Escritório de Advocacia: como Divulgar no Google?

Marketing Digital em 26 de novembro de 2021

Escritório de Advocacia: como Divulgar no Google?

Se você quer saber como divulgar o seu escritório de advocacia no Google, esse é o artigo certo para você! Pesquisas recentes revelam que cerca de 80% das pessoas pesquisam sobre um serviço no Google antes de contratá-lo. Sendo assim, não há dúvidas de que grande parte dos seus clientes pode estar online!

 

Embora a maioria dos escritórios sifa apostando em meios offline de divulgação dos serviços, começar a investir no marketing digital desde já pode ser a melhor solução para você ficar à frente de seus concorrentes.

 

Porém, é preciso ter em mente que existem alguns requisitos que devem ser cumpridos pelo advogado que deseja divulgar os seus serviços na internet. Então, antes de começarmos a falar sobre o marketing em si, vamos entender o que diz o órgão de regulamentação sobre o tema.

 

 

O que a regulamentação da OAB diz sobre a publicidade de escritório de advocacia?

 

O Pavimento Nº 94/2000, editado em 17 de agosto de 2001, define que “a publicidade, a propaganda e o marketing para os advogados devem ser realizados com discrição, obedecendo ao código de ética da profissão”.

 

Em outras palavras, as mensagens divulgadas devem ser apenas informativas, com o objetivo de ajudar os clientes a entenderem qual o serviço a ser contratado. Além disso, você pode também fornecer orientações sobre como buscar ajuda e outras informações relevantes sobre a profissão.

 

Em hipótese alguma está permitida a divulgação de conteúdos de “auto engrandecimento” ou de dados de clientes. Da mesma forma, valores promocionais, não pagamento de honorários e outros conteúdos relacionados também são vetados pela portaria.

 

Em contrapartida, a partir de 2017, ficou vetado também o patrocínio em mecanismos de busca, como o Google, ou nas redes sociais. Por isso, não é permitido pagar por anúncios que posicionem o seu website em um local de destaque, sendo permitidas somente as técnicas de tráfego orgânico.

 

Como as sanções da OAB podem ser bem altas, utilizar técnicas de marketing digital é algo que deve ser feito da forma correta para evitar qualquer tipo de problema.

 

Com isso em mente, quais são as ferramentas nas quais você pode investir?

 

 

Veja as melhores ferramentas de marketing para escritório de advocacia:

 

 

Redes sociais

 

As redes sociais fazem parte de qualquer campanha de marketing digital devido ao grande número de usuários conectados. Além da maioria de cidadãos contarem com perfis nessas plataformas, intervalos no horário comercial e momentos de lazer também são gastos online. Ou seja, a sua audiência pode ser conquistada quase que exclusivamente por essas mídias!

 

Portanto, páginas no Facebook, Twitter e Instagram (que são consideradas as três principais redes sociais no Brasil) garante, um contato mais próximo com possíveis clientes. Ao mesmo tempo, elas trazem também a possibilidade de ter o seu conteúdo compartilhado e atingir ainda mais pessoas.

 

Nesse caso, lembre-se de prestar atenção no tipo de conteúdo que você vai divulgar. Ele deve ser exclusivamente informativo para evitar o risco de qualquer sanção proveniente da OAB. No caso de dúvidas, vale a pena consultar um profissional especializado.

 

 

Blog

 

Em contrapartida, manter um blog aumenta a credibilidade do seu consultório por ser o espaço perfeito para explicar termos que podem confundir os seus clientes.

 

Afinal, você precisa ter em mente que nem sempre a pessoa que contrata os seus serviços entende temos jurídicos. Portanto, quanto mais clara for a sua comunicação com ela, mais chances ela terá de trabalhar com você novamente ou recomendar os serviços para um colega.

 

Com a ajuda de um blog institucional, você pode popularizar jargões e explicar situações comuns do universo jurídico ao mesmo tempo em que fideliza leitores que podem se tornar os seus clientes. A natureza interativa do blog permite que dúvidas sejam tiradas online e você se aproxime cada vez mais desses usuários.

 

Além disso, essa é uma ótima estratégia para divulgar o seu escritório de advocacia no Google. Como não é permitido investir em anúncios, você pode usar o marketing de conteúdo ao seu favor!

 

 

Website voltado para SEO

 

O mesmo é válido para a manutenção de um site otimizado para os mecanismos de busca.

 

Infelizmente, não adianta muito contar com um blog ou um website amigável se as suas páginas não forem otimizadas. Logo, pensar em SEO (Search Engine Optimization) no marketing digital advogados significa utilizar um conjunto de técnicas desenvolvidas segundo os critérios de relevância do Google.

 

Quando um usuário digita “consultório de advocacia” no Google, o mecanismo de busca apresenta primeira as páginas com conteúdo otimizado. Isso porque elas são mais fáceis de serem lidas pelos robôs da ferramenta.

 

Considerando que os clientes raramente passam da primeira página ao realizarem uma busca, é de extrema importância que tanto o seu site como o blog sejam otimizados para aparecerem entre os primeiros resultados, aumentando a chance de captar clientes por meio da internet.

 

 

Agenda online

 

Serviços de advocacia geralmente exigem diversas reuniões entre o advogado e o cliente. Por isso, contar com uma agenda online pode beneficiar os dois lados. Além de melhorar a sua divulgação no Google e otimizar o tempo.

 

Além de ajudar você a organizar os próprios horários e gerenciar as reuniões com todos os seus contratantes, você também garante que o cliente sabe de todos os compromissos marcados com você.

 

O próprio Google oferece a ferramenta Google Agenda, na qual é possível gerenciar horários, pautas e atas com muito mais facilidade.

 

 

Envio de newsletter ou e-mail marketing

 

Caso os clientes desejem, eles podem inserir o próprio e-mail em uma lista para a qual você pode enviar mensagens de cunho informativo. Essas ferramentas, muito comuns no marketing para escritório de advocacia, são chamadas de e-mail marketing ou newsletter.

 

O e-mail marketing consiste em uma mensagem única, objetiva e concisa. Logo, pode ser utilizada para agradecer os clientes pela parceria, em ocasiões como Natal e o Ano-Novo ou para avisos importantes, como as férias de um profissional que cuida de muitos casos.

 

Em contrapartida, as newsletters são mais utilizadas quando a empresa possui um blog institucional. Elas são enviadas periodicamente e contém um resumo dos posts mais importantes da página, garantindo que os leitores não perderam nenhum conteúdo de alta relevância.

 

Em ambos os casos, é preciso tomar cuidado com a quantidade de e-mails recebidos pelos destinatários, pois uma caixa de entrada lotada quase sempre significa que o cliente marcará o seu endereço eletrônico como spam. Então, é preciso cuidar do seu mailing para manter esse canal de comunicação aberto.

 

 

Eu preciso contratar alguém para divulgar o escritório de advocacia no Google?

 

Como você pode ver, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para atrair mais clientes para o seu consultório. Porém, a regulamentação da OAB exige muitos cuidados ao tratar o marketing e a publicidade, e um profissional garantirá que todos esses requisitos sejam respeitados.

 

O especialista em marketing digital tem como objetivo principal entender todo o seu negócio, o fluxo de contratação dos seus serviços e qual o público ideal para o seu consultório. Portanto, todas as campanhas são sempre personalizadas e elaboradas de acordo com as necessidades particulares de cada cliente.

 

Com isso, ele elabora a campanha de acordo com os objetivos definidos por você e permite o acompanhamento contínuo de todas as etapas do processo. Logo, você ainda faz parte de todo o processo e segue de perto o andamento da campanha para conquistar resultados.

 

E, falando nisso, um profissional também define métricas para mensurar o sucesso da sua campanha. Assim, você tem a certeza de que está no caminho certo e pode solicitar alterações estratégicas a qualquer momento caso deseje incrementar os resultados obtidos.

 

Além de profissionalizar suas estratégias de marketing, uma agência especializada vai tomar todos os cuidados necessários para evitar sanções ao escritório. Portanto, essa é, sem dúvidas, a melhor forma de garantir os melhores resultados para você e seus clientes!

 

 

Conclusão: vale a pena investir em marketing para escritório de advocacia?

 

Felizmente, a resposta para essa pergunta é simples: sim, vale muito a pena investir no marketing digital se você é advogado e quer atrair mais clientes para o seu negócio!

 

Conforme mencionamos lá no começo desse artigo, a maioria das pessoas pesquisa sobre um serviço no Google antes de contratar um profissional. Isso é especialmente mais comum no setor jurídico. Afinal, trata-se de um segmento no qual poucas pessoas têm conhecimentos específicos. Então, o Google se torna uma alternativa para encontrar os melhores advogados para defender o seu caso.

 

Sendo assim, começar a ganhar autoridade na internet pode fazer toda a diferença no seu negócio. Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a construir a sua estratégia para divulgar o escritório no Google. Boa sorte!

 

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

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