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Aumentando a eficiência do pós-venda em seu e-commerce

Loja Virtual / E-commerce em 05/06/2019

Aumentando a eficiência do pós-venda em seu e-commerce

O e-commerce, também chamado de comércio eletrônico ou comércio virtual, é o nome dado às transações comerciais feitas por meio de equipamentos eletrônicos. Ou seja, é a compra pelo celular, notebook, tablets ou qualquer outro dispositivo conectado à internet por meio de uma loja virtual.

 

Atualmente essa prática está muito mais difundida, já que maioria da população prefere fazer as compras em casa. Além de mais rápido, o cliente pode pesquisar e verificar diversos produtos pelo computador e escolher o que melhor atende suas necessidades.

 

Com o aumento de clientes virtuais, cresce também a competitividade e, por isso, é essencial garantir uma loja virtual funcional e atrativa. No entanto, mais do que se empenhar para garantir as vendas online, é essencial investir no pós-venda.

 

Importância do pós-venda em e-commerce

 

Muitos comerciantes não colocam e não investem a devida atenção ao pós-venda, principalmente quando a compra é feita pela internet, e isso é um enorme erro.

 

Um dos principais mandamentos das empresas é a fidelização do cliente. Para que isso ocorra, além da empresa vender produtos de boa qualidade, com preços acessíveis ao seu público-alvo e com vendedores especializados, ela também precisa oferecer um suporte eficaz para o cliente depois que o produto é vendido.

 

Isso, além de fidelizar o usuário para próximas compras, também pode fazer com que ele indique o produto e a empresa, fazendo os negócios fluírem e aumentarem.

 

Saiba como otimizar seu pós-venda

 

Existem diversas formas para o comerciante aumentar a eficiência do seu pós-venda no e-commence, e elas não são muito difíceis. Algumas dicas podem ajudar e resultarão em conclusões boas tanto para o comprador quanto para a empresa. Veja as principais:

 

Agradecer o consumidor

 

Um ótimo passo para uma fidelização é agradecer o cliente pela compra feita. Isso pode ser feito por meio do e-mail que o usuário provavelmente usou para fazer cadastro no site, senão também é válida uma mensagem por SMS. O importante é deixar claro o quanto a empresa aprecia o cliente e agradece por ter sido escolhida.

 

pós-venda e-commerce otimização

 

Enviar uma pesquisa de satisfação

 

A partir do agradecimento, a empresa também pode querer saber um pouco mais sobre o perfil dos usuários. Além de saber se as vendas estão indo bem, as pesquisas de satisfação ajudam a melhorar o atendimento, os produtos, as vendas, os métodos de pagamentos e ainda saber algum ponto de insatisfação. Para mais, o cliente sentirá que sua compra e sua opinião são importantes, o que é ótimo para a empresa.

 

Disponibilizar benefícios

 

Outra tática muito eficiente para o pós-venda no e-commerce é disponibilizar benefícios para os clientes e isso pode ser feito por meio de promoções. Por exemplo, o cliente compra uma mesa e a empresa pode dar descontos em um armário ou em poltronas.

 

Ligar sempre o produto vendido com algum que possivelmente o cliente também precisaria é uma ótima estratégia e deixará o usuário pensativo e, em maioria dos casos, ele vai aproveitar os descontos e as promoções. O que os usuários mais procuram quando vão fazer compras são a qualidade e o preço, então promoções são sempre bem-vindas.

 

Perguntar sobre o produto

 

Essa é uma dica importante: não espere o cliente entrar em contato, entre você em contato com o cliente. Claro que todos os comerciantes não querem lidar com problemas e comercializar produtos de qualidade é essencial por isso, para evitar possíveis defeitos, mas às vezes acontece. Fazer uma segunda pesquisa de satisfação algum tempo depois com o cliente o deixa entusiasmado e com uma ótima impressão da empresa.

 

Investir em bom atendimento

 

Todos os itens citados são feitos virtualmente, mas, claro, há sempre um atendente ou vencedor do outro lado da tela conversando e enviando tudo isso para o cliente. Investir em bons atendentes e vendedores é crucial para o crescimento de uma empresa. Atenção, educação e compreensão farão com que os usuários elogiem o serviço e voltem com mais frequência, pois sabem que conseguem resolver os problemas rapidamente.

 

Então, para aumentar a procura pela empresa e fazer isso bem feito pelo e-commerce é ideal que os comerciantes foquem em qualidade e atenção para com os clientes e procurem sempre melhorar o serviço conforme as mudanças e cobranças do mercado virtual.

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