Como usar o Twitter para alavancar seu negócio

Twitter em 01 de junho de 2018

Como usar o Twitter para alavancar seu negócio

O Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes sociais. Apenas em 2017, foram mais de 19 milhões de usuários. Além disso, estamos em 2º lugar no ranking de tempo gasto nas redes sociais que é, em média, 3h43m por dia. Esses dados mostram que empresas que não estão na internet e não interagem com seu público, hoje em dia, podem estar até mesmo fadadas ao fracasso.

 

Por isso, é importante entender as particularidades de cada rede social para utilizar esses canais de forma estratégica, e uma delas é o Twitter. 

 

Criar uma conta no Twitter é uma ótima ideia para quem deseja ter mais visibilidade para sua marca. Inúmeras celebridades e políticos já utilizam essa ferramenta para interagir com o público e ganhar notoriedade na mídia.

 

 

Sobre o Twitter

 

 

Lançado em 2006, o Twitter é um servidor para microblogging que permite enviar mensagens e receber atualizações pessoais de outros contatos. As mensagens instantâneas são chamadas tweets e têm 280 caracteres (o limite, que antes era de 140 caracteres, foi aumentado em 2017). É possível também divulgar vídeos, fotos e links para páginas externas de forma ilimitada. 

 

Apesar de ser uma ferramenta simples, o Twitter causou uma grande revolução em seu lançamento, pois abriu as portas para que qualquer pessoa se tornasse um produtor de conteúdo. Ao seguir outros usuários e empresas, você também pode ver tudo o que aquele perfil publicou em sua linha do tempo. Percebe-se que o Twitter é, então, uma rede social com fluxo contínuo de informações.

 

Apesar disso, não é necessário ficar conectado 24 horas por dia para acompanhar tudo que seus amigos e contatos dizem. Existe uma ferramenta de pesquisa embutida nessa rede social que facilita a busca por posts antigos. 

 

 

Por que o Twitter é tão importante para a minha empresa?

 

 

O principal resposta a essa pergunta é que se trata de uma rede usada por muita gente. Muitos usuários, apesar de não twittarem, acompanham postagens de perfis famosos e amplamente seguidos. Há pesquisas que apontam que 70% dos usuários do twitter acessam e seguem perfis de empresas a fim de se interarem sobre novidades e promoções.

 

 

 

 

Cuidados ao publicar no Twitter

 

 

A conta de sua empresa deve ser utilizada apenas para divulgar links, fotos e vídeos que possam gerar valor para seus seguidores. Por mais que você tenha uma opinião formada sobre temas sensíveis, como política, por exemplo, não divulgue em sua conta se esse conteúdo não for interessante para quem te acompanha. 

 

A falta de uma vírgula ou a pontuação errada pode iniciar uma grande discussão e atrapalhar a imagem de seu negócio no mundo digital também. Além disso, tome muito cuidado para não publicar demais, em um curto intervalo de tempo. A maioria dos usuários não gosta de ser bombardeada por publicações de uma mesma empresa, principalmente com a mesma abordagem. Lembre-se sempre: quantidade não significa qualidade.

 

E por último, mas não menos importante: evite falar de sua marca o tempo todo. Divida seu conteúdo em 80/20, sendo 80% de conteúdo e postagens relevantes para sua persona, e apenas 20% para conteúdo sobre sua empresa, cases de sucesso e lançamentos de produto. Essa dica pode parecer contra intuitiva, mas quanto mais você se dedicar a criar autoridade no assunto e educar seus seguidores, menos precisará falar sobre seu produto ou serviço, pois as pessoas virão até você.

 

 

Ferramentas que ajudam a otimizar sua experiência no Twitter

 

 

  • TwitterFox: Este plug-in para o navegador Firefox permite visualizar tweets dentro do seu navegador de internet (em um menu pop-up). Isto é muito útil e elimina a necessidade de você ter que visitar constantemente o site de forma convencional.

 

  • TweetLater: Este poderoso serviço permite agendar os tweets (muito parecido com a função de agendamento de envio de e-mails). Outra característica muito poderosa dessa aplicação é a capacidade de receber e-mail direcionados a partir das hashtags mais bombadas do Twitter. Isso permite que você, para participar de uma conversa, rastreie tópicos e trends de seu interesse.

 

  • Ping.fm: Se você tiver contas com muitos serviços, como LinkedIn e Facebook, este site permite que você publique atualizações em todos os seus perfis de mídia social ao mesmo tempo.

 

 

8 dicas rápidas para usar o Twitter

 

 

 

 

  1. Retweet, comente e favorite o conteúdo das marcas ou pessoas que você segue: é importante criar proximidade com o público e mostrar interesse por suas ideias e novidades, isso causa empatia e relacionamento.
     
  2. Insira seu avatar, foto ou marca da sua empresa: a explicação é da própria Social Tag – ninguém gosta de ver um avatar em forma de ovo.
     
  3. Compartilhe ótimo conteúdo e responda todas as mensagens: ou seja, não deixe o perfil de sua empresa às moscas! Determine conteúdo interessante para o seu público e interaja com ele.
     
  4. Olhe para seu perfil e para o conteúdo que compartilha e pense: “eu seguiria esse perfil?”: básico dos básicos, mas sempre pertinente, esta dica de ouro vale para todas as redes sociais!
     
  5. Quando alguém compartilha algum conteúdo seu, do seu blog ou algo sobre sua marca, agradeça e corresponda: as pessoas, de um modo geral, gostam de se sentir próximas das marcas que seguem, e quando compartilham seu conteúdo mostram fidelidade e isso deve ser valorizado e correspondido.
     
  6. Publique sem erros de português: Revise! Coisa mais feia é receber críticas por um português ruim, não é? Além de revisar várias vezes antes de publicar, vale pedir para outra pessoa dar uma lida e ver se passou alguma coisa.
     
  7. Hashtags – verifique se são populares ou se pelo menos existem: pois é, inventar hashtags não ajuda em nada na distribuição e visualização do seu conteúdo. Para entender melhor o conceito e a usabilidade dessa importante ferramenta, dê uma lida neste artigo.
     
  8. Envolva-se em conversas que estão rolando sobre seu mercado de atuação: bacaníssimo ficar por dentro do que clientes e concorrentes estão falando sobre o mercado. Manter-se atualizado quanto às discussões pertinentes e opinar sobre elas, ajuda a atrair e engajar seguidores.

 

 

Como atrair seguidores para o perfil da minha empresa?

 

 

Uma estratégia válida para divulgar a sua marca no universo do twitter é criar posts com links de promoções exclusivas para seguidores e informações sobre seus produtos e serviços. Tudo isso, é claro, visando ao aumento de cliques nos seus tweets através da divulgação de benefícios exclusivos e informações realmente úteis às pessoas.

 

 

Tire o melhor proveito do feedback dos seus clientes e seguidores

 

 

As pessoas no Twitter seguem perfis de empresas em busca de algo mais do que apenas promoções, elas têm quase sempre muito a dizer. Por isso, foque em responder às dúvidas do seu público e estabeleça, efetivamente, uma comunicação sólida com os seus seguidores. Saiba que invariavelmente as redes sociais têm uma tendência de se tornarem verdadeiras ferramentas de SAC online, portanto, conviva bem com isso.

 

Até mesmo o que pode parecer uma crise entre você e um cliente insatisfeito, inflamado em suas opiniões negativas sobre algum produto, poderá representar uma ótima oportunidade para você mostrar toda a transparência e a abertura para o diálogo da sua empresa. Utilize esse canal aberto de contato com o cliente como uma ferramenta para melhorar seu produto, sempre.

 

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