Funil de vendas: como fazer da maneira correta?

Marketing Digital em 27 de outubro de 2020

Funil de vendas: como fazer da maneira correta?

Aplicar corretamente o funil de vendas é fundamental para a prática do Inbound Marketing.

 

Quando há falhas no planejamento e controle do funil, pode-se afirmar que a empresa está desperdiçando o seu potencial e deixando escapar várias oportunidades de venda.

 

Mas como fazer um funil de vendas de plano de saúde para empresas corretamente? Continue lendo esse artigo para saber mais sobre isso.

 

 

As 4 principais etapas para a criação de um bom funil de vendas

 

O funil de vendas é uma ferramenta poderosa para a otimização das vendas, mas para que se possa colher os benefícios dela, é necessário que a elaboração seja feita corretamente. Veja os quatro principais passos a seguir.

 

 

1. Comece pelo topo

 

O topo do funil de vendas mostra qual costuma ser a primeira experiência do cliente em relação à sua empresa independentemente da maneira pela qual os clientes chegam até a sua empresa.

 

Dessa forma, não importa se a compra é feita pelo telefone, internet ou até mesmo pessoalmente, os clientes devem ter uma ótima primeira impressão do seu negócio para que voltem.

 

Então, antes de mais nada é necessário definir por qual motivo e quando um cliente entrará no seu funil de vendas.

 

Geralmente em ambiente virtual o início do funil é o cadastramento das pessoas no looping, para recebimento de e-mail, promoções e outros tipos de conteúdo e iscas.

 

Portanto é essencial trabalhar de modo que as pessoas se cadastrem. Você pode fazer isso oferecendo algo em troca disso, como um desconto na primeira compra, por exemplo.

 

No entanto essa estratégia se torna mais difícil quando o primeiro contato não é realizado via web. Nesse caso é preciso enviar e-mail, ligar e usar de estratégias de persuasão para vencer a negação dos clientes com relação a isso.

 

Uma boa forma de elaborar boas estratégias é conhecendo a concorrência e analisando a forma pela qual essas empresas costumam agir para atrair as pessoas.

 

 

2. Tenha pontos de atuação bem definidos

 

Para que você tenha sucesso no funil de vendas deve utilizar as ferramentas em áreas estratégicas do funil de vendas

 

O topo concentra um maior número de pessoas e, é preciso trabalhar visando estimular esses indivíduos a avançarem.

 

Em contrapartida, no fundo do funil de vendas é essencial despender esforços para convencer o seu cliente a fechar negócio.

 

Veja o que acontece no topo:

  • Inspirar o seu cliente;
  • Venda um problema e dê a solução;
  • A conscientização do cliente pode ser bastante demorada;
  • O cliente só avança quando ele compreende a importância do seu produto.

 

Em contrapartida, as características do fundo do funil são:

  • Sua empresa deve se mostrar confiável e se destacar frente aos concorrentes;
  • Convencer o cliente de que precisa do seu produto;
  • Iniciar o marketing pelo fundo pode ser bem complicado, mas se você acertar essa é uma forma eficiente de vender;

 

Diante disso o ideal é que durante o planejamento os gestores escolham um dos tipos de funil de venda para investir de maneira mais agressiva.

 

Mas é preciso ter em mente que para o sucesso da estratégia é necessário sempre buscar acertar o funil procurando sempre minimizar os riscos.

 

 

3. Mova os clientes na hora certa

 

Para que o funil de vendas realmente funcione adequadamente é necessário mover os clientes na hora certa para que não seja preciso voltar atrás com o processo.

 

Isso porque nesse caso o cliente pode acabar sendo bombardeado por uma enorme quantidade de informações que acabam prejudicando enormemente a venda.

 

Isso porque o cliente acaba ficando confuso, oscila e então demora mais para tomar a decisão de compra ou até mesmo desiste da compra.

 

Nesse caso contrate uma equipe de vendas eficiente, que seja capaz de perceber quais informações se deve fornecer ao cliente e, quando isso deve ser feito para que a venda seja concluída.

 

 

4. Sua empresa precisa de diferenciais

 

Para chegar ao sucesso é preciso que os vendedores atuem de maneira eficiente, usando todo o seu talento e as suas capacidades para convencer o cliente a fechar negócio.

 

Para isso o vendedor terá que lidar com as objeções e, saber como contorná-las da melhor maneira quanto for possível.

 

Lembre-se de que a prospecção deve ser o mais certeira possível, ou seja, não é possível ter muitos clientes no topo do funil que não avançam e não fecham negócio.

 

Cada etapa deve ser feita com cuidado para que não se perca o timing e, ao mesmo tempo para que o cliente não se sinta pressionado.

 

 

Conclusão

 

O funil de vendas é uma estratégia muito interessante que se relaciona diretamente ao marketing, em que os clientes vão avançando as etapas conforme vão sendo “convencidos” a fazer uma compra.

 

Mas para o bom funcionamento faça a avaliação de cada etapa com muito cuidado por uma equipe experiente que consiga conduzir essa ferramenta.

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