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Loja virtual: 10 dicas de marketing digital para seu e-commerce

Loja Virtual / E-commerce em 01/10/2018

Loja virtual: 10 dicas de  marketing digital para seu e-commerce

Lojas virtuais, ou e-commerces, tem ganhado cada vez mais força entre os hábitos de compras dos consumidores. A facilidade de realizar a compra e receber o produto sem ter que sair de casa e sem arriscar não encontrar exatamente o que deseja, leva muitas pessoas para a internet.

 

Essa economia de tempo e praticidade coloca a web como uma das principais ferramenta de influência da jornada de compra do consumidor. Assim, mais do que disponibilizar um produto, é necessário oferecer informações e conteúdos que auxiliem e influenciem o consumidor no momento da decisão de compra.

 

Por isso, é essencial estabelecer estratégias de marketing digital eficientes, promovendo diferenciais para sua loja virtual no relacionamento com o consumidor e na competição com os concorrentes.

 

Veja as 10 dicas de marketing digital para seu e-commerce ganhar impulso nas vendas:

 

1 - Marketing digital nasce junto com a loja virtual

 

Criar um e-commerce exige muita pesquisa e análise e o mesmo acontece com o marketing digital.

 

Ele deve ser estruturado em conjunto com o e-commerce, aproveitando das bases oferecidas pelo planejamento. Deve atuar desde as campanhas de pré-lançamento, criando laços entre loja virtual e consumidores potenciais desde o primeiro momento.

 

2 – Planos de negócios são essenciais

 

Um bom planejamento começa com um plano de negócios bem estruturado. Assim, como acontece para a empresa em si, o marketing digital pode tirar muito proveito o plano de negócios.

 

É a partir dele que serão determinados os objetivos e metas para o estudo de persona, o calendários de divulgação de produtos e promoções e todas as ações estratégicas necessárias para o posicionamento da marca na web.

 

3 – Valorize o seu produto

 

A experiência de compras na internet não é a mesma que a presencial. O cliente não tem a possibilidade de cheirar, tocar ver o produto da mesma maneira que ocorre no ambiente físico.

 

Por esse motivo, o marketing digital do seu e-commerce deve buscar estratégias que valorizem o produto e sejam capazes de atrair o cliente para a loja virtual. Usando fotos de qualidade, descrições bem escritas e vídeos, entre outros elementos, é possível despertar o desejo e interesse do consumidor.

 

Quanto mais informações e mais canais de acesso para que dúvidas sejam eliminadas você oferecer, maior a chance de conversão de vendas.

 

4 – Marketing de Conteúdo

 

Marketing de conteúdo é um grande aliado das lojas virtuais. Por meio dele as ações de marketing digital podem se focar na otimização da experiência de compra do consumidor e na construção de relacionamentos.

 

Existe uma grande diversidade de ferramentas, desde o uso de estratégias de SEO para links e textos e e-mails marketing, até conteúdos de apoio como blogs, e-books e landing pages com formulários.

 

Todas essas práticas são essenciais para conquistar melhores resultados em buscadores, como o Google, e atrair a atenção de pessoas interessadas no que você vende, os leads.

 

Loja virtual e-commerce

5 – E-mail marketing

 

Uma das ferramentas mais poderosas e de maior abrangência no relacionamento com sua base de leads e clientes, o e-mail marketing é indispensável para o marketing digital do seu e-commerce.

 

No entanto, apesar de ser eficiente no momento de informar o consumidor e manter viva nele a lembrança de sua empresa, é preciso tomar cuidado para não exagerar no número de e-mails enviados e se tornar invasivo.

 

6 – Mostre que o seu site é de confiança

 

As pessoas ainda estão receosas em colocar dados pessoais e bancários em sistemas online. Por isso, busque parcerias com centros de cobrança confiáveis e que ofereçam serviços de maneira segura. 

 

Além disso, é importante que a segurança transmitida faça parte do conteúdo da página, que deve ter um layout amigável e informações claras e detalhadas, principalmente em relação ao processo de compra.

 

7 – Não se esqueça das mídias sociais

 

Mídias sociais são as plataformas mais visitadas e mais abertas para o relacionamento com clientes, devendo estar presentes nas ações e estratégias da sua loja virtual.

 

Utiliza postagens que incentivem a interação e os anúncios patrocinados, sempre oferecendo aos leads e clientes informações relevantes, conteúdos de qualidade e esclarecimentos para as dúvidas.

 

8 – Não se esqueça do mobile

 

Smartphones e Iphones estão presentes na vida de todos e tem se tornado uma das principais formas de acesso à internet. Então, tenha certeza de que o site da sua loja virtual é responsivo e com layout amigável para esses dispositivos.

 

Outra boa estratégia é a criação de um aplicativo mobile, facilitando o acesso à loja virtual e o processo de compra no mobile.

 

9 – Ofereça benefícios

 

Benefícios são a melhor maneira de motivar a primeira compra, adquirindo um novo cliente. Duas possibilidades muito usadas são o cupom de desconto e o frete grátis, mas, muitas vezes, é possível até mesmo oferecer um brinde.

 

É importante lembrar, no entanto, que o cliente que faz a primeira compra por causa de um benefício, nem sempre fará uma segunda. Assim, lembre-se de trabalhar o relacionamento com ele, seja lembrado.

 

10 - Cuidado com as métricas de vaidade

 

Analisar dados para verificar os resultados de campanhas, conversão de vendas e demais elementos da estratégia de marketing digital é essencial. Mas lembre-se de observar as métricas de acordo com os objetivos e metas especificados.

 

Muitas métricas, apesar de mostrarem bons resultados, não representam um retorno de investimento.

 

De nada adianta você ter como objetivo aumentar as vendas e só ter como resultado de campanha o aumento dos visitantes e seguidores no Instagram.

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