mercado.

 

A forma de consumo mudou drasticamente, principalmente após a pandemia do novo coronavírus e também, após a comodidade e praticidade que os infoprodutos fornecem.

 

Os infoprodutos se tornaram uma febre no meio digital e o número de pessoas que o produzem e o consomem cresceu consideravelmente, e por isso, se tornaram um dos maiores ativos dentro do meio digital.

 

Por isso, preparamos um artigo explicando tudo sobre infoprodutos, desde o seu conceito até as formas mais práticas e críticas para criá-los. 

 

O que são infoprodutos?

 

Infoprodutos nada mais são do que produtos e materiais totalmente digitais vendidos e compartilhados através da internet e das redes sociais.

 

Da mesma forma que informações como o valor do aluguel de sala por hora se tornaram mais fáceis de encontrar com a internet, a forma de consumir conhecimento e informação também mudou.

 

E os infoprodutos aparecem justamente com essa proposta, tornar o ensino e o consumo mais prático e confortável para os usuários, permitindo que eles façam isso de suas casas.

 

Quais os tipos de infoprodutos que existem?

 

Existem milhares de infoprodutos no mercado digital e não será uma surpresa se aparecerem cada vez mais deles. 

 

No entanto, separamos os mais comuns para te ajudar a entender na prática o que são infoprodutos. 

 

  1. Ebooks

Ebooks são livros digitais, ou seja, livros que a pessoa consegue ler por intermédio de seu celular, tablet ou qualquer outro aparelho que permita essa leitura.

 

Os ebooks se tornaram uma febre no meio digital, já que custam bem menos do que um livro físico, diminui a produção de papel no planeta, não ocupa espaço na casa de ninguém e é bem mais prático do que um livro tradicional.

 

Além das milhares de vendas de ebook no Brasil e no mundo nos últimos anos, os ebooks também se tornaram uma forma de divulgação do seu negócio e atração de novos clientes.

 

Um empreendedor que trabalha como corretor de imóveis pode produzir um ebook sobre consórcio de casas e perecer de forma gratuita a seus seguidores ou clientes.

 

Os ebooks ajudam a mostrar autoridade e relevância da sua marca, sem contar que são mais fáceis de produzir do que qualquer outro tipo de livro.

 

Com um computador e boas ideias, você consegue criar um livro digital que fará a diferença no mercado. 

 

  1. Cursos onlines 

As empresas e escolas tradicionais estão atraindo cada vez menos alunos dentro do ensino presencial, grande parte disso se dá com a chegada dos infoprodutos no mercado.

 

Os cursos onlines se tornaram virais e o número de pessoas que começaram a adquiri-los cresceu surpreendentemente.

 

Após a pandemia do novo coronavírus, as pessoas que queriam aprender algo novo ou aperfeiçoar habilidades, viram que os cursos onlines seriam suas únicas opções.

 

E não só os consumidores, mas também os grandes e pequenos empresários, que viram no cenário da pandemia uma oportunidade de adaptar o seu negócio para o meio digital e continuar ganhando dinheiro.

 

Cursos sobre assessoria tributária ou até mesmo cursos de inglês são alguns dos exemplos de infoprodutos dentro do quesito cursos onlines que podem ajudar a sua empresa a conquistar ainda mais clientes por meio da internet. 

 

  1. Podcasts 

Podcasts são materiais em formato de áudios que servem tanto para educar quanto para entreter um determinado público, não é atoa que muitos dizem que o podcast é o novo rádio.

 

Diversas plataformas como Google Podcast, Spotify, Deezer e outras contêm diversos tipos de podcasts sobre variados temas e assuntos.

 

Os podcasts se tornaram uma febre no exterior e estão chegando com tudo no Brasil por se tratar de pequenos episódios em áudios que as pessoas podem ouvir em qualquer lugar, a qualquer hora e sem o perigo do sinal cair e eles perderem o que foi dito.

 

Eles são fáceis de consumir e produzir, afinal de contas, você não precisa colocar a sua cara na frente de uma câmera para gravar um podcast. 

 

Essa é uma ótima dica para quem está começando a produzir conteúdo e ainda se sente tímido perante as câmeras.

 

Nos podcast você pode falar sobre qualquer coisa que ache relevante e de interesse do seu público, seja indicações de empresas de dedetização ou filmes para maratonar em um fim de semana com a família.

 

O objetivo do podcast é ser um infoproduto de fácil produção e consumo, trazendo informação e conteúdo de qualidade para as pessoas que o ouvirem.

 

  1. Whitepapers 

Os whitepapers são uma opção mais fácil e prática do que o ebook e também muito usado dentro de estratégias do marketing digital.

 

A diferença entre eles e um ebook é que os whitepapers não necessitam de toda a produção gráfica e design que um ebook precisa para incorporar seu resultado final.

 

Os whitepapers são artigos longos e bem informativos, com muito material de valor e qualidade que podem ajudar o seu público a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida.

 

Normalmente, eles são disponibilizados para download gratuito e falam sobre diversos assuntos, desde informações sobre um AVCB bombeiros até dicas para produzir um conteúdo de qualidade nas redes sociais.

 

Os whitepapers são fáceis de produzir e consumir, trazendo benefícios para o empreendedor e para o clientes, que terão novas formas de aprender e divulgar serviços. 

 

  1. Vídeoaulas 

Essa também é uma dica para substituir todo o trabalho e produção de um curso online, as videoaulas nada mais são do que vídeos que você pode publicar em redes sociais e plataformas de divulgação, como:

 

  • Instagram;

  • Facebook;

  • YouTube;

  • Linkedin.

 

Preparar apenas um vídeo explicando sobre um assunto específico pode ser mais fácil e prático para você do que produzir um curso inteiro, que requer muita dedicação, tempo e ferramentas.

 

Nessas videoaulas você pode falar sobre como funciona um escritório de projetos de engenharia ou como é o trabalho de um engenheiro civil dentro do projeto de construção de um edifício.

 

Temas específicos e voltados para a sua área são válidos para mostrar que você possui autoridade no que diz e pode ajudar as pessoas que resolveram contratar os seus serviços ou adquirirem seu produto. 

 

  1. Screencasts

Screencasts também são uma forma de gravação de videoaulas que podem ajudar e muito aqueles que ainda tem vergonha de colocar a cara a frente da câmera o tempo todo.

 

As screencasts são formatos de gravações onde a tela do seu computador se torna personagem principal na gravação, ensinando determinada lição para o seu público.

 

Por exemplo, você já deve ter visto aqueles vídeos onde uma pessoa explica sobre softwares de computador ou sobre o processo de uma contabilidade agrícola

 

Nesses vídeos, o rosto da pessoa mal aparece, pois o que toma conta do espaço é a tela do computador em que a pessoa está realizando determinada ação para te ensinar o passo a passo.

 

Além de ser um formato prático e simples, é muito mais fácil de produzir, pois não exige altas edições e nem grandes efeitos. O foco do público será na sua tela e no que você tem a ensinar, que é o mais importante. 

 

  1. Infográficos 

Os infográficos são formas de divulgação por meio de imagens e fotos divertidas e coloridas, que chamam a atenção de qualquer pessoa e torna o conteúdo mais leve e personalizado.

 

Os infográficos são focados em temas mais objetivos e com dados importantes, por isso, saiba quais os assuntos dentro da sua área que podem se enquadrar b

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