Como criar uma lista de e-mails?

Marketing Digital em 22 de março de 2018

Como criar uma lista de e-mails?

A melhor maneira de conquistar uma lista de emails, é fazer um planejamento antecipado não se perder durante o processo e coletar os e-mails de possíveis clientes em potencial.

 

Então, aqui vai algumas dicas para você montar seu planejamento de campanha de e-mail marketing. Aprenda a criar uma lista de leads em 5 passos.

 

 

1 - Qual o objetivo de enviar um e-mail marketing?

 

 

Antes de entender como criar uma lista de emails, é preciso saber exatamente qual o objetivo da sua lista de contatos. Pergunte-se: “Para que eu quero gerar leads?”, pois, para cada etapa do funil de vendas, será necessário um tipo de lista email marketing segmentada. Quando souber qual o objetivo da lista, já terá um objetivo para traçar o caminho.

 

Então vem a segunda pergunta: “Quem é minha persona?” pois é impossível começar a se relacionar com uma pessoa que nem sequer imaginamos o que deseja. Lembre-se de que quanto mais o perfil do público for parecido com o da persona, maiores serão as chances de acontecerem as tão esperadas conversões.

 

Procure trabalhar para oferecer a melhor oferta possível. Quanto mais completa for a oferta, menores serão as objeções. E quanto menos objeções, melhores são as chances de realizar vendas.

 

 

2 - Configurar um e-mail marketing

 

 

É difícil passar dicas exatas sobre as configurações e ofertas, pois cada empreendedor sabe do que sua campanha necessita. Porém, vamos citar algumas que poderão servir para a grande maioria das campanhas.

 

  • Conteúdo: Hoje em dia as pessoas não realizam compras mais apenas com um incentivo “compre esse produto”. Com a velocidade com que as informações viajam, todo assunto é muito bem pesquisado antes de qualquer possível decisão. E essa é a grande jogada da lista e-mail marketing segmentada. O conteúdo vai aproximar público e empreendedor, educando-o quanto o produto ou serviço oferecido.

 

  • Promoção: É bem verdade que essa técnica é antiga, mas é inegável que ela traz bons resultados. Ofereça algo que atraia a atenção do lead, como um cupom de descontos, um sorteio para algum brinde ou até mesmo um conteúdo grátis. O mais importante é atrair a atenção do público, pois esse tipo de oferta costuma viralizar uma campanha. Mas é bom sempre prestar atenção, pois a ideia aqui é aprender como criar uma lista de leads qualificados e não atrair todo tipo de cliente que não trarão nenhum tipo de resultado.

 

  • Ofertas de contato: O caminho aqui é do lead para o empreendedor. Você pode oferecer algum tipo de conteúdo e, em troca, receber o email da pessoa. Essa é uma troca muito realizada no mercado, sobretudo porque a pessoa que realiza algum tipo de cadastro para obter informações sobre seu produto, certamente está interessada. Ou seja, leads super qualificados.

 

 

3 - O que é Landing Page?

 

 

Landing Page é a página de destino, isto é, para onde o lead será enviado quando clicar na sua promoção, e sua principal função é oferecer todas as informações relevantes sobre o produto ou serviço oferecido.  Observe mais alguns elementos, como:

 

  • Trabalhar o SEO: Essa é uma excelente maneira para criar uma lista email marketing segmentada. Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca para que o conteúdo esteja mais propenso a ser encontrado por quem faz buscas que envolvam suas palavras-chave. E por se tratar de ofertas, existe uma grande busca na internet. Estar nas primeiras posições será de grande ajuda.

 

  • Atração para a conversão: Como criar uma lista de emails sem oferecer algo realmente atrativo? Transmita o valor do seu produto ou serviço, foque no diferencial (este será o destaque) e não esqueça de mencionar os benefícios. E, é claro, um campo separado para a coleta de dados sobre o visitante, como o nome e email. Este será o início do relacionamento.

 

  • Página de agradecimento: Normalmente, após a realização do cadastro, o lead é enviado para uma página inicial. Um lugar onde nada vai acontecer. A dica aqui é aproveitar melhor essa finalização de contato, como por exemplo, enviá-lo para uma página de agradecimento, onde até mesmo poderá oferecer algo como brinde pelo interesse em seu produto ou serviço.

 

 

4 - Promover uma Landing Page

 

 

A função do marketing digital é fazer com que os empreendedores alcancem o maior número de pessoas possíveis, na expectativa de atrair mais e mais leads. É importante entender como criar uma lista de leads, mas também precisa aprender técnicas para atrair os novos leads. Afinal, qual empreendedor não quer impactar um grande e crescente público? Então busque as melhores maneiras de realizar esse passo, como por exemplo:

 

  • Redes Sociais: Somos milhões de brasileiros conectados nas redes sociais atualmente. E com essa informação, não precisa nem apontar mais motivos para estar por lá. Então, se um empreendedor quer fazer sucesso, é bom estar presente em algumas delas.

 

  • CTA: As pessoas não costumam realizar nenhum tipo de ação se ela não for solicitada de maneira gentil. Então não esqueça de colocar um CTA atrativo. Entre as opções mais utilizadas, estão:

 

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  • Mídia paga

 

A mídia paga, como o Facebook Ads, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de conseguir uma boa lista e-mail marketing segmentada. Na verdade, muitos empreendedores utilizam as mídias pagas para segmentar o máximo os leads. E embora exija um investimento, a mídia paga costuma trazer resultados a curto prazo.

 

 

5 - Analise frequetemente sua campanha

 

 

Todos os empreendedores concordam que o objetivo final é a venda do produto ou serviço, porém o processo entre o primeiro contato com o possível cliente até a realização da compra, vai depender da complexidade do serviço ou produto que precisa ser vendido.

 

Dessa maneira, na hora de mensurar os leads, é importante levar esse detalhe em consideração. Dependendo do serviço ou produto oferecido, pode ser que o lead ainda esteja sendo educado. As vendas propriamente ditas só serão realizadas a longo prazo. Por esse motivo, faça análises periodicamente. Com base nos resultados que vão sendo coletados, as novas diretrizes deverão ser tomadas, guiando a campanha para os melhores caminhos.

 

Agora que você aprendeu como criar uma lista de e-mails, não tem mais motivos para não começar a utilizar esse recurso agora mesmo.

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